IMPORTAÇÃO NFS-E - GINFES - Arq. Municipais NFS-E GINFES (Importação Municipal)

Ultima Atualização: 19/08/2020    Artigo de código : 5956             

Quando no menu Arquivos > Empresas Usuárias > Aba Escrita Fiscal > Campo Arq. Municipais estiver selecionado NFS-E GINFES (Importação Municipal).




O usuário deve acessar o menu Diversos > Importações > Importação NFS-e e nessa tela deve clicar na opção Buscar Arquivo (s) XML (s) e selecionar o arquivo gerado na prefeitura.



Realize as configurações necessárias e clique no botão Importar

Informações importantes:

Ao importar notas com chaves iguais, o sistema irá sobrepor as informações da nota e apagar as informações existentes nos botões Detalhar os Serviços e Impostos Retidos.

Se o mês/ano da tag Competência for diferente do mês/ano da data da emissão, o sistema irá importar a nota para o mês/ano da competência, e o dia o sistema irá preencher automaticamente com o último dia do mês da competência.

EX: tag DataEmissao 2011-08-01T10:39:18

Competência 07/2011

NF será importada no mês 07/2011 com data 31/07/2011.

Ao importar nota fiscal para o modelo 51 ou 53, o campo % IRPJ da tela de digitação da nota será automaticamente preenchido com o que estiver informado no cadastro da empresa, sendo que se a opção for Manual, o campo ficará em branco. Neste caso, deverá entrar nota a nota e informar manualmente o campo. 




Se os dados do tomador já estiverem cadastrados no sistema, os mesmos não serão importados, porém, se existir alguma diferença entre os dados do sistema e do arquivo, será criado um novo cadastro para o CNPJ/CPF do tomador como uma alteração cadastral.

Os itens da nota fiscal serão importados da seguinte maneira:

O sistema irá verificar a descrição desse serviço pela tag Discriminação. Se já existir um item com essa descrição, no menu Arquivos >  Cadastros > Serviços, o sistema não importará esse cadastro e irá considerar o cadastro já existente no sistema.

Caso não exista essa descrição, o sistema irá então importar esse cadastro no caminho indicado acima, criando como código o próximo código disponível no sistema.

O campo Data de Inclusão ou Alteração será preenchido com a data de emissão da nota fiscal.

Botão Configurações:

Se selecionada a opção Preencher o campo Código de Receita do IRRF com 1708, ao importar as notas, o sistema irá preencher todas as notas com a informação 1708.  



Se selecionada a opção Importar valores de PIS/COFINS/CSLL Retidos, serão importados os valores de PIS/COFINS/CSLL retidos. O campo Base de Cálculo da Retenção será preenchido com a informação do valor da nota e a data para compensação será preenchida com a data da nota, pois não existem estas informações no arquivo.



Obs.: Caso não existam valores de tributos retidos dentro do XML, não será demonstrada nenhuma informação referente a esses tributos.

O campo Atividade para o Simples Nacional somente deverá ser preenchido se sua empresa está enquadrada como Simples Nacional. Caso contrário, se informado o campo, será desconsiderado na importação.



Obs.:  O campo não abre se no cadastro da empresa, menu Arquivos > Empreas Usuárias > Aba Escrita Fiscal > Campo IRPJ não estiver como Simples Nacional.

Lançar Fatura:
Se a opção À Vista estiver selecionada, a fatura será lançada no sistema com vencimento na mesma data da nota fiscal. Se a opção À Prazo estiver selecionada, a fatura será lançada no sistema com vencimento 30 dias após a data da nota fiscal.

Exemplo: Nota fiscal com data de 14/07/2011, a data da vencimento da fatura será dia 13/08/2011.  



Cód. Int: Se for informado o código de integração, a integração com a contabilidade da baixa da fatura deverá ser feita de modo Off Line ou Via Arquivo, por meio do menu Diversos > Exportação de dados para a contabilidade.



Desconsiderar valores das notas canceladas: Somente selecione esta opção quando estiver importando somente a nota fiscal cancelada. No XML, não temos como identificar se a nota é cancelada ou não, sendo assim, todas as notas que forem importadas, com esta opção selecionada, ficarão sem valores.



Excluir NFS-e Substituída: Selecione essa opção caso queira excluir a nota que foi substituída por outra, mas que estão em períodos diferentes do que está sendo importado.

Ao selecionar essa opção e a nota substituída estiver fora do período de importação, a mesma deverá ser excluída e manter apenas a atual.

 

Exemplo:

Nota a ser substituída: número 10 mês 02/2017.
Nota substituidora: número 11 mês 03/2017.

Ao importar o arquivo do mês 03/2017 com a nota numero 11, na tag <NfseSubstutida> constará a nota 10. Se a opção estiver selecionada, a nota de numero 10 do mês 02/2017 será excluída e ficará apenas a de numero 11 no mês 03/2017.

Caso a nota substituta e substituída estiverem dentro do mesmo período, o sistema por padrão vai seguir as regras acima descritas.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
5956