Afastamento - Funcionário afastado por auxílio-doença não aparece na Folha de Pagamento
Ultima Atualização: 24/10/2022 Artigo de código : 6253        
Para verificar porque não está saindo na folha de pagamento o funcionário afastado por auxílio-doença, acesse: "Cadastros > Cadastro de Funcionários > Funcionários > Movimentação" verifique a data do afastamento se está preenchida corretamente.
O sistema irá calcular o proporcional
aos dias trabalhados no Evento 1 – Salário Normal e os 15 primeiros dias será
no evento 63 – Dias de Afastamento (Mensalista) ou evento 64 – Horas
Afastamento (Horista), dependerá se o cadastro do funcionário for Mensalista
ou Horista em “Cadastros > Cadastro de Funcionários > Salário”.
Neste caso, como ele é mensalista, na sua folha deve gerar o evento 63
- Dias de Afastamento.
Após verificar, estorne a folha de pagamento do “Mês/Ano” que não
está aparecendo na folha, realize o procedimento somente do funcionário
afastado na rotina: “Utilitários > Estorno do Cálculo da Folha Mensal”,
marcando a opção “Estornar Movimento”.
Após calcule a folha somente do
funcionário afastado em “Módulos > Pagamento Mensal > Cálculo da
Folha”.
Observação: Não realize movimentação de afastamento se houver
folha de pagamento processada. A alteração da movimentação poderá levar informações
incorretas para a folha de pagamento e estornar a mesma. A data de retorno para
afastamentos superiores a 15 dias, informe somente quando o funcionário
retornar a empresa.
Para conferir a folha do funcionário,
acesse: “Consultas > Holerite” e veja se sai o evento de
afastamento corretamente.
Importante: Verifique com sua consultoria trabalhista se o
funcionário afastado por auxílio-doença tem direito ao recolhimento dos
impostos, como FGTS, INSS, IRRF, assim como os outros descontos se podem ser
efetuados pela Empresa.