Como Realizar o Cadastro do seu Banco
Ultima Atualização: 23/07/2024 Artigo de código : 7409        
O cadastro de Banco é essencial para que tenha controle do Extrato Bancário e também para emissão de Boletos. Para realizar o cadastro do seu banco, siga as orientações abaixo:
PASSO 1
Acesse o menu "Cadastros > Bancos", clique no botão "Incluir", irá apresentar o próximo código de banco a ser incluído no sistema > passe com a tecla "Enter" do seu teclado para o sistema ir para a próxima aba.
PASSO 2
Na aba Dados Banco, realize o preenchimento dos campos, conforme as informações abaixo:
Nro. Banco: Informe o número comercial do banco.
Nome do Banco: Informe o nome do banco.
Cód. Agência: Informe o código da agência que o usuário tem conta.
Operação: O número da operação refere-se ao tipo de conta. Se você tem uma conta corrente no Banco da Caixa Econômica Federal, por exemplo, o número da operação é 001. Já para a poupança, o número é 013. Caso o seu banco não trabalhe com operação, deixe esse campo em branco.
Conta Corrente: Informe o número da conta corrente do usuário nesta agência.
Dígito: Informe o dígito da conta.
Float: Espaço de dias que o banco levará para reconhecer a concretização de uma movimentação financeira. Esta informação interfere na data prevista do título gerado no sistema Financeiro.
Limite: Informe o limite de crédito que a empresa possui neste banco que está sendo cadastrado.
ABA: Número de ABA Routing sigla de American Bankers Association, é o código routing para bancos com base nos EUA é exigido para todas as transferências eletrônicas em dólares americanos.
SWIFT: O código SWIFT, na verdade ISO 9362 (também conhecido como código BIC), é uma norma da Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (SWIFT) aprovada pela ISO com a finalidade de identificar uma instituição bancária por meio de um código único de 8 ou 11 caracteres. Esses códigos são usados em transações financeiras interbancárias, principalmente em transferência internacionais, e algumas outras comunicações entre os bancos. Grandes bancos, com várias agências e filiais pelo país e pelo mundo, podem ter vários códigos Swift para identificar cada região.
Beneficiário: Nome da sua Empresa
CNPJ/CPF Beneficiário: CNPJ ou CPF da sua empresa.
Endereço:
CEP: Preencha o número do CEP do endereço do seu banco e clique sobre o botão ao lado direito do campo, para poder realizar a consulta do CEP. Desta forma, o endereço será preenchido automaticamente, ficando apenas para preencher manualmente o campo Número, Complemento e Caixa Postal, caso tenha.
Caso não tenha o CEP do endereço do seu Banco, poderá preencher os campos Tipo de Logradouro, Logradouro, Número, Complemento, Bairro, Caixa Postal, País, Estado e Município manualmente.
Cód. País: Seria o DDI, no caso de ligações internacionais, informe o código DDI do país que será realizado a ligação. No caso do Brasil o código é +55.
Telefone e Celular: Preencha com os telefones de contato do seu banco.
Financeiro/Integração Contábil:
Conta Contábil: Selecione a Conta Contábil que será exportado os lançamentos para os sistemas contábeis da AO3.
Banco Padrão - Integração PDV?: Caso queira deixar o cadastro do banco como padrão no sistema PDV.
Imprimir Conta no Cód. Beneficiário: Especificamente no Banco da Caixa Econômica Federal, caso selecione está opção, será concatenado as informações do Número da Conta + Código do Beneficiário na impressão do Boleto.
Para incluir o Logotipo do Banco, CLIQUE AQUI e siga o passo a passo.
PASSO 3
Acesse a próxima aba Dados do Boleto e realize o preenchimento dos campos, conforme as informações abaixo:
Imprimir Obs. Título: Deverá selecionar se desejar que seja impresso alguma observação, sendo as que foram colocadas no título, no cadastro do cliente ou as duas opções.
Nosso Número: Deverá preencher com a sequência que o banco informar, essa informação complementará a criação do código de barras no boleto.
Nro. Cliente: Esse campo só é habilitado para alguns bancos. Caso ele esteja habilitado em sua tela, confira com o seu banco qual é o seu Número de Cliente, para poder preencher essa informação.
Carteira: Selecione o número da carteira utilizada pelo seu banco para emissão do boleto. Para trabalhar com a geração de arquivo remessa, é necessário que o número da carteira seja apresentado nessa tela, para que o mesmo seja selecionado. Caso o número da carteira do seu banco não apresente para ser selecionado nesse campo, significa que essa carteira não é homologada com o sistema. Nesses casos oferecemos o Serviço de Cobrança, que é um serviço a parte no sistema. Se informar manualmente o número da carteira do seu banco que não é homologada com o sistema, será apresentado o seguinte Aviso: Não garantimos pleno funcionamento na integração junto ao banco, para códigos de carteiras não pré-disponibilizadas nesse campo. Caso o banco rejeite o seu arquivo remessa por algum motivo, não teremos como auxiliar, devido o sistema não ser homologado com a carteira.
Variação / Convênio / Modalidade / Agência / Número Convênio / Posto / Ano e Espécie Doc: Devem ser preenchidos conforme orientação do banco e só serão habilitadas as opções referente ao banco cadastrado.
Sub-aba Instruções do Boleto:
Nesses campos de Linha de Instrução, aba deverá preencher quais instruções precisa que saia em seu boleto.
Exemplos:
1° Linha de Instrução: Juros de mora ao dia R$
2° Linha de Instrução: Protestar após 5 dias de atraso
Sub-aba Configurações de Cobrança:
Quando o número da Carteira utilizada pelo seu Banco, não apresentar no campo Carteira para ser selecionado, a sua empresa possui a opção de contratar o Serviço de Cobrança, que é um serviço cobrado. Quando esse Serviço de Cobrança é contratado e configurado em seu sistema, o arquivo ".conf";
Observação: Quando é realizada a contratação do Serviço de Cobrança, não é necessário preencher as instruções Sub-aba Instruções do Boleto.