Cadastros de Tipos de Nota - Aba Manutenção

Ultima Atualização: 05/08/2024    Artigo de código : 5832             

Importante: Qualquer dúvida sobre Impostos ou Tributações específicas de sua empresa, consulte sua Contabilidade ou Posto Fiscal.

Campos de preenchimento Obrigatório:

Descrição: Campo somente para controle no sistema, facilitando assim a identificação da mesma no processo de emissão.

Espécie: Para Nota Fiscal Eletrônica informe a sigla NF-e ( Campo Obrigatório.) , para Nota Fiscal de Serviços informe a sigla NFS-e.

Mod. NF: Informe o código 55 para NF-e;

Modelo NF de Serviço (Mod. NFS): Campo de integração com o sistema E-Fiscal. Registre a informação para o livro fiscal na qual a nota é exportada, exemplos: 51,53 ou 56.

Tipo de Movimentação: selecione se esse tipo de nota refere-se a uma Entrada ou Saída. Desta forma, será apresentada no quadro Tipo de Nota, as opções de códigos de CFOP (Dentro do estado / Fora Estado), para selecionar, de acordo com esta operação.


Campos de preenchimento opcional:

Obs. NF (NFS-e e NF-e): Deve ser preenchido somente se esse tipo de nota utilizar sempre a mesma informação e/ou observação já pré-cadastradas no Menu Cadastros > Outros Cadastros > Observação para Nota Fiscal 

Inf. Complementares (somente NF-e): Deve ser preenchido somente se esse tipo de nota utilizar sempre a mesma informação e/ou observação já pré-cadastradas no Menu Cadastros > Outros Cadastros >  Informações Complementares. 

Importante: As Inf. Complementares são visíveis somente no XML, já a Obs.NF é apresentada no XML e DANFE.

Movimenta Estoque?: Esta opção refere-se a movimentação de estoque Entrada / Saída.

Operação de Saída:

"SIM": a quantidade de saída será deduzida/abatida do saldo de estoque do produto;

"NÃO": o saldo do estoque do produto não sofrerá alterações;

Operação de Entrada:

"SIM": a quantidade de entrada será somada ao saldo de estoque do produto;

"NÃO": o saldo do estoque do produto não sofrerá alterações;

NF Conjugada (Modelo NF-e 55): Indique Sim se a empresa emite Nota de Produto junto a Nota de Serviço. Verifique se o município permite este tipo de emissão.

Faturamento: deve definir se este tipo de nota vai somar/diminuir ou ignorar nos Relatórios de Faturamento.

Movimenta MP: Esse parâmetro permite definir se os Produtos do tipo "Matéria Prima" também terá movimento de saldo de estoque com lançamento utilizado esse Tipo de Nota, lembrando que no cadastro do produto o campo Tipo do Item deve estar como Matéria Prima. Indicando não o produto não terá a movimentação registrada no estoque. 

Utiliza Embalagens: informe se deseja que calcule os dados da embalagens para apresentação na nota fiscal, assim ao final da emissão da nota será apresentada a tela para que possa recalcular as embalagens.

Gera Duplicata: Habilitado como SIM, vai ser obrigatório informar a condição de pagamento na emissão e se integrado com o financeiro vai gerar duplicata no contas a receber/pagar.

Possui Fatura: Habilite a opção como Sim, para indicar se na NF, terá desdobramento das faturas (Duplicatas).

Retorno MP: é utilizado para notas de Retorno de Industrialização, quando em seu processo foi utilizado produtos do cliente.

Importante: Este parâmetro não é utilizado para emissão de NF-e (Modelo 55)

Valor a Complementar -  Itens para Prestação: Quando selecionado Itens para Prestação ao inserir o produto na NF, serão habilitados dois novos campos, onde pode informar se deseja somar/diminuir/ignorar o valor total do produto inserido.

Liberar Campos Aba NF-e Impostos: Ao selecionar o parâmetro na digitação da Nota Fiscal os campos da aba NFe\Impostos estarão liberados para digitação, ou seja, sistema não fará cálculos automaticamente, e todos os valores devem ser inseridos manualmente pelo usuário.


Campos de Preenchimento quando sistema possui Integração com os sistemas E-Fiscal / Contábil. Estas informações não são utilizadas para emissão de NF-e

PIS Lucro Real e COFINS Lucro Real: Configure se a empresa se enquadrar neste tipo de legislação.

Observação: Para calcular o PIS e COFINS nas notas, deve-se preencher a aba Serviços e Retenções.

CI Contábil: se refere ao código de integração do sistema E-Fiscal com o Contábil, como o sistema exporta as notas fiscais para o sistema E-Fiscal, e este para o Contábil. O código pode e ser registrado diretamente na emissão da NF.

Importante: O código deve ser fornecido pelo contador.

Os campos CI / CI IMP RETIDOS / CI PIS/COFINS: Servem para exportar informações de impostos, do sistema E-Fiscal para o sistema Contábil (Telecont).



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
5832