SISTEMA - Erros de acesso ao servidor ( Provedor TCP e erro ao localizar SERVIDOR\INSTANCIA ESPECIFICADO )
Ultima Atualização: 18/09/2020 Artigo de código : 6218        
O erro "não foi possível localizar SERVIDOR\INSTANCIA especificada", pode ser gerado por uma série de problemas, abaixo estão as formas de correção mais comuns.
- Passo 1:
Primeiramente vá até a máquina SERVIDOR e identifique se o serviço do SQL Server está ativo.
- Passo 2:
Abra abrir a tela de serviços, segure a bandeira do Windows + R e digite "services.msc"
- Passo 3:
Feito isso, irá apresentar a seguinte tela. O nome do serviço estará escrito dessa forma: SQL Server (MGC) (o que está em parentes pode variar entre clientes).
Verifique que o serviço está rodando, mostrando que ele está ativo. Caso não esteja, clique com o botão direito em cima no servidor e clique em iniciar.
A primeira correção está completa, caso tenha feito todo esse procedimento e o erro ainda assim persista, iremos seguir para o próximo passo.
- Passo 4:
Como sabemos que o serviço está ativo, o erro pode estar ocorrendo por conta de um bloqueio. Então na máquina do cliente cole o seguinte link e o execute:
suporte2.ebs.com.br/UTIL/SQL ports.rar
Esse processo irá liberar as portas do SQL.
Porém, se o erro persistir, provavelmente a instância do SQL está errada, então na tela de serviços de novo iremos verificar se existe outra instancia do sistema.
- Passo 5:
Como podemos verificar existe 2 instâncias (MGC) e (SQL2017). Como já sabemos que o Minha Gestão Contábil não funciona na tela de configurações do sistema, mude a instância de MGC para SQL2017.
- Passo 6:
Realizado o processo, clique em Gravar e se tudo estiver correto, a tela de login irá aparecer.
Estes são os procedimentos básicos, o erro ainda pode ocorrer após todas essas correções.
Caso isso aconteça, o HelpDesk deverá ser acionado pois se trata de um problema mais grave.