Como configurar os Parâmetros do Sistema - Configurações - Aba Máscara de Códigos

Ultima Atualização: 03/11/2025    Artigo de código : 6894             

Nesta aba configure as máscaras para cadastros de produto, grupos, subgrupos, centro de custo, departamento, local de estoque e lote/série.

Nenhuma imagem disponível

Produto: Indique como deseja que o código de produto seja realizado no sistema. Sugestão do sistema que letras seja representada pela letra L e número pelo 9, Ex: Produto com 5 dígitos preencher o campo com 99999, assim ao realizar o cadastro o sistema apresenta o número sequencial. 

Observação: O campo de produto permite no máximo 30 dígitos.  

Importante: Lembrando que o sistema não permite alteração do campo após efetuada a configuração e os cadastros. Na tela o sistema já deixa dois alertas sobre alterações, sendo:

1 - Se o código do produto é alfanumérico, possui diferença entre maiúsculas e minúsculas.

2 - Não efetuar alterações após configurar as máscaras e realizar as movimentações. Se tentar realizar a alteração, a mensagem a seguir é apresentada bloqueando a ação "Existem cadastros com essa Máscara. Exclua os registros e após efetue a alteração".

Nenhuma imagem disponível

Qtd. Máxima de Dígito Cód. Produto: Indique qual é a quantidade máxima que deseja para o cadastro do produto, assim não pode digitar a mais que o permitido, se limitando no máximo 14 dígitos quando possui a integração com o Sintegra e Office Fiscal.

Grupo e Subgrupo: Indique como deseja que a máscara dos grupos e subgrupos sejam cadastrados no sistema. Estes cadastros permitem a divisão dos produtos no sistema, como, por exemplo, marcas e modelos, ao realizar a configuração e cadastro, pode vincular no cadastro do produto, o sistema permite visualização de relatórios por grupo e subgrupo, como, por exemplo: Relatório de Vendas/Resumo por Produto/Grupo ou Produto por Cliente/Grupo; Relatório de Faturamento/Faturados por CFOP/Grupo entre outros.

Centro de Custo: Utilizado para controlar os gastos dos setores da empresa, sabendo assim o que possui de despesa e receita para cada centro de custo cadastrado. Este processo possui finalidade de controle, quando possui integração com o módulo Financeiro, pode administrar quais os títulos foram gerados para cada centro de custo.

Campo obrigatório nos processos Pedido de Venda e Nota Fiscal: Ao habilitar o campo de centro de custo não pode ficar em branco, informe para qual centro de custo deseja destinar o valor do processo.

Departamento: Utilizado para divisão de locais que o estoque da empresa se encontra, este cadastro apenas se torna obrigatório após configurar a máscara. 

Lembrando: O estoque pode estar em departamentos diferentes, porém realiza a somatória de todos os departamentos é o mesmo que o valor do estoque total do produto. 

Hoje este cadastro é responsável pelo controle de produtos industrializado por terceiro, quando a empresa realiza algum processo produtivo em terceiros, assim ao gerar o Bloco K possui o controle do que foi produção própria e por terceiros. 

Departamento Interno: Quando apenas controla os produtos que a empresa produz, assim ao inserir a máscara para departamento em todos os processos que possui movimentação dos processos, deve preencher o campo correspondente.

Nenhuma imagem disponível

Departamento de Terceiro: Para empresas realizaram o processo produtivo em terceiros, além de configurar a "Máscara de Departamento" deve indicar em "Outros > Configurações > Estoque", a opção "Controla Estoque em Poder de Terceiro" como "Sim". Assim, em todos os processos é apresentada a tela para indicar qual o estoque interno e de terceiro que deseja alocar o produto, controlando o que está no estoque da empresa e do seu fornecedor (terceiro).

Nenhuma imagem disponível

Exibir no Pedido de Venda e NF, apenas produtos com saldo no depto: Ao habilitar esta opção apenas será possível inserir os produtos que possuem saldo positivo no departamento selecionado.

Locais de Estoque: Permite inserir cadastros de locais para identificar onde o produto se encontra no estoque físico, ao realizar o cadastro o vínculo é feito no "Cadastro de Produto > aba Estoque". Este cadastro não é obrigatório.

Qtd. Máxima de Dígito Cód. Locais: Indique qual será a quantidade máxima que deseja para o cadastro de locais de estoque, assim o usuário do sistema tem o bloqueio quando ultrapassar a quantidade permitida.

Lote/Série: Indique a máscara que deseja para realizar o cadastro de lote e série para acompanhar o produto. 

Observação: Campo permite até 21 caracteres, contando com o espaço. 

Os módulos Faturamento e Estoque, possibilitam o controle de "Lote" e "Série" por produto. 

Lote: Produto produzido em grande escala e precisa de um controle de fabricação. Por exemplo: Remédio.

Série: Produtos que possuem sua especificação numérica única. Por exemplo: Carro - chassi. 

Através dos dados de lote é possível direcionar uma quantidade de mercadoria para um lote que terá uma data de validade. Ideal para controle logístico de PEPS e UEPS ou para produtos que tem um número único de série. 

Qtd. Máxima de Dígito Cód. Locais: Indique qual será a quantidade máxima que deseja para do lote/série no sistema, bloqueando o usuário ao inserir uma quantidade diferente da permitida.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
6894