Eventos - IOB Diagnóstico eSocial
Ultima Atualização: 29/09/2022 Artigo de código : 6283        
O diagnóstico dos eventos é diferente dos demais cadastros, pois além de verificar campos não preenchidos conforme o layout, irá validar se o evento está com as incidências corretas conforme a legislação.
A verificação das incidências será realizada a partir da "Rubrica para eSocial" vinculada a cada evento. Através da rubrica, que utiliza uma tabela padrão do eSocial, foi efetuada uma criteriosa análise junto a legislação e mapeadas as incidências adequadas, assim, com a parametrização realizada em cada evento, o sistema irá validar com o mapeamento e exibirá um alerta quando houver divergência.
Serão analisadas: incidência de INSS, incidência de FGTS, incidência de IRRF, integração em DSR, integração de média em férias, 13º salário e aviso prévio.
Estas divergências não impedirão a geração do arquivo, pois cabe a cada empregador efetuar a análise do caso e decidir como será a incidência.
O eSocial não irá rejeitar o arquivo, porém em caso de divergências poderá acarretar problemas futuros com os órgãos competentes.
Outro fator importante, é que esta validação, análise e redefinição das incidências seja realizada com antecedência e, quando do início da entrega ao eSocial esteja tudo corretamente parametrizado. Isso irá evitar geração de processamentos incorretos e necessidade de retificações, visto que o processo de retificação é bastante complexo e rigoroso no eSocial.
O diagnóstico de eventos poderá ser verificado direto na tela de cadastro, evento por evento, bem como, pode ser executado para todos os eventos de uma única vez.
Diagnóstico na tela de cadastro:
Ao acessar o cadastro de qualquer evento o ícone do diagnóstico irá mostra o status do evento, podendo ser:
Verde: Cadastro apto. Todos os campos preenchidos e sem divergência em incidências/integrações.
Amarelo: Cadastro apto com advertência. Há divergência em incidências/integrações.
Vermelho: Cadastro não apto. Há campos obrigatórios sem preenchimento.
Exemplos:
a) O evento 36 não está apto, pois não foi vinculado nele a Rubrica para eSocial. Esta informação é essencial para a geração do evento ao eSocial e deve ser corrigida no cadastro.
b) O evento 36 está com advertência, pois segundo a legislação, para eventos relacionados a rubrica 1207- Comissões, percentagens, produção, deve ser calculado o reflexo no DSR. O evento do exemplo está sem marcar a opção Integra DSR.
Neste caso é uma advertência. Deveria integrar, porém, cabe a empresa decidir ser vai enviar ao eSocial sem esta integração.
c) O evento 9 está com advertência, pois segundo a legislação, para eventos relacionados a rubrica 1003- Horas extraordinárias, deve incidir INSS e FGTS. O evento do exemplo está sem marcar ambas as incidências.
Neste caso é uma advertência. Deveria incidir, porém, cabe a empresa decidir ser vai enviar ao eSocial sem esta incidência.
d) O evento 6 está com advertência, pois segundo a legislação, para eventos relacionados a rubrica 1203- adicional de periculosidade, deve ser calculada a média em férias, 13º salário e aviso prévio. O evento do exemplo está sem marcar as integrações na aba Integrações.
Neste caso é uma advertência. Deveria integrar, porém, cabe a empresa decidir ser vai enviar ao eSocial sem esta integração.
DIAGNÓSTICO DE TODOS OS EVENTOS
Acesse:
"eSocial>IOB Diagnóstico eSocial" para realizar a verificação de todos os cadastros de uma só vez, inclusive para todos os eventos.
Desta forma é possível efetuar o diagnóstico, visualizar os cadastros com problema, acessar estes cadastros a partir da tela e emitir relatório.
Orientações:
Para o eSocial, serão enviados somente os eventos ativos. Caso tenha algum evento sem a correta parametrização, mas que não é utilizado em nenhuma empresa, para que ele não afete a geração dos arquivos, pode ser alterado para Inativo.
Alguns eventos podem apresentar advertência de incidência, mesmo estando corretos no cálculo. Por exemplo, eventos de férias pagas em rescisão. Estes eventos não têm incidência de IRRF e devem ter seus cadastros devidamente alterados, se houver esta advertência. Mesmo que, no cálculo da rescisão esteja tratando corretamente em função de outro parâmetro do sistema.
Alguns eventos tem o campo Rubrica para eSocial bloqueados, pois, há regras diferentes para geração ao eSocial e o evento pode ter mais de uma rubrica conforme cada caso. Por exemplo, o evento 34 que está associado a duas rubricas e depende do valor para ser uma ou outra, bem como para tributar ou não os impostos. Nestes casos, não será efetuado o diagnóstico, pois ele é baseado na rubrica para o eSocial e esta validação será interna.