Eventos - Cópia de Eventos

Ultima Atualização: 19/06/2024    Artigo de código : 4107             

PASSO 1

Os códigos liberados para novos registros de eventos são: 204 a 899 e 1000 a 89999.
Os eventos de 900 a 999 e de 99000 a 99999 estão reservados para uso no sistema, não devem ser usados para criar novos eventos pelos usuários.

PASSO 2
Acesse: "Cadastros > Genéricos > Eventos".

Para consultar os eventos que estão disponíveis para criação e clicar no botão Pesquisar.

Dica: Para verificar o grupo que pode usar o clique no botão Ajuda, no ícone Eventos, depois em Grupos de Eventos para verificar o tratamento de cada grupo de sistema. 


PASSO 3

Verifique se realmente não existe no sistema um evento para a finalidade deseja, evitando o cadastro duplicado. Utilize a consulta <F12> ou emita uma listagem clicando no botão Imprimir a direita.

Se para o evento que queira cadastrar existe um similar, realize o seguinte procedimento:

Exemplo: Evento de Horas Extras a 70% não existe no sistema., para criar acesse o cadastro do evento Código 9 – Horas Extras 50%, clique no botão copiar.


PASSO 4
Localize o próximo código disponível entre 204 até 899 e de 1000 até 89999 livres, clique no botão colar, em seguida altere o Campo Descrição e o Campo Percentual de cálculo Grave. 

Desta forma, o sistema fará o tratamento correto conforme legislação, desde que o evento origem não tenha sido alterado.

Ao realizar o procedimento de copiar e colar o sistema levará todas as informações das Abas: Eventos, Integrações, Informações eSocial e Outras Informações, do evento copiado.



PASSO 5

Aba Integrações
Nestes campos não devem ser utilizados os eventos de cálculo normal, como por exemplo: 108, 112, 121, 130, 152, 160 e 167.

Esta aba somente é preenchida se o evento vai ser pago como média no processamento de 13º Salário, Férias, Rescisão, Salário Maternidade e Aviso prévio. 

O campo Opção de cada integração deve ser preenchido conforme necessidade da empresa, convenção coletiva, e/ou Consultoria trabalhista. 

Os códigos que integram média iniciam com a palavra INT (de integração).


PASSO 6

Aba informações eSocial
Nesta aba os dados apresentados são apenas informativos, ou seja, o usuário não precisa executar nenhuma ação sobre estes dados.


No quadro incidências, o sistema mostra como será gerada a tributação do evento para INSS, FGTS e IRRF. O sistema identifica automaticamente o tipo da incidência, conforme o cadastro do evento (grupo, parâmetros, incidências, etc). Os códigos apresentados nestes campos, são os códigos que serão gerados ao eSocial, conforme o último layout desta obrigação.


No quadro Rubricas Possíveis, o sistema mostrará as rubricas quando um mesmo evento pode ser classificado em rubricas diferentes, conforme alguma parametrização. Por exemplo, o evento 68- Pró-labore pode ter rubricas diferentes conforme o cadastro do diretor. Sendo assim, irá apresentar as rubricas possíveis e o sistema irá gerar automaticamente conforme cada caso.


Se houver apenas uma rubrica possível, ela será publicada diretamente no campo “Rubrica para e Social” de todas as bases e este campo armazenado em branco.


PASSO 7

Aba Outras Informações

No quadro Observações,  informe por que o evento foi criado, qual é o seu uso, quando é permitido usar e outros que façam uso.

No quadro Informações Adicionais, registre os detalhes referentes ao uso do evento.

No quadro Campos Relacionados, informe os campos que estão relacionados ao cálculo do evento. Por exemplo: salário base, horas semanais, porcentagem do evento etc.




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