Conciliação Contábil

Ultima Atualização: 23/08/2024    Artigo de código : 5395             

A conciliação contábil é um processo essencial na contabilidade que visa garantir que os lançamentos contábeis de uma empresa estejam corretos e alinhados. O objetivo principal é identificar e corrigir divergências entre os lançamentos, assegurando a precisão das informações.


Para realizar a conciliação contábil, siga os passos a seguir.


CADASTRO DE CONTAS A CONCILIAR

Antes de iniciar a rotina de conciliação, é necessário cadastrar a conta contábil. No módulo Contabilidade, acesse, "Cadastros > Conciliação > Contas a Conciliar".



Classificação: Informe a conta contábil que será conciliada. 

Tipo de Conciliação: selecione a opção "Contábil".

Data Inicial: Informe a data de início da conciliação. 


Observação: O campo “Conciliação Obrigatória” não é um campo obrigatório. Ele funciona como um lembrete: se você realizar a transferência de resultados sem ter conciliado a conta, o sistema emitirá um alerta indicando que há contas pendentes de conciliação contábil.


CONCILIAÇÃO CONTÁBIL
Após cadastrado a conta contábil, acesse a rotina de conciliação. No módulo Contabilidade, acesse, "Módulos > Conciliação > Contábil". 


Mês/Ano: Informe o mês que deseja realizar a conciliação.

Conta Contábil: Informe a conta contábil analítica que realizou o cadastro, conforme passo anterior.

Período: Para o mês/ano selecionado, é possível definir um intervalo de datas específico dentro do mês. Esta opção é útil quando o volume de lançamentos é grande, facilitando a localização e a conciliação dos lançamentos.


Dica: Após pesquisado os lançamentos, será habilitado o quadro "Filtros", com campos que poderão ser utilizados para agilizar a localização de determinado lançamento.


Observações:

Serão exibidos os lançamentos da conta, do período e de períodos anteriores, caso não tenham sido conciliados ainda.

Se, ao realizar a pesquisa, houver lotes não liberados, será exibido um alerta. Para resolver, acesse "Menu Consultas > Lotes", informe o período desejado e selecione a situação "Não liberado". Após localizar o lote, altere sua situação para "Liberado".


ABA NÃO CONCILIADOS

Na aba "Não Conciliados", serão exibidos os lançamentos a conciliar.




Ao clicar em “Pesquisar”, serão exibidos os lançamentos contábeis. Para visualizar os detalhes das contas contábeis de débito e crédito, clique no sinal de “+”.





Para editar um lançamento, clique no ícone de lápis, será aberto a tela do lançamento para a edição.



Para conciliar um lançamento, selecione-o utilizando a caixa de seleção e, em seguida, clique em “Conciliar (F12)”.



Dica: Para selecionar todos os lançamentos simultaneamente, marque a caixa de seleção conforme mostrado pela seta na imagem acima.


ABA CONCILIADOS

Na Aba "Conciliados", serão exibidos os lançamentos já conciliados.




Se for necessário desconciliar um lançamento, selecione-o utilizando a caixa de seleção e, em seguida, clique em "Desconciliar(F4)"



Dica: Para selecionar todos os lançamentos simultaneamente, marque a caixa de seleção conforme mostrado pela seta na imagem acima.

Observação: Se o período no Fechamento Mensal já estiver marcado como conciliado, não será possível desconciliar lançamentos. Nesse caso, uma mensagem de alerta será exibida para o usuário.


FECHAMENTO MENSAL

Para iniciar o processo de conciliação, aconselha-se que antes o período seja bloqueado em "Menu Módulos > Fechamento Mensal".

Este procedimento garantirá que não sejam efetuados novos lançamentos no período, principalmente por engano, o que interferirá na conciliação.

Após concluída a conciliação de todas as contas, não havendo pendências, pode ser alterado o status na rotina de Fechamento Mensal, indicando que o período já está conciliado.

Se no período houver conta que está definida para conciliação obrigatória, no "Menu Cadastros > Conciliação > Contas a Conciliar", com lançamento não conciliado, não será possível alterar o status no fechamento mensal, sendo exibida uma mensagem de alerta ao usuário.



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