RPS/Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - Configurações

Ultima Atualização: 11/08/2020    Artigo de código : 4070             

Segue as configurações que devem ser efetuadas no sistema para emissão  da RPS e geração/transmissão do arquivo.


1º Passo:


Acesse o menu Arquivos/Dados do Escritório, localize o campo NFS-e/RPS, clique na opção Clique aqui, será apresentada a seguinte mensagem:


Ao acessar as configurações da NFS-e / RPS, os dados dessa tela serão automaticamente validados e gravados.
Deseja visualizar novamente essa mensagem?'


Clique em Sim ou em Não, será apresentada a tela de Configurações de RPS/NFS-e, clique em Alterar, preencha as informações da tela conforme orientação passada pela Prefeitura e clique em gravar.


2º Passo:


Acesse o menu Arquivos/Dados do Escritório, habilite a opção Utilizar Retenção de Impostos e clique em Gravar.


Importante: Se já tiver lançamento na digitação sintética no mês ativo, o sistema não permitirá habilitar esse campo.
O ideal é habilitar a opção antes de efetuar o lançamento de títulos na digitação sintética ou importar os eventos automáticos.


3 Passo:


Acesse o menu Arquivos/Dados para Darf/Configuração dos impostos, selecione a empresa, clique na aba Dados dos Impostos, clique em Alterar e no campo ISS Tipo de tributação de serviços, selecione uma das opções disponíveis.


Importante: Esse campo deve ser preenchido para todas as empresas que o usuário desejar emitir a RPS.
Se não preencher esse campo no sistema, apresentará erros no site da Prefeitura no momento do envio/transmissão do arquivo.


4º Passo


Nos eventos que o usuário vai lançar para o seu cliente na digitação sintética, é necessário que a opção 'Incorporar ao Cálculo de ISS' esteja habilitada.


Acesse o menu Arquivos/Eventos/Cadastro de eventos, selecione o evento, clique em 'Alterar', habilite a opção Incorporar ao cálculo de ISS' e consequentemente a opção 'Incorporar ao Faturamento'.


Importante: Só conseguirá habilitar no evento a opção 'Incorporar ao cálculo de ISS', se não tiver nenhum lançamento na digitação sintética utilizando esse evento.
Caso tenha muitos lançamentos com esse evento, o ideal é criar um novo evento e habilitar a opção de ISS e faturamento.


Ao habilitar as duas opções e clicar em Gravar, o sistema apresentará a seguinte mensagem:


'Caro usuário! Acesse a aba 'Configurações' e informe o código 'NBS' correspondente a este tipo de Prestação de Serviço'.


Clique em OK na mensagem, depois clique na aba 'Configurações', clique na lupa de pesquisa, selecione o código NBS correspondente, clique em 'Retornar' e clique em Gravar.


O usuário deverá verificar com a prefeitura se tem que informar a Carga Aproximada dos Tributos, se sim, acesse o menu Arquivos/Eventos/Cadastro NSB/Cadastro NBS (A Partir de 01/10/2014), clique na aba 'Pesquisa' , localize a NBS correspondente, dê duplo clique sobre ela, feito isso o NBS será apresentado na aba Cadastro:


Clique em Incluir, preencha as informações da tela 'Carga Aproximada dos Tributos – Lei 12.741/2012' conforme orientação da Prefeitura e clique em 'Gravar' (Tela 1).


Depois de preenchido clique em 'Vincular evento', selecione os eventos que utilizará para lançamento na digitação sintética e clique em 'Confirma' (Tela 2).


Importante: Apenas para o Município de São Paulo, será necessário selecionar o 'Código Municipal de Prestação de Serviços (São Paulo – SP)' através do menu Arquivos/Eventos/Cadastro de Eventos, selecione o evento, clique em Alterar, clique na aba Configurações, selecione a opção correspondente, clique em 'Retornar', depois clique em 'Gravar'.




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
4070