ECF Lucro Real- Parte 02 - Como efetuar lançamentos do LALUR/LACS no Sistema

Ultima Atualização: 06/03/2023    Artigo de código : 5388             

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A legislação do Imposto de Renda exige para as empresas tributadas com base no Lucro Real Trimestral e Anual por Balanço/Balancete de Suspensão/Redução, a escrituração do chamado LALUR/LACS (Livro de Apuração do Lucro Real e Livro de Apuração da Contribuição Social), onde são registrados todos os ajustes do Lucro ou Prejuízo de cada período de apuração.

Através da rotina LALUR/LACS, poderá efetuar os lançamentos de históricos e contas da Parte A e Parte B, podendo importar os lançamentos contábeis para a escrituração. E ao final apurar o IRPJ e CSLL, além de emitir o Demonstrativo do Livro Real e o Registro dos Ajustes do Lucro Líquido do Exercício.



MANUTENÇÃO DE HISTÓRICOS:

"Módulos > LALUR/LACS > Manutenção de Históricos" as opções apresentadas para configuração, mudam de acordo com o Livro selecionado, se Parte A ou Parte B


Código: informe um código de cadastro, campo numérico com 3 dígitos.
Descrição: informe uma descrição que identifique sobre o que serão os lançamentos que utilizam esse histórico.
No quadro Livro: selecione se o histórico será utilizado na Parte A ou na Parte B.

Observação: Cadastre aqui os históricos referentes a todas as situações que precise lançar na Parte A e na Parte B para o controle e apuração do LALUR/LACS. Será possível vincular contas contábeis a esses históricos, para importar os lançamentos contábeis para o LALUR/LACS.

Esses cadastros vão compor os seguintes registros:
- M001 – Abertura do Bloco M – Livro Eletrônico de Apuração do Lucro Real (e-Lalur) e Livro Eletrônico de Apuração da Base de Cálculo da CSLL (e-Lacs);
- M010 – Identificação da Conta na Parte B e-Lalur e do e-Lacs;
- M030 – Identificação do Período e Forma de Apuração do IRPJ e da CSLL das Empresas Tributadas pelo Lucro Real.


"Apuração" selecione se o histórico é referente ao IRPJ, CSLL ou Ambos.

Ambos: a opção Ambos não pode ser selecionada quando o Tipo de Lançamento for Compensação de Prejuízo. Para esse tipo deve existir um histórico para cada apuração (IRPJ e CSLL).

Adições: Na qual segue a tabela:

Com Conta da Parte B: É utilizado para as linhas referentes a Compensação: 173 ou 174

Com Conta Contábil: É utilizado para as linhas referentes a Adições e Exclusões: de 6 a 167.01

Com Conta da parte B e Conta Contábil: É utilizado para linhas específicas, que podem ser conferidas nos exemplos de preenchimento a partir da página 231 do Manual de Orientações da ECF CLIQUE AQUI

Sem Relacionamento: Utilizado quando o Tipo de Lançamento for Lucro ou Lançamentos.


Código ECF IRPJ: campo só habilitado se a Apuração estiver como IRPJ ou Ambos.
Código ECF CSLL: campo só habilitado se a Apuração estiver como CSLL ou Ambos.

Atenção: as opções que serão abertas para seleção nesses campos mudam de acordo com o Tipo de Lançamento, eles existem códigos diferentes para Adições, Exclusões e Compensação de Prejuízo. Deverá selecionar de acordo com os tipos de lançamentos os quais utilizará esse histórico, podendo informar a descrição desse código, na descrição do próprio histórico para diferenciar.


INFORMAÇÕES DA PARTE B:

1º Apuração: selecione se o histórico é referente ao IRPJ ou CSLL. Todos os históricos criados na parte B, precisam ser feitos um para cada tributo: CSLL e IRPJ, é importante diferenciar isso desde o nome do histórico. Porque depois, nos lançamentos, será necessário fazer um lançamento de cada situação, para cada tributo: IRPJ e CSLL.

2º Código ECF CSLL: campo só habilitado se a Apuração estiver como IRPJ. Deverá selecionar de acordo com os tipos de lançamentos os quais utilizará esse histórico.

3º Código ECF IRPJ: campo só habilitado se a Apuração estiver como CSLLDeverá selecionar de acordo com os tipos de lançamentos os quais utilizará esse histórico.

4º Natureza do Saldo: defina se os valores lançados para este histórico serão: Devedor ou Credor.

5º Saldo Inicial: saldo no período inicial desse histórico, caso seja histórico de prejuízos acumulados de períodos anteriores.

6º Data de Criação: informe a data de criação do histórico: o último dia do ano imediatamente anterior para Prejuízos Acumulados, ou último dia do período: mês/trimestre, para casos de histórico de prejuízo do período.

7º Data Limite: segundo Manual de Orientações: não há (deixar em branco).

8º Lançamento na Parte A: apenas para lançamentos do Tipo Compensação, informe o código do lançamento de Compensação da Parte A, que precisa ter reflexo. Lembrando que Compensação precisa ser lançada na Parte A e Parte B, manualmente.

9º CNPJ Situação Especial: apenas se os valores forem referentes a outra pessoa jurídica, informar o CNPJ dessa PJ relacionada com evento originário.


Observação: Os botões "Vincular contas" E "Vincular Históricos" Esses botões são utilizados para facilitar o registro dos lançamentos que precisam constar naquele histórico, se forem históricos que já possuem os lançamentos nas digitações contábeis, vincule as contas que contém esses lançamentos, ou os históricos e, importe para não ter que fazer manualmente.



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