Entenda a diferença entre Regime de Caixa e Regime de Competência
Ultima Atualização: 17/08/2020 Artigo de código : 4458        
Estes são dois métodos utilizados pelos gestores das áreas contábil e financeira. Os dois são importantes e complementares na gestão e análise de finanças, mas é necessário entender o que cada regime trata especificamente e como aplicar as informações obtidas em cada um dos métodos.
Vamos conhecer então um pouco mais sobre eles e também entender porque é importante saber as diferenças entre Regime de Caixa x Regime de Competência.
O que é Regime de Competência?
No Regime de Competência, o registro do evento se dá na data que o evento aconteceu. A contabilidade define o regime de competência como sendo o registro do documento na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, não importando quando vai ser pago ou recebido).
A contabilidade utiliza o Regime de Competência, ou seja, as receitas, custos, despesas e investimentos têm os valores contabilizados dentro do mês onde ocorreu o fato gerador. Isto é, na data da realização do serviço, compra do material, da venda, do desconto, não importando para a contabilidade quando o item será pago ou recebido, mas sim quando foi realizado o ato.
O que é Regime de Caixa?
Já no Regime de Caixa, é o oposto, onde consideramos o registro dos documentos na data de pagamento ou recebimento, como se fosse uma conta bancária.
Neste caso, o financeiro utiliza o regime de caixa, ou seja, contabilizando as receitas, custos, despesas e investimentos dentro do mês onde foram pagos ou recebidos.
Portanto, a principal diferença entre o Regime de Competência e o Regime de Caixa é que no primeiro deles utilizamos a data que a compra ou venda aconteceu e no segundo consideramos a data em que o dinheiro efetivamente entrou ou saiu do caixa da empresa.
Caso ainda tenha dúvidas:
Recomendamos que seja realizado uma consultoria para conhecer as vantagens e desvantagens entre os regimes, além de conhecer a melhor opção para a empresa.
A segmentação de apuração das receitas entre os dois regimes será realizada conforme definições pré estabelecidas na legislação
Em seguida o sistema Office Fiscal poderá ser configurado e iniciado os registros que farão parte da sistemática de apuração.