NFS-e - Município de Campinas - Rejeição 1489 - Inscrição Municipal do Tomador Obrigatória
Ultima Atualização: 10/09/2025 Artigo de código : 4807        
A Rejeição 1489 ocorrerá devido à configuração do cadastro do "Tipo de Nota Fiscal" estar parametrizado para que nessa operação ocorra a "Retenção do Imposto de ISS", pelo "Tomador (Cliente/Destinatário)" e o mesmo for do "Município de Campinas" - é obrigatório o preenchimento da "Inscrição Municipal" em seu cadastro (conforme consta no Manual da Prefeitura de Campinas).

Importante: Caso o "Tomador (Cliente/Destinatário)" seja pessoa física, residente no Município de Campinas e não tenha número de "Inscrição Municipal", não poderá "Reter ISS" e ocorrerá a "Retenção de ISS - Pelo Prestador".
PASSO 1
"Tomador (Cliente/Destinatário)" do Município de Campinas, realize a consulta pelo número de seu CNPJ no site Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral Mobiliária Municipal. Será apresentado o número da "Inscrição Mobiliária Municipal".
Caso o "Tomador" não tenha Inscrição Municipal, não preencha o campo "Inscrição Municipal". Deixe em branco (vazio) ou preencha com 000000000 (9 zeros), preencha sempre com zeros a esquerda para completar o tamanho do campo.
Acesse "Cadastros > Clientes > aba Manutenção".

PASSO 2
Após acesse a nota fiscal em digitação, selecione o cadastro do cliente, passe com "Enter", regrave a nota e efetue o processo de transmissão novamente.
A sua opinião é muito importante para nós:
Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo. Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.
Enviar