PIS - Como gerar o arquivo
Ultima Atualização: 08/08/2022 Artigo de código : 5012        
Acesse "Utilitários > Arquivo de Cadastramento PIS/NIS > Geração de Arquivo".
Em Tipo de Arquivo, marque a opção "Gerar arquivo de cadastramento do trabalhador".
Informe o responsável pela geração, este responsável deve ter CNPJ, ou seja, que seja pessoa jurídica. A princípio, será o escritório contábil ou a própria empresa. O responsável deve ser o mesmo do Certificado Digital utilizado no acesso à Conectividade Social. Se o escritório possui procuração de suas empresas, pode ser utilizado o certificado do escritório e o responsável selecionado deve ser o escritório.
Selecione onde deverá ser salvo o arquivo em Diretório Destino.
O nome do arquivo o sistema preenche automaticamente, conforme padrão definido pelo layout da Caixa Econômica.
No nome do arquivo, as duas últimas posições indicam a sequência de geração no dia, ou seja, a cada arquivo gerado no dia será adicionado um número a esta sequência, que inicia em 00. O restante do nome do arquivo não deve ser alterado, pois corre o risco de não ser aceito no validador da Caixa Econômica Federal.
Relacione a data de admissão desejada para serem selecionados os funcionários e clique em Pesquisar.
DADOS OBRIGATÓRIOS PARA GERAÇÃO DO ARQUIVO
Em "Cadastros > Cadastro de Funcionários > Funcionários > Aba Documentos" deve estar informado o PIS fictício: 999.99999.99-9
Em "Cadastros > Cadastro de Funcionários > Funcionários > Dados Funcionais > Informações Obrigatórias" o código para CAGED deve estar 10 – Admissão de empregado que não teve emprego anterior.