Módulo Financeiro - Como configurar a Taxa Administrativa de Operadora de Cartão de Crédito
Ultima Atualização: 02/05/2023 Artigo de código : 6500        
O
Módulo Financeiro do Start faz o controle financeiro das taxas
administrativas pagas para as operadoras de cartão de crédito. Essa rotina só pode ser usada por usuários que possuem o módulo Financeiro e Comercial do sistema Start.
Para realizar
essa configuração em seu sistema, siga o passo a passo abaixo:
PASSO 1
Acesse o Menu Principal > selecione a opção "Opções". Entre na aba Vendas e selecione um Plano de Contas para as receitas de vendas, depois clique no botão "OK";
PASSO 2
Acesse a aba CATEGORIAS > dentro de Financeiro selecione
a opção Plano de Contas > clique no botão "Novo
Plano de Conta". Informe um Nome para esse novo plano
de contas (Exemplo: Taxa Cartão), e na opção Tipo deverá
selecionar a opção "Despesa", depois clique no botão "OK";
PASSO 3
Ainda na aba CATEGORIAS > dentro de Compras e Vendas selecione a opção Condição de Pagamento > clique no botão "Nova Cond. de Pagamento" e realize um novo cadastro de cartão conforme a orientação abaixo:
Meio de Pagamento: indique a opção "Cartão";
Tipo de Documento: informe se é um Cartão de Crédito ou Débito;
Taxa de administração: informe a taxa do seu cartão
Plano de contas padrão para taxa de administração: selecione o Plano de Contas que cadastrou no Passo 3 anteriormente, exemplo: Taxa Cartão;
PASSO 4
Quando incluir um Pedido de Venda e clicar no botão "Receber", irá apresentar as condições de pagamento que possui cadastrado com 1 parcela ou à vista. Se a condição de pagamento cadastrada no Passo 4 anterior não for parcela única, zere o valor recebido na linha do Dinheiro que já aparece preenchido automático e clique no botão "Adicionar Outros Tipos de Pagamentos..."
Irá abrir a tela abaixo para que seja selecionada a Condição de Pagamento, no campo Meio de Pagamento selecione a opção Cartão e logo abaixo no campo Forma de Pagamento selecione a opção que deseja, clicando no botão "OK";
PASSO 5
Irá apresentar a(s) parcela(s) e o valor de cada parcela, clique no botão "Concluir Recebimento (F10)" ou então na tecla F10 do seu teclado;
PASSO 6
Irá apresentar a aba Financeiro, no exemplo abaixo o Pedido de Venda possui o Valor Total de R$ 100,00 e a taxa administrativa da operadora de cartão é de 2%. Dessa forma o valor total a receber que é enviado ao Financeiro, será o valor de R$ 98,00 (R$ 100,00 - 2% = R$ 98,00) e o valor das parcelas também são apresentadas já subtraindo o valor da taxa do cartão;
PASSO 7
No Módulo Financeiro acesse a aba PROGRAMAÇÃO > e selecione a opção "Contas a Receber", entre no documento que foi criado referente a essa venda, selecione a parcela que irá lançar o recebimento e clique no botão "Lançar Recebidos";
PASSO 8
O sistema irá apresentar os dois Planos de Contas, o da venda e o da taxa do banco. O Plano de contas da Venda será apresentado o valor total da parcela sem o desconto da taxa, no caso o valor da parcela é R$ 50,00 e no Plano de Contas da Taxa do Cartão o valor de 2% em cima do valor da parcela, que seria R$ 1,00. Ao lançar o recebimento desse valor, clicando no botão "Lançar Recebimento", o sistema irá lançar o valor de R$ 49,00;
PASSO 9
Os recebimentos que foram lançados serão apresentados na aba LANÇAMENTO, clicando sobre a sua Conta. Os valores lançados de recebidos será exatamente o valor que entrou em sua conta, descontando o valor da Taxa do Cartão;