Campo Imposto: O usuário tem de selecionar para qual
imposto deseja fazer a inclusão de valores:
- ICMS
- IPI: Esta opção apenas ficará habilitada quando no cadastro da
empresa o campo Apur IPI estiver diferente de Não Apura.
- ICMS ST: Esta opção apenas ficará habilitada quando no
cadastro da empresa o campo UF estiver diferente de SP.
ICMS: Ao selecionar este imposto o usuário poderá cadastrar
valores em um dos campos abaixo:
- Crédito;
- Débito;
- Estorno Débito;
- Estorno Crédito;
- Dedução;
- Débito Especial.
IPI: Este campo habilita quando no menu Arquivos/ Empresas
Usuárias/Efiscal,campo Apur. IPI estiver cadastrado diferente de Não Apura. Ao
selecionar este imposto o usuário poderá cadastrar valores em um dos campos
abaixo:
- Crédito;
- Débito;
- Estorno Débito;
- Estorno Crédito.
Depois informe qual a periodicidade do IPI a ser cadastrada, este campo será
habilitado de acordo com o cadastro da empresa:
- Mensal;
- 1º Decêndio;
- 2º Decêndio;
- 3º Decêndio;
- 1º Quinzena;
- 2º Quinzena.
ICMS-ST: Este campo habilita quando no menu Arquivos – Empresas
Usuárias – Básico – campo UF estiver diferente de SP e no menu Arquivos/Empresas
Usuárias/Efiscal, campo Apur. S.T. estiver como Substituta. Depois de selecionar
este imposto selecione se o valor a ser cadastrado será:
- Crédito;
- Débito;
- Estorno Débito;
- Estorno Crédito.
Texto: Depois de informar o Imposto, é necessário informar
a ocorrência, ou seja, o dispositivo legal que permite este "ajuste" na
apuração.
Para cada estado varia a tela de inclusão de ocorrências:
Estado de São Paulo:
Ao acessar esta tela o usuário deve clicar no check e será aberta a tela
abaixo:
Nesta tela o usuário deverá selecionar o tipo de ocorrência, ou seja, o
dispositivo legal que permite este "ajuste" na apuração e informar os dados
solicitados para este ajuste na GIA do Rio Grande do Sul.
Clicando em Retornar, automaticamente a ocorrência selecionada ficará
selecionada no campo Texto
Obs. Para excluir a ocorrência lançada deve clicar no X.
Estado do Rio de Janeiro:
Ao acessar esta tela o usuário deve clicar no check e será aberta a tela
abaixo:
Nessa tela o usuário deverá selecionar o tipo de ocorrência, ou seja, o
dispositivo legal que permite este "ajuste" na apuração.
Clicando em
Selecionar Item, automaticamente a ocorrência selecionada ficará selecionada no
campo Texto
Obs. Para excluir a ocorrência lançada deve clicar no X.
Estado do Mato Grosso do Sul:
Ao acessar esta tela o usuário deve clicar no check e será aberta a tela
abaixo:
Nessa tela o usuário deverá selecionar o tipo de ocorrência, ou seja, o
dispositivo legal que permite este "ajuste" na apuração.
Clicando em OK,
automaticamente a ocorrência selecionada ficará selecionada no campo Texto
Obs. Para excluir a ocorrência lançada deve clicar no X.
Estado de Santa Catarina e Amazonas
Ao acessar esta tela o usuário deve informar manualmente no campo texto a
ocorrência, pois não existe tabela pré-definida de ocorrências para este estado:
Depois de informar a ocorrência e clicar em Gravar.
Obs. Para excluir a ocorrência lançada deverá clicar no X.
UF: Depois de informar o campo Texto, quando o tipo de
imposto estiver selecionado como ICMS ST é necessário informar a sigla da UF do
estado que está sendo feito este ajuste.
Esta informação será visualizada em Menu Movimentos/Apuração de ICMS ST
Interestaduais
E será utilizada para a geração da EFD - Escrituração Fiscal Digital.
Valor: Depois de informar o campo Texto o usuário deverá
informar o Valor do Débito, Crédito ou Estorno
Dados Adicionais: Este campo deverá ser preenchido quando no
cadastro da empresa estiver habilitado a opção EFD - Escrituração Fiscal
Digital.
Devido às inúmeras exigências para geração deste arquivo, depois de
preencher os dados de Ocorrência e Valor, o usuário deverá selecionar o Código
de Ajuste, Identificação do documento fiscal e Outros para a EFD.
Clicando no botão Dados Adicionais o usuário terá acesso à tela que é
dividida em 3 Abas:
Aba Código de Ajuste
Deve clicar em NOVO, o sistema já traz automaticamente o campo Tipo de
Apuração de acordo com o tipo de imposto selecionado na tela anterior, no campo
Imposto.
Clicando no ícone de Pesquisa o usuário poderá selecionar o Código do Ajuste
Para selecionar o código o usuário deve clicar duas vezes sobre código que ele
ficará automaticamente na tela anterior:
Obs. Esta tabela varia de acordo com o estado da empresa.
Aba Documento Fiscal
Acessando esta aba o usuário terá acesso à tela:
Clicando em Novo, deverá informar os campos abaixo quando o ajuste está sendo
feito com a emissão de um documento fiscal:
- Código: O usuário deve informar o código do cliente/fornecedor
da nota fiscal
- Modelo: O usuário deve informar o modelo da nota fiscal
- Série: O usuário deve informar a série da nota fiscal
- Subsérie: O usuário deve informar a subsérie da nota fiscal,
se houver.
- Número: O usuário debe informar o número da nota fiscal.
- Código do produto: O usuário deve informar referente à qual
produto está sendo feito este ajuste.
- Data da Emissão: O usuário deverá informar a data da emissão
da nota fiscal.
- Valor do Ajuste para Operação/Item: O usuário deve informar o
valor do ajuste.
Aba Outros
Acessando esta aba o usuário terá acesso à tela:
Clicando em Novo, deverá informar os campos abaixo quando o ajuste está sendo
feito com a emissão de uma guia de recolhimento atrelada à um processo judicial.
- Número doc. Arrecadação Estadual: O usuário deverá informar o
número do documento de arrecadação
- Número do Processo: O usuário deverá informar o número do
processo que deu origem ao pagamento;
- Origem do Processo: O usuário deverá qual a origem do
processo: SEFAZ, Justiça Federal, Justiça Estadual, Outros
- Descrição do Processo: O usuário deverá detalhar os dados do
processo.
- Descrição Complementar: O usuário deverá informar algum dado
adicional referente o pagamento, caso houver.
Obs. As orientações acima são aplicadas quando o tipo de Imposto
estiver como ICMS ou ICMS ST.
Quando o imposto estiver selecionado como IPI o usuário ao clicar no check
terá acesso à tela:
Nesta tela o usuário deve clicar no ícone pesquisa e selecionar qual o Tipo de
Ajuste está sendo efetuado:
Clicando duas vezes sobre o código de Ajuste automaticamente ele ficará
selecionado na tela.
Caso este ajuste esteja atrelado à um processo Judicial,
deverá informar os demais campos:
- Origem do Processo: O usuário deverá qual a origem do
processo: SEFAZ, Justiça Federal, Justiça Estadual, Outros
- Número do Processo: O usuário deverá informar o número do
processo que deu origem ao pagamento;
- Descrição do Processo: O usuário deverá detalhar os dados do
processo.