NFS-e - Tipo de Emissão WebService - Processo de Transmissão RPS/NFS-e (Nota Fiscal de Serviço)

Ultima Atualização: 08/08/2024    Artigo de código : 5857             

Após realizar todos os Cadastros, Configurações e Digitação do RPS no sistema, o processo de "Envio" para Prefeitura ocorrerá através do Módulo Emissor NFS-e, acesse Menu Processos > NFS-e ou pelo botão atalho "NFS-e".


Importante:

  1. A comunicação do sistema dependerá da conexão de internet do Prestador e da estabilidade de conexão com os servidores da Prefeitura.
  2. Não garantimos o processamento imediato dos arquivos, devido alguns Municípios terem tempos pré-estabelecidos para processamento dos arquivos enviados e retorno da resposta.


PASSO 1

Filtrar: Filtre os RPS's que deseja enviar e selecione.

1º Botão "Enviar RPS" - Clique para realizar o envio.


PASSO 2

Certificado Digital: Para Municípios que utilizam da "Autenticação por Certificado" deverá apresentar a janela para selecionar seu certificado digital.


Usuário e Senha/Token: Os Municípios que utilizam o método de "Autenticação" por "Usuário/Senha/Token", irá realizar a validação pelo dados que foram informados na Aba Configurações > Página 1.


API: Os Municípios que utilizam o método de "Autenticação" por "API", irá realizar a validação pelo dados que foram informados na Aba Configurações > Página 2.


PASSO 3

Apresentará o resultado Enviando com Sucesso quando todos os dados forem validados.


Erros de Validação: Caso tenha alguma configuração ou cadastro incorreto poderá apresentar erros de validação.

Erro de Autenticação: Poderá apresentar erros de "autenticação" relacionados ao: Certificado Digital, Usuário/Senha ou Token.

CLIQUE AQUI para verificar o passo a passo da correção desses erros.

 


PASSO 4

Avance para o 2º Botão "Consultar Situação", pode ser apresentados 3 Resultados: Em processamento, Processado com sucesso ou  Processado com erro.

"Em Processamento", deve clicar novamente no 2º Botão "Consultar Situação", até retornar "Processado com erro" ou "Processado com Sucesso".


a) Processado com erro

Retornou que o Lote de RPS enviado foi processado com erro:


Avance clique no 3º Botão "Consultar Lote" para retornar a apresentar o status:


Apresentará a janela Resultado de Mensagens ref. Erros, Alertas e Sucesso com Rejeição com o Código e Descrição do Erro.



A grande maioria das Rejeições ocorrem devido configurações incorretas dos cadastros.

1) Verifique o campo Descrição Solução Sugerida: este campo apresenta o que está incorreto na digitação do RPS.

2) Feche o Emissor NFS-e , com base no erro apresentando deverá verificar os: Cadastros de Tipos de Notas, Cliente/Tomador, Produto ou a Digitação do RPS/Nota fiscal.

3) Após correções tentar reenviar novamente.


Consultar Logs de errosPoderá também consultar as Rejeições nos arquivos LOGs gerados pelo sistema, para isso acesse a Letra Mapeada ou Disco Local C:\FatWin\Pasta com Código da Empresa \NFSe\Producao\NFSGerada\Log e verifique os arquivos: Contexto_Emitente_CNPJ_XXXXXXXXXXXXXX.log e  RPS_XXXXX.log, abra em bloco de notas.


b) Processado com Sucesso - Retornou que o Lote de RPS enviado foi processado com sucesso:


Avance clique no 3º Botão "Consultar Lote", para retornar a apresentar o status:


Apresentará a  janela Resultado de Mensagens ref. Erros, Alertas e Sucesso com o status  "Autorizada".


A mesma apresentará como "Autorizada no sistema".




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