Como cadastrar uma Condição de Pagamento
Ultima Atualização: 18/07/2024 Artigo de código : 4447        
Esse tipo de cadastro pode ser realizado em qualquer um dos Módulos: Comercial, Estoque ou Financeiro.
PASSO 1
Acesse a aba "Categorias > Compras e Vendas > Condições de Pagamento", em seguida clique em "Nova Cond. De Pagamento";
PASSO 2
Realize o preenchimento dos campos conforme as orientações abaixo:
Meio de Pagamento: Informe a forma física do pagamento, se será em dinheiro ou cartão, por exemplo. Se estiver realizando um cadastro de algum tipo de Cartão para o PDV, deverá selecionar a opção "Cartao", qualquer outra opção de cartão não irá apresentar em seu PDV. Informando o meio de pagamento como "Cartao", apresentará mais alguns campos para preenchimento obrigatório que estão selecionados abaixo;
Descrição: Coloque o nome dessa condição de pagamento, para que fique fácil de localizar no momento da compra ou da venda;
Qtde Total de Parcelas: Informe a quantidade de parcelas para essa sua condição de pagamento. Se for à vista, deve informar o número 1;
Exibir na lista de Tipos de Pagamento à Vista ao concluir Venda: Essa opção só ficará habilitada para ser selecionada se a quantidade de parcelas estiver informada com 1. Selecionando essa opção ele irá apresentar na tela principal de pagamentos de Parcela Única, não sendo necessário acessar a opção "Adicionar Outros Tipos de Pagamento" para localizar essa condição de pagamento;
Bandeira: Informe a bandeira do cartão.
CNPJ op. cartão: Para forma de pagamento com cartão deve informar o CNPJ da operadora do cartão.
Tipo de Cartão: Se o cartão é de crédito, débito, vale alimentação, etc.
Tipo de Integração: Marque 1 para máquinas de cartão "TEF" e 2 para "POS". Para saber a diferença entre os dois, CLIQUE AQUI;
Venc. 1ª. Parcela: Informe a quantidade de dias que será o primeiro vencimento considerando a data de emissão;
Intervalo entre as Parcelas: Coloque o intervalo de dias que terá entre as parcelas, por exemplo, 30/60/90;
Tipo de documento: Ao gerar um contas a receber no financeiro, informando o meio de pagamento aqui, toda vez que for selecionado essa condição de pagamento, o campo meio de pagamento será preenchido com esse padrão;
Taxa de administração: Preenchendo a porcentagem que é repassada a operadora do cartão e ao gerar um contas a receber esse valor já é debitado;
Plano de contas padrão para taxa de administração: Informe qual o plano de contas que quer direcionar para essa despesa;
Integração com Emissor: Informe a forma de pagamento que será apresentado quando emitir a nota no Emissor Desktop;
Pagamento: Ainda referente a integração com o Emissor, selecione se a forma de pagamento é à vista ou a prazo;
Conta Padrão para Compras, Vendas e Ordem de Serviço: Informe as contas financeiras específicas para cada situação;
Para gravar o seu cadastro de Condição de Pagamento clique no botão "OK".
O sistema já possui alguns cadastros de Condições de Pagamento padrões, que poderá editar ou então excluir, caso não tenha sido utilizada.
Importante:
Caso utilize o PDV e a sua Condição de Pagamento cadastrada no Start já tenha sido sincronizada e enviada ao PDV, não orientamos a realizar a exclusão desse cadastro, pois não será excluído do PDV, lá ele irá continuar sendo apresentado.