AJUSTES - Código de Natureza da Receita (PIS/COFINS)

Ultima Atualização: 10/08/2020    Artigo de código : 3960             

Por meio desta rotina, o usuário poderá preencher em lote o "Código de Natureza da Receita" nas notas fiscais de saídas, serviços prestados e Demais Documentos e Operações Geradoras de Contribuições ? Outras Receitas.

  • Para o usuário que utiliza o Módulo Imposto para apuração de PIS e COFINS e que possui receitas incentivadas com CST 04, 06, 07,08 e 09, após importar os arquivos XML, deverá informar nas notas fiscais o Código de Natureza da Receita.
  • Esta informação não existe no arquivo XML, portanto, é obrigatório que realize o preenchimento. Para atender esta demanda, foi criado no sistema um ajuste para preenchimento em lote deste campo nos lançamentos.
  • Para realiza-lo, acesse Menu Diversos > Ajustes > Código de Natureza da Receita (PIS/ COFINS).
  • Poderá filtrar por CFOP, número de nota, cliente e produto/serviço. O sistema fará o preenchimento conforme o modelo do documento fiscal.
  • O sistema fará validação dos Códigos de Natureza da Receita conforme código de situação tributária (CST) e tabelas do SPED.


Período: O sistema apresenta a data do mês ativo, permitindo alterações (campo obrigatório).

Ajustar: O usuário deverá selecionar o tipo de lançamento que deseja ajustar. O sistema não permite mais de uma seleção ao mesmo tempo (campo obrigatório).

Filtros: Foram disponibilizados filtros para facilitar o ajuste de forma específica, ou seja, caso o usuário deseje realizar o ajuste para alguma situação exclusiva, habilite o checkbox do item desejado. O sistema permite mais de um filtro para o mesmo ajuste (campos opcionais).

  • CFOP: Ao habilitar essa opção, informe o CFOP para que sejam ajustados os lançamentos de produtos que estiverem com CST não tributável.
  • Número da Nota: Ao habilitar essa opção, informe o número do documento fiscal para que sejam ajustados os lançamentos de produtos que estiverem com CST não tributável.
  • Cliente: Ao habilitar essa opção, clique na lupa, pesquise e selecione o CNPJ do cliente informado nos documentos fiscais, para que sejam ajustados os lançamentos de produtos que estiverem com CST não tributável.
  • Produto/Serviço: Ao habilitar essa opção, selecione o ícone [+] e pesquise apenas pelos produtos que deseja ajustar.

Apenas quando o campo Natureza da Receita não estiver preenchido: Marque ou desmarque essa opção de acordo com a necessidade, sendo que, quando estiver habilitado, o ajuste não terá efeito para lançamentos de produtos com CST não tributável que já houver informação no campo Código de Natureza da Receita. Com a opção desmarcada, o sistema ajusta todos os lançamentos filtrados, de acordo com o campo Situação Tributária PIS/COFINS (campo opcional).

Situação Tributária PIS/COFINS: Informe qual o CST será ajustado nesse procedimento, de acordo com os filtros utilizados nos campos anteriores (campo obrigatório).

Código de Natureza da Receita: Informe qual o código será utilizado para o CST informado no campo "Situação Tributária PIS/COFINS" (campo obrigatório).



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
3960