- Descrição,
- Código de Unidade de estoque,
- Campo para Inventário,
- NBM/SH.
Se não estiver cadastrado o usuário clicando no ícone de pesquisa localizado à frente do campo Código do Produto, será aberto o cadastro de Produtos e Serviços EFD (2009) para que o usuário cadastre-o e depois selecione na tela de inventário
Depois de selecionado o produto, deverá informar os campos:
Quantidade: O usuário deverá informar a quantidade do produto, referente ao dia que o inventário será cadastrado.
Valor Bruto: O usuário deverá informar este campo o valor Bruto da mercadoria, acrescida a porcentagem de margem de lucro quando não houver informação no campo valor unitário do produto.
Obs. Se houver informação no campo Valor Unitário não é necessário preencher este campo.
Margem de Lucro: O usuário deverá informar o percentual do lucro utilizado pela empresa, este valor será aplicado sobre o Valor Bruto digitado e o resultado será informado automaticamente pelo sistema no campo Valor Unitário. ( Valor Bruto - % de Margem de Lucro = Valor Unitário do produto)
Obs. Se houver informação no campo Valor Unitário não é necessário preencher este campo.
Valor Unitário: O usuário deverá informar o valor unitário de aquisição do produto a ser inventariado.
Obs. Este campo será informado automaticamente este valor quando os campos valor bruto e margem de lucro estiverem preenchidos corretamente.
Alíquota de ICMS: O usuário deverá informar a alíquota de de ICMS do produto.
Alíquota Interna : O usuário deverá informar neste campo o a alíquota interna estadual do produto.
Obs. Este será habilitado quando no Menu Arquivos - Empresas Usuárias - aba Efiscal - campo Sub. Tribut. estiver cadastrado Método Anual.
Substituição Tributária:O usuário deverá informar neste campo o valor da base de cálculo do ICMS retido do produto.
Obs. Este será habilitado quando no Menu Arquivos - Empresas Usuárias - aba Efiscal - campo Sub. Tribut. estiver cadastrado Método Anual.
Conta Analítica Contábil: O usuário deverá informar neste o código da conta analítica contábil debitada/creditada do produto/serviço, que deve ser a conta credora ou devedora principal, podendo ser informada a conta sintética (nível acima da conta analítica).
Esse campo não é obrigatório, para fins de geração do arquivo da EFD.
Obs. Este campo somente será habilitado: - Se no cadastro da empresa o check EFD-Escrituração Fiscal Digital estiver selecionado
Estas contas contábeis são as contas do plano contábil da empresa, e não do plano referencial da Receita (utilizado no ECD).
Data do Inventário: O usuário deverá informar a data que o produto está sendo escriturado no inventário. Esta informação será levada para a geração do arquivo magnético Sintegra e EFD - Escrituração Fiscal Digital.
Obs. O sistema assumirá automaticamente o último dia do mês/ano ativo, permitindo alteração.
Código de Posse das Mercadorias Inventariadas: A partir de 01/2003 o usuário deverá informar informar o código de posse das mercadorias inventariadas conforme alteração na legislação - convênios 69/02 e 142/02
- Código 1: Mercadoria de propriedades do informante em seu poder. Quando esta opção estiver habilitada, não é necessário preencher os Dados do Possuidor da Mercadoria
- Código 2: Mercadoria de propriedade do informante em poder de terceiros. Quando esta opção estiver habilitada, é necessário preencher os dados do possuidor da mercadoria, ou seja, se a mercadoria é da empresa e está em poder de teceiros, o usuário deverá identificar o possuidor da mercadoria.
- Código 3: Mercadoria de propriedade de terceiros em poder do informante: Quando esta opção estiver habilitada, é necessário preencher os dados do possuidor da mercadoria, ou seja, se a mercadoria é de terceiros e está no estoque da empresa, o usuário deverá identificar quem é o proprietário da mercadoria (terceiro).
Obs. O sistema sempre trará definido o código 1, se precisar altere para o desejado. Para os códigos 2 ou 3 deverá ser informado o campo CNPJ - Insc. Estadual e o Estado (UF) da empresa que está em poder da mercadoria ou os respectivos dados da empresa que deixou a mercadoria com o informante.
Alíq. PIS : Este campo estará habilitado e preenchido quando no Menu Arquivos - Empresas Usuárias - O campo Pis/Cofins Lucro Real estiver habilitado. O sistema trará para este campo a alíquota de crédito do PIS informada no cadastro da empresa e permitirá alteração.
Alíq. COFINS: Este campo estará habilitado e preenchido quando no Menu Arquivos - Empresas Usuárias - O campo Pis/Cofins Lucro Real estiver habilitado. O sistema trará para este campo a alíquota de crédito do Cofins informada no cadastro da empresa e permitirá alteração.
Obs. As alíquotas acima serão deste campo serão aplicadas sobre o valor da Mercadoria e o resultado será lançado na coluna ?PIS, COFINS e ICMS RECUPERÁV.? do Livro de Inventário Modelo 1.(para empresas regime não-cumulativo)
Em menu Relatórios - Relatórios - Inventário o usuário poderá visualizar o Inventário Modelo 01 e Modelo 02
Botão Copiar: Este botão será utilizado para fazer cópia de movimentação anterior para o mês ativo.
Exemplo: a empresa possui digitação de Inventário em 12/2009 e deseja copiar as mesmas movimentações para 12/2010
O usuário deve ativar a empresa em 12/2010, acessar Menu Arquivos - Inventário - Produtos e clicar neste botão;
Ao clicar nesta opção, o sistema abre uma tela, para que seja informado o mês/ano de onde deseja copiar a movimentação, clicar em OK, será apresentada a mensagem:
Portanto ao selecionar SIM, caso haja alguma movimentação existente dentro deste mês/ano ativo, ao fazer a cópia esta movimentação será substituída pela movimentação do mês/ano que está sendo copiado.
Obs. Esta cópia não está ativa para cópias do ano de 2008 para 2009 pois o banco de dados foram alterados neste período.
Obs . Caso tenha escriturado inventário em 2003 antes da atualização do sistema versão 2.03 em 03/2003 os campos novos: (data do inventário e código de posse das mercadorias inventariadas), virão em branco, portanto ao gerar o arquivo magnético o sistema gerará com a data do último dia do mês em que a escrituração foi feita, mas no caso do código de posse não será possível que o sistema defina um código específico, este campo deverá ser preenchido antes da geração do arquivo magnético. No momento da cópia do inventário de um determinado mês que não estava preenchido este novos campos, os mesmos ficarão em branco, sendo necessário que sejam completados.
Para fins de geração da EFD - Escrituração Fiscal Digital, nas telas de lançamento do Inventário dos meses 11/2008 e 12/2008, foi criado o campo "Código do produto conforme cadastro novo (a partir de 2009)?. Isso porque esses períodos serão gerados no arquivo da EFD em 2009, caso exista movimentação.
Ao clicar no ícone de pesquisa à frente deste campo, será visualizado o Cadastro de Produtos/Serviços EFD (2009)
Neste campo, deverá ser informado o código do produto lançado, conforme novo cadastro de produtos (a partir de 2009), sendo assim, o sistema irá procurar o código do produto informado no lançamento (conforme cadastro de produtos até 2008), no novo cadastro de produtos (a partir de 2009). Ao encontrar, lançará o produto neste campo ?Código do produto conforme cadastro novo (a partir de 2009)?.
Obs. Caso o produto lançado esteja cadastrado apenas em 2008, cadastre o produto também em 2009 (Menu Arquivos - cadastros - Produto/Serviços - EFD (a partir de 2009) e informe o código no campo ?Código do produto conforme cadastro novo (a partir de 2009)?.