LALUR/LACS - Manutenção de Históricos
Ultima Atualização: 08/07/2025 Artigo de código : 5388        
Por meio desta rotina, será realizado o cadastro dos históricos para os lançamentos no LALUR/LACS. As opções de configuração apresentadas variam conforme o Livro selecionado (Parte A ou Parte B).
Acesse, "Módulos > LALUR/LACS > Manutenção de Históricos".
Atenção: Para o Lucro, não há necessidade de criação de histórico, pois o sistema considera, para o cálculo, o resultado apresentado na DRE.
RELACIONAMENTO
Com Conta Parte B: Somente as compensações podem ter relacionamento com Conta Parte B.
Com Conta Contábil: Na maioria dos casos de adições e exclusões, utiliza-se o relacionamento com Conta Contábil.
Com Conta da Parte B e Conta Contábil: Esta opção é utilizada apenas para códigos específicos da tabela. Sua aplicação é rara.
Sem Relacionamento: Opção não utilizada.
MANUTENÇÃO DE HISTÓRICOS - ADIÇÕES/EXCLUSÕES
É possível criar um ou mais históricos de adição, ou exclusão válido para ambos os impostos (IRPJ e CSLL). O relacionamento utilizado deve ser "Com Conta Contábil". Os códigos de ECF representam o detalhamento da operação, indicando a natureza específica da adição ou exclusão. "Vincular Contas".
Utilize esta rotina para realizar a vinculação das contas contábeis, permitindo a importação dos lançamentos e facilitando o processo de apuração.

Observação: Crie os históricos conforme a necessidade, utilizando como base os códigos da ECF. Para facilitar os lançamentos, relacione a descrição dos históricos diretamente com o código informado no cadastro.
MANUTENÇÃO DE HISTÓRICOS - COMPENSAÇÕES
Devem ser criados dois históricos apenas na parte A um para IRPJ e outro para CSLL. O relacionamento utilizado deve ser "Com Conta da Parte B". "Códigos de IRPJ e CSLL". Os códigos representam o detalhamento da operação, especificando a natureza da compensação realizada.

MANUTENÇÃO DE HISTÓRICOS - PREJUÍZOS
Devem ser criados dois históricos distintos:
- Um para CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido)
- Outro para IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurídica)
Código de ECF: Informar o código de detalhamento da operação.
Natureza do saldo: Selecione a opção "Devedor".
Data de criação: Informe a data de início que será considerada para a utilização deste histórico.
Saldo inicial: Informe o valor do saldo de prejuízos anteriores, se houver.
Data Limite: Informe a data final de utilização do histórico, caso ele não seja mais utilizado.
Lançamento Parte A: Campo não utilizado para os prejuízos.
CNPJ Situação Especial: Informe o CNPJ vinculado a situações especiais, como cisão, fusão ou incorporação, caso o histórico esteja relacionado a esses eventos.
Botão "Vincular Contas": Utilize este botão para adicionar a conta de prejuízos acumulados, a mesma utilizada na rotina de transferência de resultado conta.
Atenção:
- Para evitar a criação de múltiplos lançamentos de prejuízo ao longo dos anos, recomendamos que os campos "Data de Criação" e "Saldo Inicial" sejam atualizados anualmente. Dessa forma, é possível reutilizar o mesmo histórico de prejuízo já cadastrado.
