Para fins de geração do EFD - Escrituração Fiscal Digital e outros arquivos digitais, os cadastros de clientes e fornecedores devem ser registrados. Este cadastro deverá ser utilizado para digitações a partir de 01/2009.
Acesse menu Arquivos > Cadastros > Clientes e Fornecedores da EFD a partir de 2009.
Cliente do Exterior: Quando se tratar de Cliente do Exterior, em operações de Importação ou Exportação, deverá informar apenas os seguintes campos:
- Código: Informe conforme orientações acima.
- Nome: Informe conforme orientações acima.
- Data de Inclusão: O sistema apresenta a data do computador para efeito de inclusão, porém poderá ser informada datas retroativas para efeito da geração de arquivos magnéticos.
- País: Deve informar algum país da lista de países, diferente de Brasil.
- Estado: Deve informar uma das opções: IM - Para fornecedores ou EX para clientes.
Obs. Quando se tratar de cliente do exterior, as informações do Estado e Cidade poderão ser feitas no campo - Complemento.
Após gravar as informações do cadastro prossiga com a escrituração fiscal.