Registro M400 - Receitas Isentas, não alcançadas pela incidência da contribuição, sujeitas à alíquota zero ou de vendas com suspensão: PIS/PASEP

Ultima Atualização: 09/09/2016    Artigo de código : 3954             

Este registro será gerado por pessoas jurídicas que possuam valores de receitas incentivadas, onde há isenção, suspenção, não tributação ou tributação à alíquota zero. Serão considerados valores de receitas cujos lançamentos de produtos, serviços ou outras receitas, tenham sido informados com CST igual a 04, 06, 07, 08 e 09:

 04 Operação Tributável Monofásica - Revenda a Alíquota Zero
 06 Operação Tributável a Alíquota Zero
 07 Operação Isenta da Contribuição
 08 Operação sem Incidência da Contribuição
 09 Operação com Suspensão da Contribuição

  • O sistema gera todos os campos deste registro, validando o regime de incidência da empresa: Cumulativo, Não Cumulativo e Misto.
  • Para esta geração, serão buscadas as informações do Menu Imposto > Módulo Imposto PIS/COFINS.
  • Todas as informações são geradas de acordo com o Guia Prático da EFD Contribuições.
  • As imagens contidas nesse informativo são ilustrativas para o cenário da geração do Registro M400.

Esta geração ocorrerá apenas para as notas de saída, serviços prestados, ISSQN, modelo 51 e 53 e demais documentos e operações geradoras de contribuição, seguindo as regras de acordo com o modelo do documento fiscal.

Campo 1 - REG

  • Abertura do registro, gerado de forma automática quando a empresa apurar os impostos pelo Módulo Imposto, ou seja, quando no cadastro da empresa, aba Escrita Fiscal, estiver selecionada a opçãoPIS/COFINS por produto.

Campo 2 - CST_PIS - Código de Situação Tributária – CST das demais receitas auferidas no período, sem incidência da contribuição, ou sem contribuição apurada a pagar, conforme a Tabela 4.3.3.

  • O sistema fará a geração de um registro M400 para cada CST apurada, exemplo: se houver escrituradas notas com CST 04 e notas com CST 08, serão gerados dois registros M400. 
  • O campo destinado à conta analítica contábil, quando informado, será gerado no Campo 4 - COD_CTA Código da conta analítica contábil debitada/creditada.

Campo 3 – VL_TOT_REC - Valor Total da Receita Bruta do Período

  • Neste campo, o sistema gera a soma das receitas destacadas com CST 04, 06, 07, 08 e 09, separando-as por código e conta analítica contábil. Desta forma, o sistema soma todos os lançamentos de notas de saídas, serviços prestados e demais receitas agrupando por CST e conta analítica contábil. 
  • Atenção, se trata de "Receita Não Tributada", em hipótese alguma será considerado valores informados no campo "Base de Cálculo". O valor reconhecido será da tela "Dados do Produto".
  • Para conferir estes valores, utilize o relatório do Módulo Imposto: “Receitas Isentas, Sem Incidência da Contribuição, Alíquota Zero ou Suspensão”:

 Campo 4 - COD_CTA Código da conta analítica contábil debitada/creditada.

  • Como previsto na imagem  do campo 2, quando a conta estiver informada no lançamento do registro filho do documento fiscal, o sistema considerará para o registro M400.
  • Observação: Para utilizar a conta analítica contábil no lançamento da nota fiscal, essa conta deverá estar previamente cadastrada no Registro 0500 Plano de contas - Escrituração Fiscal Digital.
  • Acesse Menu Arquivos > Cadastros > Plano de contas - Escrituração Fiscal Digital e verifique.

Exemplo da geração do Registro M400 no arquivo da EFD Contribuições: Seguindo as regras descritas acima, as informações serão geradas no arquivo da EFD Contribuições:

 Visualização no PVA:

Informações Importantes

 Para esta geração, serão desconsideradas notas com situação: Cancelado, Cancelado Extemporâneo, NF-e/CT-e Denegado e Inutilizado.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3954