Importação Extrato Bancário - Conciliar Documentos lançados no Contas a Pagar e Receber com Documentos registrados no Arquivo OFX/OFC para Lançamento Bancos

Ultima Atualização: 24/07/2024    Artigo de código : 6498             

O registro importado do arquivo, será "Vinculado" com Títulos de Contas a Pagar ou Receber.

Os títulos serão baixados (Liquidados) e serão gerados no processo "Lançamento de Bancos".


PASSO 1

Acesse o menu "Processos > Importação Extrato Bancário" ou clique no botão "Importar Extrato".


a) Diretório (OFC/OFX): Selecione o caminho onde está salvo o arquivo de Extrato Bancário que baixou do seu banco para importação e clique no botão "Importar":


b) Botão Limpar -  Ao clicar no ícone do "Pincel" apresentará a mensagem: "Deseja limpar as informações?". 
 Quando selecionado a opção "SIM", limpa tudo e não grava nada.
 Quando selecionado a opção "Não", aborta ação e volta para a tela principal do processo;

c) Dados do Banco: Deverá estar cadastrado no sistema em Menu Cadastros > Bancos, para que na importação do arquivo o sistema reconheça automaticamente, carregando na tela, os dados: Cód. Banco/Banco /Descrição do Banco/Agência /C. Corrente /Poupança e Logotipo.

Observação: Caso possua o mesmo banco cadastrado mais de uma vez no sistema, ao clicar no botão "Importar", retornará a mensagem: "Foi identificado mais de um banco com a mesma numeração. Escolha o banco que deseja conciliar os lançamentos". Neste momento, o usuário deverá verificar qual é o correto e selecionar.


d) Mov. (Valores): Após a leitura do arquivo o sistema efetua uma somatória dos valores de crédito e débito e apresenta os valores totais.
e) Saldo Anterior: O sistema vai carregar o saldo anterior do cadastro do banco no sistema à data inicial do arquivo 
f) Período a Período: Apresentará da data Inicial e Final dos registros do arquivo importado.
g) Saldo Final Arquivo: Esta informação é carregada do arquivo importado: OFC: TAG LEDGER  / OFX: TAG BALAMT


PASSO 2
Lançamento/s
a) Loc.: apresentará uma Lupa, caso no sistema exista um documento de mesmo valor e banco, do qual consta no arquivo.
b) Data: Carregará a Data da Transação;
c) Histórico: Carregará a Informação constante na TAG MEMO do arquivo OFX;
d) Valor: Visão Financeira: quando for um Débito terá o sinal (-) frente ao valor, caso contrário tratar como crédito.
e) Saldo: apresentará valores com base no saldo bancário atual.
f) Conciliado: Após editar o documento, este campo ficará selecionado, pronto para ser lançado no processo Lançamento Bancos

Para editar o lançamento clique duas vezes no desenho da coluna "Editar":


PASSO 3
Na tela de edição, no quadro "Lançamento/s Relacionados", visualizará o documento lançado no Contas a Receber ou a Pagar, que o sistema já identificou.
Para editar este documento, clique duas vezes no desenho da coluna "Editar"

Abrirá a tela de "Baixa", para implementar as demais informações.


Ao clicar em "Confirmar", na tela de Baixa, na coluna "Conciliado", o documento ficará selecionado:


Em seguida, clique no botão "Gravar":


Na tela Principal, o documento também ficará conciliado. 


Em seguida clique no botão "Conciliar"


No processo de Contas a receber, o documento foi liquidado:


Ações Sugeridas: Quando em menu "Outros > Configurações > Cheques no Lançamento Bancário?" estiver "Sim", o Nro. Doc. a ser lançado no banco é o informado no campo Nº Cheque, caso contrário, será o número do título.

Nº Conta -  recebe informação manual.

Nº Cheque - recebe informação manual.


Importante: Quando o sistema Financeiro possuir a integração com o sistema Contábil,  em menu "Outros > Configurações > Contabilidade" o parâmetro igual "Sim", os campos abaixo serão preenchidos automaticamente, conforme regras descritas com as informações já cadastradas no sistema. Caso não tenha a integração com a Contabilidade, irá carregar as contas em branco.


Os campos da tela BAIXA, não são de preenchimento obrigatório:


a) Nº Conta: recebe informação manual

b) Nº Cheque: recebe informação manual

c) Conta Crédito: Deverá carregar a conta contábil do banco se preenchido quando valor for (-) negativo;

d) Conta Débito: Deverá carregar a conta contábil do banco se preenchido quando valor for (+) positivo;

e) Centro de Custo Contábil: Deverá carregar a  C.C Contábil;

f) Hist. Contábil: Deverá carregar conta Hist. Contábil ;

g) Observação Baixa: Se usuário quiser copiar o histórico e abreviar;

h) Conciliado: Recebe após conciliar o lançamento. Para reverter para branco basta um clique;

g) Botão Confirmar: Após preenchimento ou não dos campos existentes na tela de "Baixa", ao sair e clique no botão "Gravar" será considerado conciliado. Caso feche no (X) não concilia.



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