Cadastro de Formas de Pagamentos

Ultima Atualização: 31/07/2024    Artigo de código : 4035             

A Forma de Pagamento é o registro no qual é configurado o prazo de pagamento para geração de duplicatas e caso a empresa tenha o sistema Business Financeiro é gerado as contas a receber/contas a pagar, conforme o tipo de movimentação da nota.

Este cadastro deve ser efetuado em menu "Cadastros > Outros Cadastros > Formas de Pagamentos".

Para a aba acesso podemos visualizar os cadastros já gravados, efetuar uma busca selecionando uma das ordens disponíveis para pesquisa. Se precisar acessar um cadastro já existente selecione o mesmo e dê duplo clique. Para iniciar os registros do cadastro clique em incluir e é criado o código sequencial para controle interno do sistema, após pressione a tecla ENTER do seu teclado para abrir a aba manutenção.

Observação: Após realizar o cadastro não é permitido realizar a alteração do código.


Descrição: Indique como deseja que esta forma de pagamento seja identificada, lembrando que dessa forma que irá buscar dentro da nota. Ex: A vista, 3 x, 10 x, etc.

Número de Pagamentos: Informe a quantidade de parcela que irá conter. Ex: 3, 5, etc. Após, passe com a tecla "Enter" do seu teclado para a tela de Número de dias apresentar.

Importante: No sistema Faturamento e Estoque a quantidade de parcela é limitada até 24 parcelas.

Número de dias: A tela apresenta após indicar o número de pagamento, nesta tela deve informar a quantidade de dias corridos para cada uma das parcelas. Para pagamento A vista, deve preencher o campo 1 com 0, assim será considerado o dia de emissão da nota para vencimento.


N. Parcela (IPI): Se possui IPI na nota, pode indicar em qual parcela deseja que o valor seja embutido, sendo assim esta parcela será com valor maior. Se deixar o campo em branco, o valor do IPI é rateado igualmente para todas parcelas.

Frete 1° Pagamento: Selecionando Sim, o valor total do frete é cobrado na 1º parcela. Selecionando Não, o valor do frete é rateado entre as parcelas.

Tipo de Pagamento: Indique qual será o tipo de pagamento enquadrado neste cadastro, sendo:


Sem Pagamento Especial/Com Apresentação/Pagamento Adiantado: Quantidade de dias normais digitados para parcela na tela de Número de dias do informado no cadastro de forma de pagamento;

A Vista e A Vista/com Apresentação: Considera a data atual da emissão;

Desconsiderar dias do Mês Atual: Considera a quantidade de dias digitados na tela de Número de dias, porém a contar a partir do 1º dia do mês seguinte.

Meio de Pagamento: Deve indicar qual o meio de pagamento é utilizado, sendo: Dinheiro, Cartão, Cheque e Crediário.

"Padrão" preenchido "Dinheiro", campo preenchimento "Obrigatório" para emissão de NF-e e NFC-e à partir da versão 4.0.

Quando em "Meio de Pagamento" selecionado a opção "Cartão", habilitará o Campo "CNPJ Op. Cartão", deverá informar o número do CNPJ da operadora do cartão, selecionar o "Tipo do Cartão" e a "Rede".


Importante: Quando utilizar a opção Cartão os demais campos são liberados para preenchimento, sendo: CNPJ Operadora do cartão: Conforme a legislação, é obrigatório quando se utiliza o cartão indicar de qual empresa é o cartão.

Rede: Informe qual rede é utilizada junto ao cartão.

Após efetuar o preenchimento dos campos, clique em "Gravar" para registrar os dados.


Integração PDV Business

Para Integração com PDV adicionando na sincronização a opção "Forma de Pagamento"

Após efetuar a gravação do cadastro acesse o menu "Outros > Exportação/Importação PDV > botão "Exportar".



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