RPS/Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - Configurações
Ultima Atualização: 11/08/2020 Artigo de código : 4070        
Segue as configurações que devem ser efetuadas no sistema para emissão da RPS e geração/transmissão do arquivo.
1º Passo:
Acesse o menu Arquivos/Dados do Escritório, localize o campo NFS-e/RPS, clique na opção Clique aqui, será apresentada a seguinte mensagem:
Ao acessar as configurações da NFS-e / RPS, os dados dessa tela serão automaticamente validados e gravados.
Deseja visualizar novamente essa mensagem?'
Clique em Sim ou em Não, será apresentada a tela de Configurações de RPS/NFS-e, clique em Alterar, preencha as informações da tela conforme orientação passada pela Prefeitura e clique em gravar.
2º Passo:
Acesse o menu Arquivos/Dados do Escritório, habilite a opção Utilizar Retenção de Impostos e clique em Gravar.
Importante: Se já tiver lançamento na digitação sintética no mês ativo, o sistema não permitirá habilitar esse campo.
O ideal é habilitar a opção antes de efetuar o lançamento de títulos na digitação sintética ou importar os eventos automáticos.
3 Passo:
Acesse o menu Arquivos/Dados para Darf/Configuração dos impostos, selecione a empresa, clique na aba Dados dos Impostos, clique em Alterar e no campo ISS Tipo de tributação de serviços, selecione uma das opções disponíveis.
Importante: Esse campo deve ser preenchido para todas as empresas que o usuário desejar emitir a RPS.
Se não preencher esse campo no sistema, apresentará erros no site da Prefeitura no momento do envio/transmissão do arquivo.
4º Passo
Nos eventos que o usuário vai lançar para o seu cliente na digitação sintética, é necessário que a opção 'Incorporar ao Cálculo de ISS' esteja habilitada.
Acesse o menu Arquivos/Eventos/Cadastro de eventos, selecione o evento, clique em 'Alterar', habilite a opção Incorporar ao cálculo de ISS' e consequentemente a opção 'Incorporar ao Faturamento'.
Importante: Só conseguirá habilitar no evento a opção 'Incorporar ao cálculo de ISS', se não tiver nenhum lançamento na digitação sintética utilizando esse evento.
Caso tenha muitos lançamentos com esse evento, o ideal é criar um novo evento e habilitar a opção de ISS e faturamento.
Ao habilitar as duas opções e clicar em Gravar, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
'Caro usuário! Acesse a aba 'Configurações' e informe o código 'NBS' correspondente a este tipo de Prestação de Serviço'.
Clique em OK na mensagem, depois clique na aba 'Configurações', clique na lupa de pesquisa, selecione o código NBS correspondente, clique em 'Retornar' e clique em Gravar.
O usuário deverá verificar com a prefeitura se tem que informar a Carga Aproximada dos Tributos, se sim, acesse o menu Arquivos/Eventos/Cadastro NSB/Cadastro NBS (A Partir de 01/10/2014), clique na aba 'Pesquisa' , localize a NBS correspondente, dê duplo clique sobre ela, feito isso o NBS será apresentado na aba Cadastro:
Clique em Incluir, preencha as informações da tela 'Carga Aproximada dos Tributos – Lei 12.741/2012' conforme orientação da Prefeitura e clique em 'Gravar' (Tela 1).
Depois de preenchido clique em 'Vincular evento', selecione os eventos que utilizará para lançamento na digitação sintética e clique em 'Confirma' (Tela 2).
Importante: Apenas para o Município de São Paulo, será necessário selecionar o 'Código Municipal de Prestação de Serviços (São Paulo – SP)' através do menu Arquivos/Eventos/Cadastro de Eventos, selecione o evento, clique em Alterar, clique na aba Configurações, selecione a opção correspondente, clique em 'Retornar', depois clique em 'Gravar'.