Rejeição 521 - CFOP de Operação Estadual e UF do emitente difere da UF do destinatário para destinatário contribuinte do ICMS

Ultima Atualização: 09/08/2024    Artigo de código : 74             

A Rejeição 521 - CFOP de Operação Estadual e UF do emitente difere da UF do destinatário para destinatário contribuinte do ICMS, irá ocorrer  quando for emitida uma Nota Fiscal indicando que a Operação é Interna (Estadual) e a UF do Emitente da NF-e for diferente da UF do Destinatário. Para conferir a UF do emitente e do destinatário, siga as instruções abaixo:


PASSO 1
Acesse o Menu Cadastros > Empresas > entre no cadastro da empresa que esta fazendo a emissão da nota e na aba Manutenção, confira o Estado informado no cadastro dela. No exemplo abaixo, a empresa emitente está localizada no Estado de São Paulo (SP).


PASSO 2
Dentro da digitação da sua Nota Fiscal, passe com a tecla ENTER pelo campo Cliente e verifique o Estado do seu cliente. No exemplo abaixo o cliente é do Rio de Janeiro (RJ).


PASSO 3
Como o emitente é de um estado diferente do destinatário, ainda dentro da digitação da sua Nota, acesse o botão Dados da NF-e > verifique se no campo Ind. Dest. Operação está indicado uma Operação Interna, que é quando o emitente e o destinatário são do mesmo estado ou se está indicando uma Operação Interestadual, que é quando o emitente e o destinatário são de estados diferentes. No nosso exemplo, o emitente e o destinatário são de estados diferentes, nesse caso o correto é que no campo Ind. Dest. Operação seja informado Operação Interestadual.


Se fosse o emitente e o destinatário do mesmo estado, no campo Ind. Dest. Operação seria correto informar Operação Interna.


PASSO 4
 Verifique também dentro dos itens da sua Nota Fiscal se o CFOP informado nos itens, estão corretos para a operação que esta sendo realizada. Se no caso for uma Nota Fiscal para outro estado, o CFOP deve iniciar com 6, conforme o exemplo abaixo que está com o CFOP 6.102.


Se for uma Nota Fiscal para o mesmo estado da empresa emitente, o CFOP deve iniciar com 5, como no exemplo abaixo, onde o CFOP é o 5.102.


PASSO 5
Regrave a Nota Fiscal, acesse o módulo NF-e e efetue novamente o processo de: Pesquisar, Gerar, Validar, Assinar e Transmitir para SEFAZ.


Informações Complementares:

Poderá deixar como padrão, o CFOP no Cadastro do Tipo de Nota.

Acesse o Menu Cadastros > Outros Cadastros > Tipos de Nota > abra o Tipo de Nota Específico da Operação na aba Manutenção e verifique se o CFOP que precisa informar, encontra-se do lado direito da tela, na opção "Tipo da Nota". Caso o CFOP que precisa não apareça nessa tela, marque a última opção Outros, abrirá a tela para que seja informado o CFOP de dentro do Estado e o CFOP de fora do Estado.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
74