Registro M400 - Receitas Isentas, não alcançadas pela incidência da contribuição, sujeitas à alíquota zero ou de vendas com suspensão: PIS/PASEP
Ultima Atualização: 09/09/2016 Artigo de código : 3954        
Este registro será gerado por pessoas jurídicas que possuam valores de receitas incentivadas, onde há isenção, suspenção, não tributação ou tributação à alíquota zero. Serão considerados valores de receitas cujos lançamentos de produtos, serviços ou outras receitas, tenham sido informados com CST igual a 04, 06, 07, 08 e 09:
04 Operação Tributável Monofásica - Revenda a Alíquota Zero
06 Operação Tributável a Alíquota Zero
07 Operação Isenta da Contribuição
08 Operação sem Incidência da Contribuição
09 Operação com Suspensão da Contribuição
- O sistema gera todos os campos deste registro, validando o regime de incidência da empresa: Cumulativo, Não Cumulativo e Misto.
- Para esta geração, serão buscadas as informações do Menu Imposto > Módulo Imposto PIS/COFINS.
- Todas as informações são geradas de acordo com o Guia Prático da EFD Contribuições.
- As imagens contidas nesse informativo são ilustrativas para o cenário da geração do Registro M400.
Esta geração ocorrerá apenas para as notas de saída, serviços prestados, ISSQN, modelo 51 e 53 e demais documentos e operações geradoras de contribuição, seguindo as regras de acordo com o modelo do documento fiscal.
Campo 1 - REG
- Abertura do registro, gerado de forma automática quando a empresa apurar os impostos pelo Módulo Imposto, ou seja, quando no cadastro da empresa, aba Escrita Fiscal, estiver selecionada a opçãoPIS/COFINS por produto.
Campo 2 - CST_PIS - Código de Situação Tributária – CST das demais receitas auferidas no período, sem incidência da contribuição, ou sem contribuição apurada a pagar, conforme a Tabela 4.3.3.
- O sistema fará a geração de um registro M400 para cada CST apurada, exemplo: se houver escrituradas notas com CST 04 e notas com CST 08, serão gerados dois registros M400.
- O campo destinado à conta analítica contábil, quando informado, será gerado no Campo 4 - COD_CTA Código da conta analítica contábil debitada/creditada.
Campo 3 – VL_TOT_REC - Valor Total da Receita Bruta do Período
- Neste campo, o sistema gera a soma das receitas destacadas com CST 04, 06, 07, 08 e 09, separando-as por código e conta analítica contábil. Desta forma, o sistema soma todos os lançamentos de notas de saídas, serviços prestados e demais receitas agrupando por CST e conta analítica contábil.
- Atenção, se trata de "Receita Não Tributada", em hipótese alguma será considerado valores informados no campo "Base de Cálculo". O valor reconhecido será da tela "Dados do Produto".
- Para conferir estes valores, utilize o relatório do Módulo Imposto: “Receitas Isentas, Sem Incidência da Contribuição, Alíquota Zero ou Suspensão”:
Campo 4 - COD_CTA Código da conta analítica contábil debitada/creditada.
- Como previsto na imagem do campo 2, quando a conta estiver informada no lançamento do registro filho do documento fiscal, o sistema considerará para o registro M400.
- Observação: Para utilizar a conta analítica contábil no lançamento da nota fiscal, essa conta deverá estar previamente cadastrada no Registro 0500 Plano de contas - Escrituração Fiscal Digital.
- Acesse Menu Arquivos > Cadastros > Plano de contas - Escrituração Fiscal Digital e verifique.
Exemplo da geração do Registro M400 no arquivo da EFD Contribuições: Seguindo as regras descritas acima, as informações serão geradas no arquivo da EFD Contribuições:
Visualização no PVA:
Informações Importantes
Para esta geração, serão desconsideradas notas com situação: Cancelado, Cancelado Extemporâneo, NF-e/CT-e Denegado e Inutilizado.