IOB Gerencia XML - Erro: "A comunicação com o site da RBF está instável e o sistema não está conseguindo realizar o download dos arquivos XML"

Ultima Atualização: 22/09/2022    Artigo de código : 4291             

Ao realizar a busca de notas a partir da Busca RFB, pode ser ocorrer o seguinte erro:

Atenção:
A comunicação com o site da RBF está instável e o sistema não está conseguindo realizar o download dos arquivos XML. O processo foi interrompido e será retomado automaticamente após alguns minutos. Caso deseje cancelar o processo, feche o programa.


Neste caso, devem ser feitos alguns testes para verificar o que está ocasionando o problema:

PASSO 1: 

Acessar o portal da NFe que o IOB Gerencia XML usa pra fazer o download: https://www1.nfe.fazenda.gov.br/NFeDistribuicaoDFe/NFeDistribuicaoDFe.asmx.
O teste consistem em tentar efetuar o login utilizando o certificado digital vinculado no IOB Gerencia XML.
Caso apresente Acesso Negado, é considerado a existência de problemas no Certificado Digital utilizado na máquina, devido ao não reconhecimento do mesmo.


Dessa forma, os passos a seguir indicam possibilidades de verificações que devem ser realizadas pelo usuário com o auxílio do departamento de TI da empresa ou um técnico em informática de sua confiança.


PASSO 2:

Desinstalar o certificado digital da máquina e reinstalar novamente; em seguida efetuar novos testes.

PASSO 3:

Tentar efetuar os procedimentos acima em outro computador.

PASSO 4:

Trocar o leitor do certificado digital ou a porta onde está conectado, caso este seja modelo A3.

PASSO 5:

Verificar se a versão necessária do .NET Framework está instalada na máquina onde está executando o programa, CLIQUE AQUI para visualizar o artigo.

PASSO 6: 

Verificar se o horário e fuso-horário do computador estão corretos, CLIQUE AQUI para visualizar o artigo.


Importante: O teste NÃO deverá ser realizado no portal e-CAC, visto que o IOB Gerencia XML não se comunica com este portal em nenhuma rotina e, em algumas situações, o certificado digital pode funcionar no site do e-CAC mas não no Portal NFe, gerando um falso positivo.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
4291