Cadastro de Produto - Aba Estoque
Ultima Atualização: 13/08/2024 Artigo de código : 6854        
Na aba Estoque do cadastro de seus Produtos, pode visualizar o Saldo Atual do Produto e todas suas movimentações.
Saldo Atual: É apresentado neste campo a quantidade disponível em seu estoque atualmente.
Quando a configuração dentro do menu Outros > Configurações > aba Estoque > opção: "Controlar o Estoque em Poder de Terceiros" estiver selecionada como "Sim", a movimentação será feita pelos processos onde indica os departamentos cadastros como Terceiro.
Saldo Atual: Substitui o campo Saldo Atual;
Saldo com Terceiro: Indica a quantidade desse produto que está alocada em Departamento em poder de terceiro.
Saldo Total: Realiza a somatória do saldo disponível e saldo com terceiro.
Detalhes: Ao clicar na opção, o sistema detalha a quantidade que possui em cada departamento desse produto. Conforme exemplo a seguir:
Código Local de Estoque: Campo apenas informativo, poderá indicar onde está o produto no seu estoque físico. O cadastro de Local de Estoque é realizado no menu Cadastros > Produtos/Serviços > Local de Estoque.
Estoque Mínimo: É a quantidade mínima que se deve ter no estoque para este produto, por exemplo se o estoque mínimo é 5 unidades/quilos/litros (depende da forma de trabalho da empresa), isto significa que quando o saldo deste produto chegar a 5 o usuário poderá visualizar em relatórios dizendo que o saldo atingiu o mínimo exigido pela empresa.
Através do relatório no sistema do Estoque: Menu Relatórios > Auxiliares > Materiais abaixo do mínimo, irá visualizar esta informação.
Estoque Máximo: Na mesma regra do estoque mínimo, o sistema informa através de relatório, quando a quantidade do produto atinge a quantidade máxima estipulada pelo usuário.
Através do relatório no sistema do Estoque: Menu Relatórios > Auxiliares > Materiais acima do máximo, irá visualizar esta informação.
Ponto de Pedido: É a quantidade estipulada pelo usuário para que o sistema informar o momento em que se deve realizar uma nova compra do produto, para que não fique abaixo do Estoque Mínimo.
Lote Mínimo de Compra: Caso a sua empresa trabalhe com controle de lote, poderá estipular uma quantidade de lote mínimo, quando for realizar alguma compra.
Tipo de Inventário: Campo utilizado apenas para integração com o Módulo Fiscal, cadastro feito no Menu Cadastros > Outros Cadastros > Tipo de Inventário.
Último Custo: O campo é atualizado a cada nota de entrada realizada, conforme configuração no Menu Outros / Configuração / Aba Estoque e no Cadastro de Produto / Aba Tributos, no quadro Considerar Crédito de Tributos para Cálculo do Último Custo nas Notas Fiscais de Entrada. O resultante do valor de entrada, menos os impostos, conforme configurado no sistema.
Exemplo: Valor total produtos - Impostos (IPI / PIS / COFINS / ICMS) / Quantidade = Último custo.
Valor Unitário: O campo é atualizado a cada movimentação de entrada, indicando sempre qual foi o último valor unitário do produto.
Dias para entrega: Informe a quantidade de dias que leva para a entrega desse produto.
Controla Lote/Série: Caso a sua empresa faz controle de lotes com prazo de validade para este produto (sistema PEPS e UEPS), então neste campo informe Lote se o produto tiver um número de série que seja controlado, informe a Série.
Controla Validade?: Caso a sua empresa realize o controle de validade por Lote/Série, selecione a opção "Sim". Se esse controle não for realizado, selecione a opção "Não".
Rastreabilidade NF-e: Se deseja rastrear essas informações do Lote/Série e Validade nas NF-e emitidas, selecione a opção "Sim". Se esse controle não for realizado, selecione a opção "Não".
Movimentações: Nesta tela serão apresentadas todas as saídas e entradas deste produto no sistema, seja ela por compra, venda devolução, requisição, ordem de produção, saldo inicial, ajustes e digitação de saldo inventário.
Para gravar o cadastro de Produto, clique no botão "Gravar", na parte inferior esquerda da tela.