Autônomos - Múltiplos Vínculos

Ultima Atualização: 20/10/2022    Artigo de código : 6284             

- Quando o autônomo tiver mais de um vínculo, deve informar os múltiplos vínculos do mesmo em "Módulos > Autônomos > Cadastro > Cadastros de autônomos".

- Campo ocorrência para GFIP, informe o código 5 (M. Vinc. Não exposto a agente nocivo). Clique em gravar, depois clique no botão "Outros Vínculos".



- Nesta tela devem ser cadastradas as outras empresas que o Autônomo presta serviço, informando a Base de INSS nestas empresas.

- Com isso, no cálculo do autônomo, será realizado o cálculo pela Base de INSS no outro vínculo.

- Podem ser cadastradas diversas empresas. Estas informações, serão consideradas também na geração do eSocial.


- Razão Social: Informar a razão social da outra empresa que o diretor trabalha.

- CNPJ/CPF Outro Vínculo: Informar o CNPJ ou o CPF da outra empresa que o diretor trabalha.

- Ordem de Cálculo: Informe um número para ordem de cálculo, este campo irá definir a ordem para que o sistema possa calcular corretamente o desconto de INSS.

- Quadro Situação: Informe se o Outro Vínculo cadastrado está Ativo ou Inativo.

- Quadro informação de valores: Neste quadro pode ser definido:

- Informar mensalmente: Com esta opção selecionada, o campo Base de INSS ficará desabilitado, e deverá ser digitado mensalmente o valor Base de INSS da outra empresa pela rotina "Módulos > Autônomos > Digitação para Múltiplos Vínculos".
 
- Valor Fixo: Se o valor da outra empresa for um valor fixo, ou seja, igual em todos os meses, pode ser informado nesta tela e será considerado automaticamente em todos os meses ao efetuar o cálculo de INSS do Autônomo conforme o critério escolhido para cálculo dos múltiplos vínculos.
 
- Base de INSS: Informar o valor da base do INSS na empresa.

- Retido pelo Teto Máximo: Ao marcar esta opção, será considerado que o vínculo já reteve o teto de INSS e o sistema não irá descontar INSS no cálculo do Autônomo.

Quadro Tipo de Contrato: Neste quadro deve ser definido:

- Empregado ou Contribuinte individual: Informe se o contrato no outro vínculo é de Empregado ou Contribuinte individual. Esta informação é fundamental para a correta apuração do INSS do segurado, visto que, no caso de contribuinte individual, a alíquota é 11% ou 20% (se entidade filantrópica).
 
- Categoria para eSocial: Informe a Categoria para eSocial, que deve ser informada para a geração das informações de outros vínculos no arquivo S-1200.

Em seguida deve realizar o cálculo do recibo pela  rotina "Módulos > Autônomos > Pagamentos" ou "Módulos > Autônomos >Pagamentos com Informação de Eventos".

Observação: se no cadastro do autônomo, a aba cálculo de recibo, estiver habilitado a opção calcular recibo junto com a folha mensal , deverá calcular pelo menu "módulos > pagamento mensal > cálculo da folha".



Base de cálculo: múltiplo vinculo 2.000,00 + valor do serviço prestado 1.500,00 = 3.500,00

3.500,00 * 11% = 385,00

Valor do evento 976 = 385 - 220 (já descontado na outra empresa) = 165,00


A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
6284