Configurações - Manifesto de Documento Fiscal (MDF-e)
Ultima Atualização: 12/07/2024 Artigo de código : 7152        
Atenção: Para emissão de Manifesto de Documento Fiscal é necessário ter o credenciamento junto a Sefaz do seu estado(normalmente o credenciamento para emissão de NF-e ou CT-e já habilita para emissão do MDF-e), verifique com o seu consultor tributário (escritório de contabilidade) o procedimento para credenciamento junto a Sefaz do seu estado.
PASSO 1
Acesse o menu "Configurações > Manifesto de Documento Fiscal".
PASSO 2
Note que existe o botão Habilitar Ambiente de Produção, ao lado também consta o botão Habilitar Contingência. A contingência só pode ser habilitada quando a Sefaz do seu estado estiver indisponível para autorização do MDF-e, e autorizar em seu portal a emissão em ambiente de contingência (quando a contingência do sistema está desabilitada o botão fica como Habilitar Contingência).O sistema vem com o ambiente de homologação (ambiente de testes da Sefaz) habilitado para cada tipo de nota. Nesse ambiente você pode emitir os documentos e os mesmos podem ser autorizados Sem Valor Fiscal.
Para emitir o MDF-e com Valor Fiscal clique em "Habilitar Ambiente de Produção".
Atenção: Alguns estados podem exigir a emissão de documentos em homologação para liberar o credenciamento, antes de habilitar essa opção confirme com a sua contabilidade como funciona o processo de credenciamento da Sefaz do seu estado.
Será aberta a tela a seguir, informando que caso tenha digitado ou emitido algum MDF-e em ambiente de homologação ele será automaticamente excluído do sistema e reforçando que a ação é irreversível, ou seja, ao Habilitar Ambiente de Produção não tem como voltar o seu MDF-e para Ambiente de Homologação (teste), para finalizar esse processo clique em Ok.
PASSO 3
Caso a empresa (CNPJ configurado no cadastro da empresa) já seja emitente de MDF-e por outra conta do NF-e, ou por outro sistema, é necessário configurar a Série do MDF-e e o Próximo Número do MDF-e, conforme o último documento emitido.Exemplo: Último MDF-e emitido e autorizado com Série: 2 Número: 100, nesse caso no sistema seria configurado a Série de MDF-e: 2 e o Próximo Número do MDF-e: 101.
Caso a empresa nunca tenha emitido esse tipo de documento, a série e o próximo número se iniciam em 1.
PASSO 4
Caso possua algum número de documento autorizado para download indique o número do documento para autorização do download do XML dos MDF-e emitidos pela empresa, essa integração permite que o CNPJ/CPF inserido nesse campo receba de maneira automática os XML's autorizados.
PASSO 5
Agora clique em "Salvar Configurações do MDF-e".
Importante: Nosso compromisso é com você e estamos aqui para te apoiar da melhor forma sempre. Caso possua dúvidas sobre a rotina utilizada criamos uma ferramenta para otimizar o seu atendimento, basta clicar no ícone da nossa assistente virtual que fica no canto inferior direito do seu IOB Emissor.
Saiba que foi um prazer te ajudar, até breve!