Cadastros - Estrutura dos Históricos Padrão
Ultima Atualização: 22/04/2025 Artigo de código : 5622        
O cadastro da Estrutura dos Históricos Padrão armazena os históricos, que são descrições detalhadas utilizadas na digitação de lançamentos contábeis.
Recomenda-se o uso do histórico padrão nos lançamentos contábeis para evitar erros futuros, especialmente em casos de envio da ECD (Escrituração Contábil Digital) e da ECF (Escrituração Contábil Fiscal).
Para acessar, siga o caminho:
"Cadastros > Históricos > Estrutura dos Históricos Padrão"

Insira o código de cadastro e o título do histórico. No quadro "Formatação", digite o texto que será considerado como o corpo do histórico. Para incluir textos variáveis, utilize o botão "A", que permite selecionar e inserir os campos dinâmicos disponíveis.

Campos da tela:
Código: Informe um código numérico de cadastro com até 4 dígitos.
Título: Atribua um título para identificar o histórico padrão. Esse título será uma descrição explicativa dos lançamentos efetuados ou importados no sistema. Este campo aceita letras e números, com até 25 caracteres. Este campo não será impresso nos relatórios como parte do histórico.
Descrição para Importação: Utilize este campo quando não quiser considerar a estrutura do histórico na importação de lançamentos (nesse caso o campo 'Formatação' deverá permanecer em branco) ou se quiser acrescentar uma informação que virá antes da estrutura. Essa descrição será utilizada somente nas importações de lançamentos vindos de outros sistemas, e será considerada quando marcadas as opções: "Considerar estrutura dos históricos padrão" e "Considerar campo Descrição para Importação", em "Utilitários > Importação > Lote Normal" ou "Lote Multi-Estabelecimento". Ela fará parte da composição do histórico dos lançamentos, da seguinte forma: DESCRIÇÃO PARA IMPORTAÇÃO + ESTRUTURA DO HISTÓRICO + COMPLEMENTO + HISTÓRICO ESPECIAL, conforme informações disponibilizadas no arquivo.
No quadro Utilização, marque o tipo de utilização mais usual, caso o histórico seja utilizado indevidamente, o sistema emitirá um alerta no momento do lançamento.
Lançamento referente a pagamento com cheque: Marque a opção para que no relatório da conciliação bancária, sejam listados os lançamentos não conciliados do extrato e da contabilidade, referente a conta bancária selecionada. Também, apresenta lançamentos referentes a cheques ainda não compensados pelo banco. Os lançamentos referentes a cheques serão identificados através da estrutura do histórico.
No quadro Formatação, inclua a formatação do histórico combinando descrições e campos variáveis. Estes campos aparecem entre os sinais < >.
Clique sobre seta ao lado da letra A para inserir os campos deste histórico. Poderão ser incluídos os seguintes campos:
Texto (uma linha): Permite efetuar a digitação de um texto com apenas uma linha. A tecla <ENTER> sai do campo de digitação do histórico.
Texto (múltiplas linhas): Permite efetuar a digitação de um texto com várias linhas. A tecla <ENTER> muda para a linha de baixo. Para sair do campo de digitação do histórico deve-se utilizar a tecla <TAB>.
Moeda: Permite digitar um valor, que será automaticamente formatado com pontos e duas casas decimais.
Número Inteiro: Permite digitar um número inteiro (sem casas decimais).
Código Conta Débito: Preenche automaticamente o campo com a conta reduzida a débito, separando com um traço a conta e o dígito verificador.
Descrição Conta Débito: Preenche automaticamente o campo com o nome da conta a débito.
Código Conta Crédito: Preenche automaticamente o campo com a conta reduzida a crédito, separando com um traço a conta e o dígito verificador.
Descrição Conta Crédito: Preenche automaticamente o campo com o nome da conta a crédito.
Data: Permite digitar uma data completa. O campo será automaticamente formatado com as barras (formato DD/MM/AAAA).
Mês/Ano: Permite digitar o mês e ano de uma data. O campo será automaticamente formatado com a barra (formato MM/AAAA).
No quadro Visualização/Teste: Visualize como este Histórico Padrão será mostrado no lançamento.