PDV - Como realizar uma venda

Ultima Atualização: 30/04/2024    Artigo de código : 5896             

Siga as orientações abaixo para realizar uma venda no PDV:


PASSO 1

Para abrir a tela do caixa, utilize o menu Processo > PDV, pode acessar também pressionando a tecla F9 no seu teclado ou ainda, clique no atalho abaixo:



PASSO 2

Caso haja necessidade de informar o cliente na venda, poderá fazê-lo pressionando o botão [F2] - Cliente e depois clique nas reticências para pesquisar o cliente em seu cadastro.

Para selecionar o cliente, clique duas vezes sobre o cadastro.


PASSO 3

Se desejar, também pode informar um vendedor, clicando em [F3] - Vendedor.

Para selecionar, clique duas vezes no cadastro do vendedor


PASSO 4

 O PDV sempre trará o campo Quantidade preenchido como 1,00, no entanto, você pode alterar conforme a necessidade depois que clicar em [F5] - Quantidade.


PASSO 5

Clicando em [F6] - Desconto, poderá informar um valor de desconto específico para esse item.

É necessário informar o valor em dinheiro, no exemplo abaixo, o valor 10,00 indica que o desconto é de dez reais e não de dez por cento.


PASSO 6

No campo Código Produto, indique o código do produto, ou o código de barras (desde que esteja informado no cadastro do produto) ou clique no botão ‘’...’’ para procurar.

Em seguida clique no botão Pesquisar.

Na tela de pesquisa, a coluna que estiver selecionada em negrito definirá a ordem da listagem. No caso da imagem abaixo, a coluna selecionada é Descrição, portanto os produtos serão trazidos em ordem alfabética.


Repita o processo para localizar cada um dos itens que compõem a venda que está realizando.


PASSO 7

Caso insira algum produto incorreto, poderá excluir esse item, clicando em [F7] - Excluir Item e informe o item que deseja excluir.


PASSO 8

A opção [F8] - Cancela Venda cancelará todos os itens e voltará apresentar o caixa como livre. É usado em casos em que o cliente desiste da compra por exemplo.


PASSO 9

Após selecionar os produtos, para continuar a venda clique no botão [F9] - Forma de Pagamento, irá apresentar a tela para informar o CPF do seu cliente, caso não queira informar, pode clicar em Confirmar.


PASSO 10

Antes de escolher a forma de pagamento, pode dar um desconto no valor total da venda, e esse, pode ser em Porcentagem ou valor.

Da forma que está preenchido no exemplo abaixo, a venda terá 10% de desconto.


PASSO 11

Para selecionar a forma de pagamento escolhida pelo seu cliente, clique duas vezes sobre a forma de pagamento escolhida. Estas opções serão carregadas conforme cadastro prévio no Start, em Categorias > Compras e Vendas > Condições de Pagamento. Apresentará uma tela para que confirme o valor recebido.


O sistema sempre mostrará o valor total da venda, no entanto, você deve colocar o quando o cliente lhe entregou para que, assim, o sistema calcule o valor de troco ou restante, se for o caso.

No exemplo abaixo, informamos que o cliente pagou R$ 20,00 e, assim, o sistema calculou o troco correspondente.



PASSO 12

Se necessário, você pode cancelar a forma de pagamento utilizando [F7] Cancela forma de pagamento, como demonstrado abaixo:


PASSO 13

Caso o valor recebido informado seja menor que o valor total da venda, o sistema mostrará o valor restante e não permitirá que se conclua a venda até que o subtotal seja atingido.

Dessa forma, você pode informar mais de uma forma de pagamento, como no exemplo abaixo em que informamos o recebimento de R$ 100,00 em dinheiro e o restante no cartão "Mastercard 1x".


Para finalizar o cupom fiscal, clique no botão Finalizar Venda.


Observação: Ao finalizar as vendas para que elas sejam apresentadas automaticamente no Comercial e no Financeiro é necessário realizar a sincronização do Start com o PDV. CLIQUE AQUI e veja o passo a passo de como realizar esse processo.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
5896