Conciliação Contábil
Ultima Atualização: 23/08/2024 Artigo de código : 5395        
A conciliação contábil é um processo essencial na contabilidade que
visa garantir que os lançamentos contábeis de uma empresa estejam corretos e
alinhados. O
objetivo principal é identificar e corrigir divergências entre os lançamentos,
assegurando a precisão das informações.
Para realizar a conciliação contábil, siga os passos a seguir.
CADASTRO DE CONTAS A CONCILIAR
Antes de iniciar a rotina de conciliação, é necessário cadastrar a conta contábil. No módulo Contabilidade, acesse, "Cadastros > Conciliação > Contas a Conciliar".
Classificação: Informe a conta contábil que será conciliada.
Tipo de Conciliação: selecione a opção "Contábil".
Data Inicial: Informe a data de início da conciliação.
Observação: O campo “Conciliação Obrigatória” não é um campo obrigatório. Ele funciona como um lembrete: se você realizar a transferência de resultados sem ter conciliado a conta, o sistema emitirá um alerta indicando que há contas pendentes de conciliação contábil.
CONCILIAÇÃO CONTÁBIL
Após cadastrado a conta contábil, acesse a rotina de conciliação. No módulo Contabilidade, acesse, "Módulos > Conciliação > Contábil".
Mês/Ano: Informe o mês que deseja realizar a conciliação.
Conta Contábil: Informe a conta contábil analítica que realizou o cadastro, conforme passo anterior.
Período: Para o mês/ano selecionado, é possível definir um intervalo de datas específico dentro do mês. Esta opção é útil quando o volume de lançamentos é grande, facilitando a localização e a conciliação dos lançamentos.
Dica: Após pesquisado os lançamentos, será habilitado o quadro "Filtros", com campos que poderão ser utilizados para agilizar a localização de determinado lançamento.
Observações:
Serão exibidos os lançamentos da conta, do período e de períodos anteriores, caso não tenham sido conciliados ainda.
Se, ao realizar a pesquisa, houver lotes não liberados, será exibido um alerta. Para resolver, acesse "Menu Consultas > Lotes", informe o período desejado e selecione a situação "Não liberado". Após localizar o lote, altere sua situação para "Liberado".
ABA NÃO CONCILIADOS
Na aba "Não Conciliados", serão exibidos os lançamentos a conciliar.
Ao clicar em “Pesquisar”,
serão exibidos os lançamentos contábeis. Para visualizar os detalhes das contas
contábeis de débito e crédito, clique no sinal de “+”.
Para editar um lançamento, clique no
ícone de lápis, será aberto a tela do lançamento para a edição.
Para conciliar um lançamento, selecione-o utilizando a caixa de seleção e, em
seguida, clique em “Conciliar (F12)”.
Dica: Para selecionar todos os lançamentos simultaneamente, marque a caixa de seleção conforme mostrado pela seta na imagem acima.
ABA CONCILIADOS
Na Aba "Conciliados", serão exibidos os lançamentos já conciliados.
Se for necessário desconciliar um lançamento, selecione-o utilizando a caixa de seleção e, em seguida, clique em
"Desconciliar(F4)"
Dica: Para selecionar todos os lançamentos simultaneamente, marque a caixa de seleção conforme mostrado pela seta na imagem acima.
Observação: Se o período no Fechamento Mensal já estiver marcado como conciliado, não será possível desconciliar lançamentos. Nesse caso, uma mensagem de alerta será exibida para o usuário.
FECHAMENTO MENSAL
Para iniciar o processo de conciliação, aconselha-se que antes o período seja bloqueado em "Menu Módulos > Fechamento Mensal".
Este procedimento garantirá que não sejam efetuados novos lançamentos no período, principalmente por engano, o que interferirá na conciliação.
Após concluída a conciliação de todas as contas, não havendo pendências, pode ser alterado o status na rotina de Fechamento Mensal, indicando que o período já está conciliado.
Se no período houver conta que está definida para conciliação obrigatória, no "Menu Cadastros > Conciliação > Contas a Conciliar", com lançamento não conciliado, não será possível alterar o status no fechamento mensal, sendo exibida uma mensagem de alerta ao usuário.