Cadastro de Transportadora
Ultima Atualização: 26/09/2024 Artigo de código : 7316        
O sistema possibilita o usuário cadastrar as transportadoras que fazem a logística dos materiais distribuídos pelo fornecedor, podendo ainda amarrar estas transportadoras em alguns processos do sistema (Orçamento, Pedido de Venda, Nota Fiscal de Saída) ainda é possível deixar registrado no cadastro de cliente esta informação, desta forma ao selecionar o cliente em um dos processos o campo transportador é preenchido automaticamente, podendo ser alterado se necessário.
Importante: É de extrema importância o preenchimento de todos os campos seja realizado com informações corretas e validas, pois ao vincular na nota fiscal a Secretária da Fazendo (SEFAZ) realiza a validação dos campos.
Para cadastrar uma nova transportadora acesse o menu "Cadastros > Transportadora".
PASSO 1
Na aba Acesso, podemos visualizar os cadastros já gravados, efetuar uma busca selecionando uma das ordens disponíveis para pesquisa.
Caso queira acessar um cadastro já existente selecione o mesmo e dê um duplo clique para abrir o registro.
Para incluir um novo cadastro clique na opção "Incluir" e automaticamente é gerado um código numérico sequencial.
Para iniciar os registros do cadastro pressione a tecla "Enter" do seu teclado para abrir a aba manutenção.
PASSO 2
Para a aba Manutenção, indique os dados cadastrais da transportadora, conforme as informações a seguir:
Campo Pessoa indique se a empresa é Pessoa Física ou Jurídica, sendo:
a) Física: Indique o CPF.
b) Jurídica: Informe o CNPJ, o sistema habilita o botão para acesso ao site da RFB (Receita Federal do Brasil), ao clicar na opção será apresentado o CNPJ que digitou no cadastro e clique em consultar. Apresentará a janela com a frase "Não sou um robô", marque a caixa de seleção e será carregada uma nova janela com imagens e uma frase indicando o que dever ser feito. O sistema preencherá automaticamente os campos de Razão Social, Endereço e CNAE, os demais campos devem ser preenchidos manualmente.
Inscrição Estadual: Informe o número de Inscrição Estadual quando Contribuinte de ICMS, poderá confirmar se o contribuinte encontra-se com situação "Ativa" consultando o seu cadastro no (s) site (s) do Sintegra ou Cadastro Centralizado de Contribuinte (CCC). O campo Inscrição Estadual é vinculado ao campo Contribuinte de ICMS. O preenchimento não é obrigatório, porém após o preenchimento este campo é validado pela SEFAZ, importante que a informação esteja correta, assim não ocorre erros de validação e rejeição na nota fiscal. Caso não possua informe ISENTO, informe com letras maiúsculas e no gênero masculino.Contato: Informe o contato que possui junto a transportadora. Campo não é obrigatório.
E-mail: Indique o e-mail para contato da transportadora, podendo optar para envio do DANFE quando indicar na nota fiscal, opção pode ser configurada no NF-e / Parâmetros / Pagina 2. O campo não é obrigatório Atuação: Indique qual a atuação da transportadora, campo apenas informativo, não sendo obrigatório o preenchimento.
Placa e UF da placa: Caso possui um veículo único, indique os dados da placa, o preenchimento não é obrigatório, porém ao preencher a placa é obrigatório informar a UF, regra aplicada para o inverso também. Estas opções são possíveis alteração na emissão do pedido de venda e na nota fiscal.
Importante: Ao realizar o preenchimento dos campos, será validado pela SEFAZ, sendo assim preencher com os dados corretos.
Cadastro Efiscal: Possui a funcionalidade registrar o código que a transportadora se encontra cadastrada no sistema Office Escrita Fiscal, ou seja, o sistema Faturamento em integração com o sistema Fiscal no momento da primeira exportação (geração do arquivo FML) é gerado este código de integração.
Importante: Não aconselhamos a exclusão do cadastro depois de iniciada sua utilização, pois pode ocasionar inconsistências nos registros existentes com este cadastro.