REGISTRO 1300 - 2 - IND_NAT_RET - Campo de preenchimento obrigatório
Ultima Atualização: 04/05/2018 Artigo de código : 3927        
Apresenta mensagem de erro na validação do arquivo EFD Escrituração Fiscal Digital.
REGISTRO 1300 - 2 - IND_NAT_RET - Campo de preenchimento obrigatório.
Informações:
Esse registro é gerado por meio da tela de apuração dos Valores Retidos na Fonte, no menu Diversos > EFD - Contribuições > Valores Retidos na Fonte > campo Natureza da Retenção (PIS).
- Atenção: as imagens abaixo devem ser utilizadas apenas para referência nas telas do sistema, os dados nelas informados não devem ser adotados como regra geral.
Quando o usuário acessar essa tela, a informação do campo Natureza da Retenção é preenchida automaticamente de acordo com a mesma informação que já deveria, por via de regra, estar informada no campo Indicador de Natureza de Retenção na Fonte - EFD PIS/COFINS, na tela de Imposto Retido da NF. Observe:
Regras de validação do campo:
- Primeiramente, todos os campos relacionados aos impostos retidos PIS/COFINS, devem estar informados na nota fiscal, inclusive os campos Indicador de Natureza de Retenção na Fonte, Código do Recolhimento e Indicador de Condição da PJ Declarante.
- Posteriormente, acessar Menu Diversos > EFD Contribuições > Valores Retidos na Fonte e concluir as informações para serem geradas no Registro F600.
Correção do erro de validação EFD:
1º: Deve ser verificado o campo Indicador de Natureza de Retenção na Fonte das notas fiscais escrituradas com retenção de impostos e, consequentemente, o campo Natureza da Reteção da tela Valores Retidos na Fonte.
2º: Caso identifique que todos os campos das telas informadas acima estejam devidamente preenchidos, o usuário poderá acessar o Menu Diversos > EFD Contribuições > Valores Retidos na Fonte > clicar em Alterar e em seguida em Gravar, tanto na tela com referência à PIS, quanto COFINS.
- Observação: Quando a situação se identificar com a segunda verificação, conclui-se que o usuário informou e gravou dados em Valores Retidos na Fonte, do Menu Diversos e, posteriormente, corrigiu a informação na nota fiscal, desviando das regras de validação do campo.
Após as verificações, correções e/ou alterações, gere um novo arquivo da EFD Contribuições e valide-o.