Complemento Salarial - Passo a Passo
Aplicável a versão: 1.154b
Ultima Atualização: 15/09/2025 Artigo de código : 4647        
O cálculo do complemento salarial se da por consequência do reajuste salarial realizado em atraso, ele poderá ser efetuado para uma empresa ou para várias empresas ao mesmo tempo, desde que tenham parâmetros definidos.
PASSO 1
Em "Cadastros > Genéricos > Sindicatos > Dados Cadastrais", verifique a data base informada.

PASSO 2
Em "Cadastros > Genéricos > Sindicatos > Dados Cadastrais", clique no botão "Convenção Coletiva" e informe os dados da convenção coletiva a que se refere o cálculo.

PASSO 3
Após o Reajuste Salarial efetuado, em "Cadastros > Cadastro de Funcionários > Funcionários" no botão salário é possível confirmar a data do reajuste e o salário legalmente válido.

PASSO 4
Para cálculo do complemento salarial, acesse "Módulos > Administração de Salários > Complemento Salarial > Parâmetros", selecione o "Sindicato", informe "Ano Base", "Mês/Ano para pagamento" e o "Período de complemento" para cálculo das diferenças.

PASSO 5
Em "Seleção de Grupos", será carregado todos os grupos padrão do cálculo, sendo possível marcar / desmarcar os grupos que serão calculados.

PASSO 6
Em "Seleção de eventos", será carregado todos os eventos padrão do cálculo, sendo possível marcar / desmarcar os eventos que serão calculados.

PASSO 7
Em "Personalizar", é possível incluir ou remover eventos para o cálculo do complemento.
No quadro "Adicionar eventos para cálculo", pesquise os eventos que deseja adicionar ao cálculo e clique em "Inserir".
No quadro "Remover eventos para cálculo", pesquise os eventos que deseja remover do cálculo e clique em "Inserir".
Observação: Em ambas as opções, para excluir o evento clique no ícone da "lixeira".

PASSO 8
Em "Parcelamento", é possível configurar o parcelamento do complemento. Para isso, clique em "Pagamento parcelado", o campo de "Parcela" será gerada automaticamente, sendo a 1ª parcela na mesma competência do pagamento. Para as demais parcelas informe apenas "Mês de pagamento" e clique em "Inserir".
Para exclusão da parcela, clique no ícone da "lixeira".
Observação: Ao calcular o complemento, serão gerados os valores totais, correspondentes a todo o período em atraso. Ao final, os valores dos eventos de complemento serão divididos com base na quantidade de parcelas definidas, arredondando os valores na última parcela.

Após todas as configurações, clique em "Gravar".

PASSO 9
Em seguida clique no botão "Calcular Complemento" ou acesse "Módulos > Administração de Salários > Complemento Salarial > Cálculo", selecione a empresa e clique em "Processar".

PASSO 10
Acesse "Módulos > Administração de Salários > Complemento Salarial > Memória de Cálculo" para conferência dos valores calculados.
Para realizar o estorno do complemento salarial de apenas 1 funcionário, basta excluir o registro pela rotina "Módulos > Administração de Salários> Complemento Salarial > Alteração de Processamento".
Informações Complementares:
- Em caso de parcelamento, os valores dos eventos de complemento serão divididos com base na quantidade de parcelas registradas, arredondando os valores na última parcela;
- O parcelamento é exclusivo para pagamento das verbas do complemento para os funcionários. A apuração do INSS e FGTS, bem como o envio ao eSocial, será realizado pelo valor total do complemento e não de forma parcelada;
- Nenhum cálculo da folha de pagamento será gerado nos eventos de complemento, em todos os meses, conforme o parcelamento;
- Nenhum cálculo da rescisão será pago ou o valor total restante, caso haja uma parcela a ser paga no mês posterior ao desligamento.