Módulo Financeiro - Configuração para realizar a Exportação Contábil (Auditoria Financeira)

Ultima Atualização: 16/02/2023    Artigo de código : 6629             

Nessa rotina são gerados os arquivos com as Baixas Financeiras de Clientes e fornecedores, ou seja, serão enviados tanto as receitas quanto as despesas para os sistemas Minha Gestão Contábil e Office Contábil.


PASSO 1

Acesse o Módulo Financeiro > Financeiro > Auditoria Financeira;


PASSO 2

Preencha os campos da tela de Auditoria e clique no botão Salvar, para guardar as parametrizações realizadas.


Informações Complementares:

Segue abaixo o detalhamento de cada opção da tela de Auditoria Financeira:

Nome do contador: Informe o nome do contador responsável pela administração da sua empresa.

E-mail do contador: Informe o endereço de e-mail do seu contador.

Período:

Mensal: Indique o dia em que deseja que seja realizada a exportação indicando uma data fixa (campo DIA) por exemplo dia 01, dessa forma o sistema realizará o envio sempre no dia 01 de cada mês. Pode selecionar uma data variável também, poderá indicar por exemplo, na primeira segunda -feira e, assim, toda primeira segunda-feira do mês será gerada a exportação, independente de qual seja a data.

Quinzenal: Indique as datas que encerram a primeira e a segunda quinzena do mês e, assim, o sistema realizará o envio das informações para a contabilidade           

Semanal: Selecione o dia da semana que deseja realizar o envio das informações

Personalizada: Escolhendo essa opção irá informar o período que deseja realizar o envio das informações.

Envio Automático: Selecionando o check box "Habilita envio automático e recorrente" o sistema enviará os dados da exportação automaticamente para o e-mail do contador na data definida de acordo com o período, mostrada como "Próximo envio".

Enviar agora: Poderá utilizar quando houver a necessidade de enviar os dados dos lançamentos imediatamente.

Salvar arquivo: Nesta opção, ao invés de enviar o arquivo de maneira online, serão gerados arquivos no formato "txt" com os dados a serem enviados para a contabilidade.

SaldoCli.txt - exporta os dados das programações a receber

SaldoFor.txt - exporta os dados das programações a pagar

BaixaCli.txt - carrega os dados dos recebimentos de contas a receber

BaixaFor.txt - carrega os dados dos pagamentos de contas a pagar


Prefere ver um vídeo? CLIQUE AQUI


Para realizar a importação do arquivo gerado siga o passo a passo abaixo, de acordo com o sistema que utiliza:


MINHA GESTÃO CONTÁBIL

PASSO 1

Acesse a aba Módulos> Auditoria Financeira> Baixa Automática de Títulos;



PASSO 2

Selecione o Arquivo salvo em seu computador, o Tipo de Nota, se Cliente ou Fornecedor e a Origem dos Saldos, que neste caso será Arquivo Texto;

Atenção: Os arquivos devem ser gerados com os nomes “BAIXAFOR.TXT” e “BAIXACLI.TXT”, ao gerar o arquivo no seu sistema Start, já serão gerados com estes nomes (não deverá alterar o nome do arquivo). Na tela, selecionar o diretório onde está localizado o arquivo, selecionar o tipo de nota e clicar em Carregar. O sistema faz uma validação no arquivo e se houver erros ou advertências, emite um relatório. Não será possível carregar um arquivo que contenha erros.

Ao carregar, serão exibidos na grid da esquerda os títulos/parcelas constantes no arquivo. No grid da direita serão exibidos os títulos em aberto na Auditoria Financeira neste mesmo período.

 

Considerar lançamentos até: No campo "Considerar lançamentos até", traz por padrão a data do Windows, permitindo alteração. Este campo informa até que data devem ser considerados os lançamentos efetuados nos títulos (baixas, ajustes, etc) para fins de composição do saldo.

 

O campo é necessário porque alguns usuários efetuam a baixa do título em data futura (procedimento não usual nem recomendável), fazendo com que o saldo do título apresentado na tela não leve em consideração estas baixas. Neste caso, a data a ser informada neste campo deve ser posterior à data atual, justamente para que sejam apresentadas todas as baixas efetuadas nos títulos.



PASSO 3

Serão exibidos os títulos/parcelas constantes no arquivo de importação;


Em Baixa Automática é possível baixar automaticamente os títulos/parcelas. O sistema localiza o título conferindo os seguintes campos: CNPJ, NOTA, PARCELA, DATA DE VENCIMENTO e VALOR ORIGINAL. Após, faz uma segunda baixa, conferindo os seguintes campos: CNPJ, DATA DE VENCIMENTO e VALOR ORIGINAL. Durante o processo, os títulos baixados serão automaticamente excluídos da tela, e serão transportados para a aba Baixados.

 

Para efetuar a baixa, no arquivo será necessário ter a informação da “Forma de Pagamento”. Este campo será utilizado para gerar o Caixa/Banco do pagamento, para contabilização. Será considerado o campo “Identificação p/ Auditoria” do cadastro de Caixa/Banco, em Cadastros\ Contabilização, do Fiscal.

 

Observação: Após a Baixa Automática, caso reste ainda algum título cuja baixa não tenha sido possível observando-se os critérios acima, é possível baixá-los manualmente. Para isso selecione um título da esquerda e um título da direita e clique em Baixar (ou utilizar a tecla F2). Nesta baixa o sistema verifica apenas se  o CNPJ do arquivo confere com o da Auditoria, e se o valor da baixa é menor ou igual ao saldo em aberto do título. Caso o título na Auditoria financeira tenha sido gerado pela opção de inclusão de saldos de títulos a partir dos saldos contábeis (títulos gerados com número de nota igual a 999999 e número de parcela igual a 999) será possível baixar o título mesmo que o CNPJ do arquivo não coincida com o CNPJ do título na Auditoria.



OFFICE CONTÁBIL


PASSO 1

Acesse o menu Utilitários > Importação de Dados por Arquivo Texto > Movimentos - Baixa de Títulos;




PASSO 2

No campo "Selecione o Diretório, selecione a pasta onde se encontra o arquivo texto a ser importado;



Atenção: Neste campo irá selecionar a pasta onde está o arquivo e não o arquivo.


PASSO 3

Após clique na opção referente ao tipo de importação que está realizando, sendo "Baixa de Cliente ou Baixa de Fornecedor”;




PASSO 4

Em seguida selecione o mês referente a importação;



PASSO 5

E após clique em Iniciar. Será apresentado a mensagem de atenção. Caso não tenha realizado a Importação do Arquivo ainda, clicar em SIM, para continuar a Importação;



Importante: O arquivo deverá estar de acordo com o layout de importação, que poderá ser encontrado através do menu Relatórios > Listagens > Layout de Importação de Dados > Movimentos ou através do botão "Imprimir Layout" presente na própria rotina de importação de movimentos. Ao gerar o arquivo no seu sistema Start, já será gerado de acordo com o layout.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
6629