Ocorrências CEST x NCM: O sistema importará os dados da tabela e efetuará o preenchimento automático dos campos do "Cadastro de Classificação Fiscal", quando para "1 Código de NCM" existir apenas "1 Código CEST".
Podem existir para um código de NCM mais de 1 código CEST, ou para 1 Código CEST vários códigos NCM(s), verifique abaixo as seguintes situações:
1ª Situação: Para 1 Código NCM = 1 Código CEST;
2ª Situação: Para 1 Código NCM = Múltiplos Códigos CEST (s);
3ª Situação: Para 1 CEST = Múltiplos Códigos NCM (s).
Observações: Existe também a questão de segmentos que deve ser verificada. Confronte o "NCM do Produto" com a Tabela CEST: Relação (Cód. NCM x Cód. CEST x Descr. CEST), dentro da tabela CEST verifique o segmento correspondente.
PASSO 1
Quando realizamos a importação da tabela em "Outros > Importar > Importação da Tabela Cód. Especificador ST" e marcamos a opção de "Atualizar Cadastros Existentes", retornará a mensagem de aviso "Importação concluída com sucesso! Foram atualizados XX registros".

PASSO 2
Após retornará outra mensagem de aviso "Foram encontradas classificações fiscais com mais de 01 Cód. Especificador ST vinculado ou Classificação Fiscal da empresa sem Cód. Especificador ST na tabela importada. Deseja verificar agora?".

PASSO 3
Ao clicar na opção "Sim", o sistema apresentará um relatório listando todos os cadastros de Códigos NCM existentes em seu banco de dados, e foram identificados com mais de 1 Código CEST.

PASSO 4
Cabe ao usuário verificar com seu contador qual Código CEST será utilizado para determinado item. Sendo assim, realize manualmente o preenchimento do "Código CEST" em cada "Cadastro de Produto > aba Tributos > campo Cód. Especificar ST".
