eSocial - S-1010 Tabela de Rubricas - Cadastro de Eventos - Configurações
Aplicável a versão: 2.81/0001
Ultima Atualização: 08/06/2022 Artigo de código : 4469        
Cadastro de Eventos
O evento S-1010 apresenta o detalhamento das informações das rubricas constantes da folha de pagamento do empregador/órgão público, permitindo a correlação destas com as constantes da tabela 3 Natureza das Rubricas da Folha de Pagamento do eSocial. É utilizada para inclusão, alteração e exclusão de registros na Tabela de Rubricas do empregador/contribuinte/órgão público. As informações consolidadas desta tabela são utilizadas para validação dos eventos de remuneração dos trabalhadores.
Periodicidade de envio: O evento compõe a carga inicial e deve ser enviado toda vez que for criada, alterada ou excluída uma determinada rubrica. O evento Tabela de Rubricas deve ser enviado antes dos eventos relacionados à remuneração do trabalhador, quais sejam:
S-1200 - Remuneração de Trabalhador vinculado ao Regime Geral de Previdência Social.
S-1202 - Remuneração de servidor vinculado a Regime Próprio de Previdência Social.
S-1207 - Benefícios previdenciários RPPS, bem como antes dos eventos.
S-2299 Desligamento.
S-2399 Trabalhador sem Vínculo de Emprego/Estatutário Término, que referenciam rubricas pagas na rescisão.
- Passo 1: Para criar eventos e/ou realizar manutenções nos eventos existentes, acesse o Menu Arquivos>Eventos>Cadastro, clique em novo e realize as configurações conforme peculiaridades de cálculo. Após configurações o evento deve ser transmitido ao eSocial, clique na opção Gerar transmissão e aguarde Retorno Status verde, Transmitido e retornado com Sucesso.
- Passo 2: Alguns eventos padrões do sistema são utilizados com o mesmo código em mais de um processo do sistema, como: mensal, férias, 13º salário e rescisão. Como não é possível duplicar o cadastro de eventos e o eSocial exige um código de incidência específico para cada tipo de processo, no caso dos eventos padrões, o sistema controla internamente o código correto de incidência.
- Passo 3: Ao acessar Menu Arquivos>Eventos>Cadastro, o sistema apresenta mensagem referente as incidências dos eventos padrões para o eSocial, com exemplo dos códigos que incorpora essa peculiaridade.
- Passo 4: Alguns eventos padrões do sistema não possuem as configurações pois o eSocial permite mais de uma rubrica para eventos específicos, nesse caso será necessário realizar as devidas configurações dos eventos abaixo:
1150, 1500, 2360, 4901, 4902, 4920, 4950, 4952, 4964, 4965, 4970, 4971, 4993, 4994, 4996, 4997, 4998, 4999, 8960, 8970.
- Passo 5: Eventos Inativos: São os não utilizados habilitar situação para Inativo, assim ele não será enviado ao eSocial.
Acesse o Menu Arquivos>Eventos>Cadastro, localize o evento na qual deseja inativar e selecionar a opção Inativo.
IMPORTANTE: Os Eventos Padrões do sistema Não pode ser Inativo, com exceção do evento "0000" que já consta a opção de "Inativo", pois esses eventos possuem cálculo interno de Base.
- Passo 6: Os evento S-1010 quando houver Matriz/Filial, será exportado somente na empresa Matriz juntamente com os dados na empresa, ou seja, nas filiais não será criado o evento S-1010.
Para todos os cenários de Processamento descentralizado da Folha (Matriz e Filiais em software e escritórios distintos) o sistema da Office enviará uma Tabela de Rubricas para cada empresa (Matriz/Filiais). Por isso, o evento S-1010 será enviado separadamente, para todos os estabelecimentos durante a Carga Inicial. A administração desse cenário nas transmissões é de total responsabilidade do usuário.
- Passo 7: Na análise de configuração de evento para exportação eSocial e/ou para criação de novo evento, além das configurações padrões de cálculo determinadas na aba Cadastro - Cálculo, as informações de incidências constante na aba Configurações são de preenchimentos essenciais para cálculo dos tributos no sistema e eSocial. A falta de preenchimento e/ou configurações divergentes/incorretas, ocasionam diferença de valores entre sistema e eSocial.
Ao Alterar alguma configuração ou incidência de Rubrica/Evento, a transmissão ao eSocial será realizada somente na Rubrica alterada e empresa ativa.
- Passo 8: Na criação de novos eventos deve-se realizar a configuração da repercussão do evento em questão, para que haja reflexo nas rotinas especificas. Para os eventos padrões as tratativas são automáticas, não podendo ser alteradas.
Após configurado em folha e consequentemente enviado ao eSocial nenhum evento pode ser excluído da base, mesmo que tenha sido criado pelo usuário.
Importante: Para mais informações acesse o Manual do eSocial:http://portal.esocial.gov.br/manuais/mos-2.4.02.pdf-previa