Apuração Mensal
Ultima Atualização: 12/05/2025 Artigo de código : 5640        
Por meio desta rotina, são calculados e apurados os tributos federais, estaduais e municipais. Para acessá-la, vá em, "Tributos > Apuração Mensal".
Informe o mês e o ano de apuração desejados e clique em "Calcular". Caso o período já tenha sido calculado anteriormente, o botão será exibido como "Recalcular".

Os valores apurados são exibidos na tela. A coluna "D/C" indica se o valor corresponde a um crédito ("C") ou a um débito ("D").

Para emitir os DARFs/Guias de Recolhimento, utilize a caixa de seleção "Emitir Guia" para escolher o tributo desejado e clique no botão "Emitir Guias".
Dica: Utilize a aba "Sicalweb" para emitir a guia com código de barras, por meio da integração com o sistema Sicalweb. Para saber mais sobre a rotina, CLIQUE AQUI.
Campos da Tela:
Estabelecimento - Código do estabelecimento a que se refere o tributo.
Tributo - Identificação do tributo.
Valor - Valor de recolhimento.
D/C - Indica se o valor do tributo é devedor ou credor.
Memória de Cálculo - Para cada tributo é gerada uma memória de cálculo para conferência. Para visualizá-la, clique no botão Emitir.
Emitir Guia - Selecione esta opção para que a guia seja emitida posteriormente.
Protocolar - Selecione esta opção para que a guia seja protocolada.
Botão Emitir Guias: Emite em tela todas as guias selecionadas. Para enviar para impressora, clique sobre o botão Inicia Impressão na barra de ferramentas (serão apresentadas duas guias na mesma página).
Observação: Para alguns tributos não há emissão de guia:
ISS: não emite a guia, pois esta varia entre os municípios, sendo em alguns casos emitida através de aplicativos próprios.
ICMS: esta guia é emitida somente para algumas Unidades de Federação. Para demais estados a guia deve ser emitida através de aplicativos próprios.
O check para emissão de guia será desabilitado se o tributo apurado no mês possuir saldo credor.