eSocial - S-1010 Tabela de Rubricas - Cadastro de Eventos - Configurações

Aplicável a versão: 2.81/0001

Ultima Atualização: 08/06/2022    Artigo de código : 4469             

Cadastro de Eventos 

O evento S-1010 apresenta o detalhamento das informações das rubricas constantes da folha de pagamento do empregador/órgão público, permitindo a correlação destas com as constantes da tabela 3 Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial. É utilizada para inclusão, alteração e exclusão de registros na Tabela de Rubricas do empregador/contribuinte/órgão público. As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação dos eventos de remuneração dos trabalhadores. 

Periodicidade de envio: O evento compõe a carga inicial e deve ser enviado toda vez que for criada, alterada ou excluída uma determinada rubrica. O evento Tabela de Rubricas deve ser enviado antes dos eventos relacionados à remuneração do trabalhador, quais sejam: 

S-1200 - Remuneração de Trabalhador vinculado ao  Regime Geral de Previdência Social.

S-1202 - Remuneração de servidor vinculado a Regime Próprio de Previdência Social.

S-1207 - Benefícios previdenciários RPPS, bem como antes  dos eventos.

S-2299 Desligamento.

S-2399 Trabalhador sem Vínculo de Emprego/Estatutário Término, que referenciam rubricas pagas na rescisão. 


- Passo 1: Para criar eventos e/ou realizar manutenções nos eventos existentes, acesse o Menu Arquivos>Eventos>Cadastro, clique em novo e realize as configurações conforme peculiaridades de cálculo. Após configurações o evento deve ser transmitido ao eSocial, clique na opção Gerar transmissão e aguarde Retorno Status verde, Transmitido e retornado com Sucesso.


- Passo 2: Alguns eventos padrões do sistema são utilizados com o mesmo código em mais de um processo do sistema, como: mensal, férias, 13º salário e rescisão. Como não é possível duplicar o cadastro de eventos e o eSocial exige um código de incidência específico para cada tipo de processo, no caso dos eventos padrões, o sistema controla internamente o código correto de incidência.

- Passo 3: Ao acessar Menu Arquivos>Eventos>Cadastro, o sistema apresenta mensagem referente as incidências dos eventos padrões para o eSocial, com exemplo dos códigos que incorpora essa peculiaridade.

- Passo 4: Alguns eventos padrões do sistema não possuem as configurações pois o eSocial permite mais de uma rubrica para eventos específicos, nesse caso será necessário realizar as devidas configurações dos eventos abaixo:
1150, 1500, 2360, 4901, 4902, 4920, 4950, 4952, 4964, 4965, 4970, 4971, 4993, 4994, 4996, 4997, 4998, 4999, 8960, 8970.

- Passo 5: Eventos Inativos: São os não utilizados habilitar situação para Inativo, assim ele não será enviado ao eSocial. 
Acesse o Menu Arquivos>Eventos>Cadastro, localize o evento na qual deseja inativar e selecionar a opção Inativo.


IMPORTANTE: Os Eventos Padrões do sistema Não pode ser Inativo, com exceção do evento "0000" que já consta a opção de "Inativo", pois esses eventos possuem cálculo interno de Base.

- Passo 6:  Os evento S-1010 quando houver Matriz/Filial, será exportado somente na empresa Matriz juntamente com os dados na empresa, ou seja, nas filiais não será criado o evento S-1010.
Para todos os cenários de Processamento descentralizado da Folha (Matriz e Filiais em software e escritórios distintos)  o sistema da Office enviará uma Tabela de Rubricas para cada empresa (Matriz/Filiais). Por isso, o evento S-1010 será enviado separadamente, para todos os estabelecimentos durante a Carga Inicial. A administração desse cenário nas transmissões é de total responsabilidade do usuário.

- Passo 7: Na análise de configuração de evento para exportação eSocial e/ou para criação de novo evento, além das configurações padrões de cálculo determinadas na aba Cadastro - Cálculo, as informações de incidências constante na aba Configurações são de preenchimentos essenciais para cálculo dos tributos no sistema e eSocial. A falta de preenchimento e/ou configurações divergentes/incorretas, ocasionam diferença de valores entre sistema e eSocial.
Ao Alterar alguma configuração ou incidência de Rubrica/Evento, a transmissão ao eSocial será realizada somente na Rubrica alterada e empresa ativa.



- Passo 8: Na criação de novos eventos deve-se realizar a configuração da repercussão do evento em questão, para que haja reflexo nas rotinas especificas. Para os eventos padrões as tratativas são automáticas, não podendo ser alteradas.




Após configurado em folha e consequentemente enviado ao eSocial
nenhum evento pode ser excluído da base, mesmo que tenha sido criado pelo usuário.

Importante: Para mais informações acesse o Manual do eSocial:http://portal.esocial.gov.br/manuais/mos-2.4.02.pdf-previa




A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
4469