Emissor Desktop - Como emitir uma Nota Fiscal de Entrada
Ultima Atualização: 29/05/2023 Artigo de código : 5940        
Para emitir uma Nota Fiscal de Entrada, siga as orientações abaixo:
PASSO 1
Acesse a aba Emissão > selecione a opção "Nota de Entrada";
PASSO 2
Realize o preenchimento da nota conforme a orientação abaixo:
Natureza: Informe a natureza de operação, se será uma nota de entrada de devolução, compra, etc.
Fornecedor: Informe o fornecedor que emitiu essa nota.
Origem: Se essa nota tem origem a alguma Fatura, Pedido ou Ordem.
Itens: Nesse campo irá selecionar os produtos que serão inseridos na nota, clicando no botão "Adicionar / Pesquisar" e em seguida "Pesquisar" novamente e apresentará todos os produtos cadastrados. Caso não tenha o produto cadastrado pode clicar em Adicionar Novo Produto e consegue fazer o cadastro no momento da nota.
Depois do produto inserido, apresentará dessa forma:
O botão Escolher Colunas serve para você escolher quais colunas deseja que apresente no grid de seu produto.
Clicando com o botão direito do mouse sobre o produto inserido na nota, abrirá as opções "Editar Produto" e "Remover Item", para entrar em seu produto e visualizar as informações que foram configuradas para tributação e poder realizar qualquer alteração, selecione a opção "Editar Produto";
Dados Adicionais: Caso a nota tenha alguma observação, pode preencher nesse quadro.
Substituto Tributário: Aqui, caso sua empresa seja substituto tributário e tenha inscrições estaduais em outros estados, deve informar a inscrição do estado destinatário.
Impostos, Bases de Cálculo e Totais: Nesses campos o sistema apresentará os cálculos e totais caso a nota seja tributada.
PASSO 3
Na aba Entrega, irá configurar caso tenha contratado transportadora para a compra do seu produto.
No campo Dest. Da Op. deve informar se será uma operação dentro do estado, interestadual ou com exterior.
Em Tipo de Atendimento deve informar se a compra é presencial, pela internet, Teleatendimento, presencial ou fora do estabelecimento ou operação não presencial, outros.
No quadro Frete, informe a Modalidade do frete, quem é o Transportador e se clicado no check box a opção “Endereço de entrega difere do endereço do destinatário” habilitará os campos para que informe os dados de endereço de entrega.
Quando contratado transportadora, deve informar também as informações da carga.
PASSO 4
Na aba Forma de Pagamento, caso a forma de pagamento seja parcelada, consegue discriminar até 24 parcelas, informe o número das faturas, o valor original, também tem o campo específico de desconto, caso tenha, e o valor líquido da fatura.
O campo Meio de Pagamento, deve informar a forma física, como o cliente irá pagar, essa informação será validada pela Sefaz no momento da transmissão, portanto é de preenchimento obrigatório e o sistema já terá todas as opções que conforme orientação da Sefaz.
Após clique no botão "Adicionar Duplicata" e informe o número da parcela no campo Observação, Vencimento, o Valor e clique em "OK", inserindo as parcelas o sistema vai somando e apresentando no campo Total da NFe.
PASSO 5
Na aba Notas Referenciadas, caso sua nota seja de devolução, precisa referenciar a nota do seu fornecedor, então nessa aba pode informar uma NF-e, CT-e ou uma Nota Fiscal modelo manual.
Finalizado a digitação da nota, clique em "Emitir NF-e", depois da nota autorizada, clicando em "Danfe" o sistema abre a nota autorizada para que consiga enviar por e-mail ou imprimir.
No botão "Histórico", consegue ver os detalhes da transmissão da nota e no botão "Exportar" consegue baixar o arquivo XML da nota.
O botão "OK", caso não queira emitir a nota no momento da digitação, clicando em "OK", sua nota fica salva para que consiga transmitir posteriormente.