Integração Contabilidade - Exportação dos Impostos Federais PIS, COFINS, CSLL e IRPJ
Ultima Atualização: 23/09/2016 Artigo de código : 642        
O usuário terá acesso à exportação dos impostos federais acessando o Menu Diversos/Exportação de dados para contabilidade /Botão Impostos Federais.
Neste item, deverão ser configurados os dados para exportação dos valores da apuração dos impostos PIS, PIS Lucro Real, COFINS, COFINS Lucro Real, IRPJ e CSLL.
- O sistema também considera os valores da apuração do Módulo Imposto.
- Os impostos Federais sempre serão exportados por meio da modalidade off-line.
Exportar os Impostos PIS, COFINS, CSLL e IRPJ conforme:
- Valor Bruto: Será transportado o valor dos impostos, sem as retenções, créditos e deduções.
- Valor a Pagar: Será transportado o valor à pagar, com todas as deduções já realizadas.
Dados da Exportação:
- Exportar: Para fazer a exportação dos impostos, selecione este campo, caso contrário, deixe-o vazio. O sistema trará este campo vazio como padrão, se necessário, altere. Os campos abaixo somente serão habilitados se o campo "Exportar" estiver selecionado.
- Débito: Informe a conta contábil reduzida que deseja debitar o valor do imposto, a mesma deverá estar cadastrada no plano de contas contábil.
- Crédito: Informe a conta contábil reduzida que deseja creditar o valor do imposto, a mesma deverá estar cadastrada no plano de contas contábil.
- Histórico: Informe o histórico, o mesmo deverá estar cadastrado na contabilidade.
- Dia: Informe o dia que deseja contabilizar o imposto. Obs.: O mês e o ano serão considerados conforme período a ser exportado. Se neste campo for informado 31, ao exportar os meses nos quais não existe esse dia, será considerado o último dia do mês.
- Complemento do Histórico: Informe o texto que deseja exportar para o campo "Obs." da tela de digitação dos lançamentos contábeis. Esta informação será levada para contabilidade nos relatórios Diário e Razão. Caso queira exportar o mês de referência dos impostos para o complemento do histórico na contabilidade, sem que seja necessário alterar mensalmente a descrição do campo "Complemento do Histórico" da tela de exportação, configure no campo "Complemento do Histórico" da tela de exportação a formula: <MES/ANO>, onde neste caso, o sistema substituirá essa fórmula pelo mês/ano de referência do imposto.
- Exemplo: Supondo que seja exportado o período de 10/2013 a 11/2013 e no complemento do histórico esteja informado PIS. No sistema Folhamatic Contabilidade, no campo "Complemento de Histórico" do mês 10/2013 irá constar "PIS 10/2013" e no mês 11/2013, irá constar "PIS 11/2013". Obs.: Se o campo complemento estiver vazio, na contabilidade também ficará vazio.
Exportar os Impostos acima unificando Matriz e Filial (is):
Para exportar os valores dos impostos unificando matriz e filial (is), selecione o campo. Este campo somente será habilitado se a empresa for matriz. O sistema trará este campo vazio como padrão, se necessário, altere.
Exportar valor de imposto menor que R$ 10,00:
- O sistema trará como padrão este campo selecionado, porém permitirá alteração quando estiver habilitada a opção "Valor a Pagar".
Clique em "OK" para gravar e depois "Sair".
Importante: Os impostos IRPJ e CSLL serão exportados conforme o cadastro da empresa, campo IRPJ.
- Se selecionado Lucro Presumido, o valor a ser exportado será correspondente ao trimestre (último mês do trimestre).
- Se selecionado Estimativa, o valor exportado será referente ao mês.
- Se no cadastro da empresa ativa na aba Escrita Fiscal, no campo "Integração com Telecont - Configuração" estiver selecionado Genérica, as configurações desta tela serão iguais para todas as empresas que estiverem como genérica e, se no cadastro estiver como Específica, esta tela será especifica para a empresa.
A sua opinião é muito importante para nós:
Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo. Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.
Enviar