Transferência entre empresas - Individual
Ultima Atualização: 23/05/2024 Artigo de código : 4556        
A finalidade dessa rotina é efetuar a transferência automática de funcionários entre empresas do mesmo grupo econômico, transferindo dados cadastrais e os processamentos efetuados na empresa de origem.
Observação: Funcionários afastados não podem ser transferidos exceto nos casos de falência da empresa.
Pode ser realizada de duas formas:
- Individual, que efetua a transferência de um único funcionário.
- Agrupada, que permite transferir vários funcionários ao mesmo tempo. Transferência entre empresas - Agrupado
Em '' Utilitários > Transferência de Funcionário > Transferência entre Empresas'' selecione como individual
- Informe o código do funcionário que será transferido para outra empresa e o mês/ano que o funcionário iniciará na outra empresa.
- A data da transferência será considerada sempre no primeiro dia do mês indicado.
Observação: Somente será possível transferir o funcionário no mês/ano informado se o mês anterior estiver processado a folha e enviado os periódicos e fechamento para o eSocial, necessário não ter processamento no próprio mês ou posteriores a ele.
Exemplo: Se informar a competência 06/2023, a folha do mês 05/2023 deverá estar processada e não poderá haver processamento na competência 06/2023 ou posteriores.
No quadro "Dados Atuais" serão exibidos os dados do funcionário na empresa cedente. Estes campos ficam desabilitados, pois são apenas informativos.
No quadro "Empresa Destino" preencha os campos de acordo com o cadastro na nova empresa e na opção "Importar" selecione a opção desejada:
Somente dados cadastrais: Marcando esta opção, importará somente o cadastro do funcionário, sem nenhum processamento.
Dados cadastrais e históricos para fins de média: Marcando esta opção, importará o cadastro e todos os processamentos. Os processamentos serão necessários para o cálculo de médias nas férias e no 13º na empresa destino.
O histórico a ser transferido poderá ser:
- Completo: transfere todos os cálculos realizados na empresa cedente.
- A partir de: transfere os cálculos do Mês/Ano informado até o mês anterior ao mês da transferência.
No quadro Lotação informe qual será a empresa para qual o funcionário será transferido, definindo seu código e a alocação de acordo com a estrutura organizacional na nova empresa, se for pago ao funcionário o adicional de transferência, selecione o evento e informe o percentual, este evento será gravado como evento fixo no cadastro do funcionário.
No quadro "Dados Funcionais" informe os campos de acordo com a empresa destino, o sistema já traz preenchidos alguns campos conforme os dados atuais do funcionário na empresa cedente e que podem ser alterados de acordo com a necessidade.
No quadro "Dados Complementares" Informe a tabela de adicional por tempo de serviço que o funcionário deve ser vinculado caso haja.
A informação digitada no campo motivo da transferência será gravada no cadastro de lotação do funcionário na empresa destino.
No botão "Selecionar" em "Plano de Saúde" vincule o plano existente através do botão pesquisar.
Após, clique em "OK" e o funcionário será transferido.
Observação: O histórico das movimentações são apresentadas no cadastro atual no momento da transferência. Essas informações são somente para histórico, não gerando nada para o eSocial. Não se pode excluir as informações já contidas no cadastro.