Para configurar o cadastro de Notas Fiscais de Revenda de Mercadoria com Substituição Tributária, Tributação Monofásica e Antecipação com Encerramento de Tributação, para empresas enquadradas no Simples Nacional, siga os seguintes parâmetros:
NATUREZA DE OPERAÇÃO
Acesse "Cadastros > Genéricos > Natureza da Operação", informe o CFOP e clique em "Incidências". Na tela de configuração, informe a "Variação" utilizada e verifique se o campo "Tributação pelo Simples Nacional" está definido como "Revenda de Mercadorias".
ESCRITURAÇÃO FISCAL
Acesse "Lançamentos > Consulta", localize a nota fiscal e vá para a aba "Itens". Selecione o produto e clique na aba "ICMS". Verifique se os campos estão preenchidos da seguinte forma:
Origem CST: "9 - Simples Nacional".
Situação Tributária: "101 - Simples Nacional - Tributada com permissão de crédito".
Acesse a aba "Itens". Selecione o produto e clique na aba "PIS/COFINS". Verifique se os campos estão preenchidos da seguinte forma:
Situação Tributaria: "7 - Operação Isenta da Contribuição".
Atenção: Após gravar as informações conforme citadas acima, clique em "Calcular Bases".
Após realizar as conferências e verificações de CFOP e escrituração, prossiga com a apuração dos tributos e integração com o PGDAS. Acesse "Tributos > Apuração Mensal", informe o "Mês/Ano" e clique em "Calcular". Quando aparecer a mensagem de integração com o PGDAS, clique em "Sim". Na tela que se abrir, confirme os valores e clique em "Integrar com o PGDAS".