GERAR CST DE PIS E COFINS NOS PRODUTOS - Rotinas especificas
Ultima Atualização: 26/07/2022 Artigo de código : 6108        
Nesta rotina "Menu Utilitários > Rotinas Especificas > Gerar CST de PIS/COFINS nos produtos", poderá ser informado o CST de PIS e COFINS, tanto de entrada quanto de saída, no cadastro dos produtos, de forma automática, agrupando por código de NCM ou por intervalo de produtos.
Observação: Esta rotina não deve ser utilizada com frequência, uma vez que sua finalidade é simplesmente completar o cadastro de produtos já existentes na base com informações novas, de forma mais rápida
NCM: Informar um intervalo de NCM que será usado para alteração.
Item: Informar um intervalo de item que será usado para alteração.
Considerar o CST informado na tela: Se marcada esta opção, serão consideradas para atualização no cadastro dos produtos as informações desta tela.
Considerar o CST informado no NCM: Se marcada esta opção os campos 'CST de Entrada, CST de Saída e Codificação EFD' ficarão desabilitados. Serão consideradas para atualização no cadastro dos produtos as informações da tela 'Cadastro de CST por NCM'.
Parametrizar NCM: Ao clicar neste botão abrirá a tela 'Cadastro de CST por NCM' para ser efetuada a parametrização desejada.
CST de Entrada: Informar CST de entrada desejado.
CST de Saída: Informar CST de saída desejado. De acordo com o CST de Saída, será habilitado o campo Codificação EFD.
Codificação EFD: Para CST de PIS/COFINS 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08 e 09: habilita o campo para que, através desta seleção, a Codificação EFD seja informada.
Para CST de PIS/COFINS 01, 49 e 99: não habilita este campo.
Grupo: Informar o grupo de produto desejado.
Ao clicar em OK, após ter sido efetuada a parametrização desejada, todos os produtos do filtro terão os campos de CST de PIS e COFINS atualizados.
Observação: É possível alterar somente produtos que não possuem CST informado. Para isso, não marcar as opções "Regravar se já cadastrado". Se estas opções forem marcadas, mesmo para os produtos que já estejam com o CST de PIS/COFINS informado em seu cadastro, será efetuada a atualização conforme o CST definido na tela ou na parametrização do NCM.
Pode também, ser alterado somente o CST de entrada, ou somente de saída, bastando para isso deixar em branco o campo de CST que não se pretende alterar.
Considerar o CST informado no NCM : Se o usuário selecionar a opção Considerar o CST informado no NCM o sistema vai buscar a configuração do botão Parametrizar NCM.
Ao clicar no botão Parametrizar NCM o sistema vai trazer as informações já configuradas:
Também permite que o usuário inclua um novo NCM e parametrize de acordo com a sua necessidade ou o usuário pode importar NCM utilizados através da opção IMPORTAR NCM.
Do cadastro de produtos: Será importado o NCM e o CST PIS/COFINS do cadastro de produtos.
De outra empresa: Será importado o NCM e o CST PIS/COFINS da empresa selecionada.
Empresa: Selecionar a empresa de onde deseja importar as informações do NCM. Este campo só será habilitado quando a opção 'De outra empresa' estiver marcada.
Regravar registros existentes: Sobrepõe os dados já registrados, atualizando o cadastro de CST por NCM, conforme informações de onde está sendo importado.
Deletar registros existentes: Deleta os registros existentes e importa os novos conforme informado nos campos acima.
Depois que o usuário definir se vai considerar o CST informada na tela ou se vai considerar a CST do NCM ele pode definir se deseja utilizar a opção : Regravar se Já Cadastrado.
Com essa opção habilitada todo o cadastro será ajustado e se tinha uma informação diferente da configurada a mesma será apagada e incluída a informação configurada nessa tela.
Com a opção Regravar se Já cadastrado desabilitada somente serão ajustados os cadastros que os campos estiverem em branco.