PDV - Erro de Validação de Conteúdo - Verificações
Ultima Atualização: 07/12/2020 Artigo de código : 5164        
Ao tentar emitir SAT no PDV, algumas vezes pode apresentar a mensagem abaixo, devido à falta ou informações incorretas no cadastro do produto.
Como trata -se de um retorno do aparelho SAT, não temos como tratar no sistema para que apresente o motivo do erro, portanto, temos algumas verificações que precisam ser feitas pois podem impactar nessa rotina.
Cadastro do Produto (Gerenciador)
- Verificar o preenchimento dos campos "Descrição" e "Descrição ECF". Não podem haver caracteres especiais e espaços "extras" entre as palavras.
- No cadastro do produto, aba Estoque e Preços, deve preencher os campos "Unidade de compra" e "Unidade de venda", onde também não podem haver caracteres especiais. Por exemplo: ao abreviar "peça", deve deixar PC e não PÇ.
- Ainda no cadastro do produto -- aba Tributos, deve se atentar ao preenchimento das informações tributárias, independente do regime da empresa. Os campos em destaque são os principais, porém pode ser necessário o preenchimento dos demais dependendo da situação tributária selecionada.
Caso não saiba o que deve informar, deve verificar com o contador.
Cadastro da empresa (Gerenciador)
Outro dado que pode resultar na mensagem "Erro de validação de conteúdo", é o preenchimento dos dados do Cadastro da Empresa (menu Cadastros -- Empresa). Atenção especial ao preenchimento dos campos destacados na imagem a seguir.
Caso sejam feitas alterações em qualquer campo, antes de tentar realizar a venda novamente é preciso realizar o sincronismo do Gerenciador com o PDV.
No PDV, acesse o menu Outros -- Atualização -- Atualização de Cadastros (atalho pressionando Ctrl + A no teclado) e clique em "Atualizar".
Outra opção que pode lhe ajudar a identificar a causa do "Erro: de validação de conteúdo" é o log de eventos disponível no PDV.
Para extrair, acesse o Menu Outros > Parâmetros > aba SAT - CFe > clique no botão "F6 - Alterar" e depois clique no botão "Extrair Logs".
Via de regra, esse log é sempre salvo no caminho C:\FolhaBusiness\PDV\SAT\Log.
Abra o arquivo em um bloco de notas e, a fim de identificar o motivo do erro, deve -se checar sempre as últimas linhas.
Para facilitar, coloque o cursor à frente da última palavra do documento, pressione as teclas "Ctrl + F", em seguinte digite a palavra "erro" na pesquisa e selecione "acima" na Direção. Ao pressionar a tecla "ENTER", serão buscados os campos onde contenha a palavra digitada e facilitará a localização.