Simples Nacional - Como lançar a receita dos últimos 12 meses
Ultima Atualização: 09/08/2024 Artigo de código : 6565        
PASSO 1
Criação de base extra tributável.
Para realizar o lançamento do saldo dos últimos 12 meses de receitas do Simples Nacional, primeiramente deverá realizar o cadastro de uma base extra tributável.
"Cadastros > Genéricos > Bases Extras Tributáveis/Valores Extras Tributados", clique em "Novo" e preencha as informações, conforme exemplo:
Importante: No campo "Tributação para o Simples Nacional" deve ser informado o anexo correspondente à atividade da empresa. Caso a empresa possua receitas e/ou serviços que comportem anexos diferentes, devem ser cadastradas base extra para cada um.
PASSO 2
Lançamento da Base Extra Tributáveis.
Acesse em "Lançamentos > Bases Extras Tributáveis".
No campo
"Base Extra Tributáveis", informe o código criado anteriormente no cadastro, informe a
"Data de Lançamento" para qual mês se refere e sua receita (valor), após, clique em "
Gravar".
PASSO 3
Recalculo da Receita.
Após realizar o lançamento de todos os meses, acesse "
Utilitários > Recalculo de Receitas do Simples Nacional" e realize o recalculo das receitas.
"Tributos > Simples Nacional > Demonstrativo para Preenchimento do PGDAS" habilite a opção "Discriminar Receitas dos últimos 12 meses" e confirme as receitas.