Parâmetros - Centro de Custos
Ultima Atualização: 28/07/2025 Artigo de código : 5382        
Esta rotina detalha os procedimentos necessários para a correta parametrização dos centros de custo utilizados na integração contábil.
1º PASSO - CADASTRO DE CENTRO DE CUSTO
Acesse, "Cadastros > Centro de Custo" e cadastre os centros de custo que serão utilizados. Este cadastro é compartilhado entre os módulos de Contabilidade e Folha de Pagamento.

Código: Informe um número para o cadastro com até seis caracteres.
Descrição: Atribua um nome para o centro de custo, com até 40 caracteres.
Código da SCP: Campo habilitado apenas quando a empresa tem cadastro de SCP no módulo fiscal. Informe o código da SCP correspondente ao centro de custo.
No quadro Situação: Caso marque a opção ATIVO, a conta estará ativa para utilização, quando marcar INATIVO, a conta ficará inativa para ser utilizada e demonstrada nos relatórios.
2° PASSO - PARÂMETROS CONTABILIZAÇÃO DA NOTA FISCAL
Acesse, "Cadastros > Empresas" Aba "Parâmetros > Sistema Contábil > Integração > Parâmetros" selecione a opção "Contabilizar por centro de custo".

Com esta opção marcada, na aba "Contabilização" será habilitado o campo "Centro de Custos" nos lançamentos fiscais.

3° PASSO - VINCULAÇÃO PLANO DE CONTAS
No Contábil, acesse "Cadastros > Plano de Contas" e habilite a opção "Conta controlada por centro de custo" para todas as contas de 1º grau.
Exemplo: Ativo, Passivo, Receita, Despesas.
Observação: Caso as contas contábeis de 1º grau não estejam devidamente destacadas com a opção "Controladas por centro de custo", não será possível gerar relatórios por Centro de Custo.
3° PASSO - LANÇAMENTOS CONTÁBEIS POR CENTRO DE CUSTO
Para possibilitar a diferenciação dos lançamentos por centro de custo, é necessário vincular o centro de custo conforme orientado abaixo.

Observação: O campo "Centro de Custo" será habilitado apenas quando houver mais de um centro de custo ativo. Caso exista apenas um cadastro, a vinculação será feita automaticamente.