IMPORTAÇÃO NF-e - CONFIGURAÇÕES - IPI Não Aproveitável NF-e Emissão de Terceiros
Ultima Atualização: 19/08/2020 Artigo de código : 3893        
A partir da versão 2.74.0000, e com otimizações na versão 2.75.0002, a opção IPI Não Aproveitável na importação dos arquivos XML emissão de terceiros sofreu algumas adaptações.
Regra Geral - Office Fiscal:
O sistema Office Fiscal, está parametrizado para realizar apuração do IPI para empresas caracterizadas como indústria, no caso de empresas que são comércio ou outras situações diferente de indústria, se houver valor de IPI informado no documento fiscal de entrada o sistema não fará tratativa desse imposto.
A regra pode ser determinada por configurações, porém, a informação gravada no campo tipo, no cadastro da empresa, define como ficará a informação do IPI no lançamento da nota fiscal após a importação.
O campo tipo é de uso exclusivo na apuração e configuração do sistema, a informação desse campo não será preenchida em nenhum arquivo magnético.
Empresas cadastradas no sistema como Indústria:
- Quando no cadastro da empresa, Menu Arquivos/ Empresas Usuárias/ Escrita Fiscal, o campo tipo estiver informado indústria.
- Na importação de arquivo XML de entrada, desejar configurar o imposto de IPI como isentos ou outros.
- A opção IPI Não Aproveitável estiver marcada.
O valor do IPI será importado para o campo Vlr IPI do lançamento da nota e dos produtos com sinal negativo.
Empresas cadastradas no sistema com tipo diferente de industria, exemplo: Comércio.
- Para não prejudicar no transporte dos saldos de IPI, está incluída uma configuração para empresa com tipo diferente de indústria e, através dela, o usuário decidirá se deseja importar com ou sem o sinal negativo.
- Neste caso, atenderá a empresa que durante todo o ano é indústria ou equiparada a indústria e casos que a partir de um período do ano começou a ser indústria ou equiparada a indústria.
- Quando no cadastro da empresa, Menu Arquivos/ Empresas Usuárias/ Escrita Fiscal, o campo tipo estiver informado comércio.
- Se tratando de IPI não aproveitável, por via de regra, o sistema não terá consideração por esses valores caso houver informação no campo Vlr IPI da nota fiscal, porém, o usuário do sistema poderá determininar para apuração da sua empresa se o valor deve ser importado com o sinal de negativo ou não. Veja a configuração.
- Menu Arquivos/ Cadastros/ Configuração Fornecedor x Produtos - NF-E Federal (Terceiros): Recomendado configurar antes da importação, porém, é necessário que já tenha importado ao menos uma vez um arquivo desse fornecedor com o produto. Ou, se preferir, acesse a tela no momento da importação, utilizando o Menu Interativo.
- Ao acessar Menu Diversos/ Importações/ Importação Nota Fiscal Eletrônica - Federal/ NF-e Emissão de Terceiros/ Opção Configuração Fornecedor x Produtos e botão Configurações.
Após o check IPI Não Aproveitável, foi incluido o botão (...) que somente será apresentado se no cadastro da empresa, no campo tipo, estiver selecionado uma opção diferente de indústria, caso contrário, não será demonstrado na tela.
Este botão somente ficará habilitado quando o check IPI Não Aproveitável estiver marcado, caso contrário, será apresentado como desabilitado.
Resumindo:
Se o campo Importar valor de IPI com sinal negativo estiver marcado, o sistema importará os valores de IPI de todos os documentos, em que houver, com sinal negativo.
Se o campo Importar valor de IPI com sinal negativo estiver desmarcado, o sistema importará os valores de IPI de todos os documentos, em que houver, sem sinal negativo.
Observação:
Tela de importação da NF-e Emissão de Terceiros/ Aba Produtos.
Caso a empresa seja uma indústria, a configuração abaixo define IPI não aproveitável e o sistema informa com o sinal negativo.
Caso a empresa seja diferente de indústria, o campo IPI não aproveitável não define se o valor entrará ou nao com sinal negativo.