IMPORTAÇÃO NF-e -CONFIGURAÇÕES - Nota Fiscal de Entradas e Saídas
Ultima Atualização: 27/11/2018 Artigo de código : 7515        
Configurações da Importação da NF-E
Antes de efetivamente importar as Notas Fiscais Eletrônicas é necessário configurar a importação através do botão CONFIGURAÇÕES. Acessando este botão será demonstrada a tela com as seguintes opções:
Importar a diferença entre o Valor Contábil e Lançamentos de Produtos para o campo Isentos e Outros de ICMS e IPI?:
Se habilitada esta opção para cada nota importada, o sistema somará o valor dos campos Base ICMS + ICMS Subst. Trib. + Vlr. IPI dos produtos e subtrairá do valor do campo Valor Contábil.
Se neste cálculo existir diferença, ela será lançada no campo Isentos ICMS ou Outros de ICMS e IPI conforme configuração:
OBS: A verificação se existe diferença para os Lançamentos de IPI somente será
feita se a empresa for Indústria.
Se habilitado a opção Conforme STICMS o sistema levará de acordo com a Situação Tributária do ICMS para Isentos ou Outros sendo:
Isentos
ICMS
00 / 10 / 20 / 30 / 40 / 41 / 70 / 90 / 101 / 102 / 103 / 201 / 202 / 203 / 300 / 400 e 900.
Outros
ICMS
50 / 51 / 60 e 500.
OBS: Quando não for encontrado nenhum
código, nenhuma diferença será gravada.
Habilitado a opção Conforme Outros ou Isentos o sistema desconsiderará a Situação Tributária do ICMS e levará de acordo com a seleção.
Se na nota não existir lançamento com redução de base de ICMS, esta diferença será lançada de acordo com o campo escolhido na tela de importação(Isentos/Outros), se for escolhido a opção Outros ICMS, a diferença será lançada no campo Outros ICMS e se for escolhido a opção Isentos ICMS, a diferença será lançada no campo Isentos ICMS da primeira linha de lançamento que não tenha valor de Base de ICMS.
Deduzir ICMS ST em Isentos/Outros:
Selecionando esta opção, o ICMS ST da nota será deduzido de isentos/outros de ICMS e IPI. Esta opção atenderá casos em que o valor do ICMS ST foi incorporado ao produto, ex: CST 60, 500.
Importar Base Cál. e ICMS cobrado anteriormente por ST?
Selecione este campo se deseja importar a informação da Base de Cálculo do ICMS cobrado anteriormente por ST <vBCSTRet> e valor do ICMS cobrado anteriormente por ST <vICMSSTRet> (Código de Situação Tributária 60 ou 500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária).
Isentos e Outros de ICMS/IPI junto com lançamento tributado?
Se habilitada esta opção o sistema gravará a diferença no campo de Isentos e Outros de ICMS/IPI que já tem lançamento. Caso o campo não esteja habilitado o sistema criará uma segunda linha de lançamento com o mesmo CFOP da anterior informando apenas o valor de Isentos e Outros de ICMS/IPI.
Valores Inclusos no Valor Total da NF ?
Se habilitado será informado nos produtos de cada nota que os valores abaixo estarão inclusos no Valor da NF-e:
Frete
Seguros
Outras Despesas Acessórias
Desconto Incondicional
Sobrepor notas já existentes:
Se habilitada esta opção o sistema importará a nota novamente substituindo a nota anterior.
Importar NF-e Cancelada:
Habilite essa opção para importar notas caneladas de terceiros.
Importar o campo Emitente da N.F como: Próprio ou Terceiro.
Não existe no layout da NF-e a definição do tipo de emitente da nota, portanto, será importado no campo Emitente da N.F. de todas as notas como Próprio, caso todas as notas sejam diferentes, selecione a opção Terceiros do campo "Importar o campo Emitente da N.F. da nota como".
Se existir os dois tipos de emitente, escolha o tipo que tiver mais notas, e após importado, altere as notas que possuem tipos diferentes.
Quando for selecionado a opção Terceiros, no campo Situação do Documento será importado a opção Regime Especial/Norma Específica.
Situações que o emitente da N.F. pode ser Terceiros :
Nos casos de escrituração de documentos fiscais emitidos por terceiros, inclusive NF-e, como por exemplo os consórcios constituído nos termos do disposto nos arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404. de 15 de dezembro de 1976, e os documentos emitidos por estabelecimentos filiais que possuem Inscrição Estadual Única ou centralizada.
Houve Movimentação Física da Mercadoria:
Não existe no layout da NF-e a definição se houve ou não movimentação física da mercadoria, portanto, configure o campo Houve Movimentação Física da Mercadoria, selecionando-o se houve movimentação e deixando sem seleção se não houve. Se existirem notas com e sem movimentação física da mercadoria, configure este campo com a situação que tiver mais notas, e após importado, altere as notas/produtos que são diferentes.
Empresa do Segmento Farmacêutico:
Este botão deverá ser habilitado caso a empresa seja uma Industria, Importadora, Distribuidora ou Atacadista de Medicamentos. Pois na importação alguns dados referentes à medicamentos serão importados. Tratando-se de empresa do ramo varejista deve deixar desabilitado.
CLIQUE AQUI - Empresa do seguimento Farmacêutico.
Via de Transporte:
Não existe no layout da NF-e a definição da via de transporte da nota, portanto, escolha a opção desejada no campo Via de Transporte Se existirem notas com vias de transporte diferentes, configure este campo com a via que existir em mais notas, e após importado, altere as notas que são diferentes.
Alterar valores Lançto NF CFOP 5.929/6.929:
Foi incluída a opção Alterar valores Lançto NF CFOP 5.929/6.929 que deverá ser marcada quando desejar importar os valores das notas com CFOP 5.929/6.929 com as configurações específicas.
CLIQUE AQUI - IMPORTAÇÃO NF-E - Emissão Própria (Saídas) Configurações para os CFOPs 5.929 e 6.929.
Data Efetiva da Entrada da Mercadoria:
Essa é uma rotina disponibilizada apenas para notas de entradas.
Este campo só deverá ser preenchido caso o mês/ano da nota seja diferente do mês/ano ativo.
CLIQUE AQUI - Data Efetiva da Entrada da Mercadoria - Configurações Emissão Terceiros.
Produtos Inclusos pela 1ª Vez:
Se este produto está sendo importado para o sistema pela primeira vez deverá informar o tipo do produto, conforme tabela apresentada pelo sistema, pois no layout da NF-E não existe este campo.
Dados Complementares de Interesse do Fisco:
Preencha uma informação complementar padrão (genérica), para que esta informação será importada para todas as notas fiscais do lote que foi selecionado. Ex: Informação Complementar.
Caso no arquivo XML contenha dados complementares específicos sobre esta nota, eles somente serão importados se os dados complementares de interesse do fisco estiverem preenchidos.
Observações do Contribuinte:
Preencha uma observação do contribuinte padrão (genérica), para que esta informação será importada para todas as notas fiscais do lote que foi selecionado. Ex: Observações do Contribuinte.
Caso no arquivo XML contenha observações do contribuinte especificas sobre esta nota, eles somente serão importados se as observações do contribuinte estiverem preenchidos.
Observações do Fisco:
Preencha uma observação do fisco padrão (genérica), para que esta informação será importada para todas as notas fiscais do lote que foi selecionado. Ex: Informações de Interesse do Fisco.
Caso no arquivo XML contenha observações do fisco especificas sobre esta nota, eles somente serão importados se as observações do fisco estiverem preenchidas.
CLIQUE AQUI - Dados Complementares de Interesse do Fisco e Documento Fiscal Referenciado
Ignorar alterações cadastrais?
Selecione esta opção se não deseja importar alterações cadastrais do cliente/fornecedor.
CLIQUE AQUI - Executar uma alteração cadastral.
CFOP padrão na entrada:
Nesta tela poderá, para cada CFOP de Saída, determinar um CFOP padrão na entrada.
Se em alguma determinada NF-e específica o CFOP for diferente, poderá alterá-lo apenas para aquela NF-e no momento da importação através da Aba Produtos.
Para produtos com o CFOP de dentro do estado (iniciados por 5) - será importado o CFOP 1102;
Para produtos com o CFOP de fora do estado (iniciados por 6) - será importado o CFOP 2102;
Para produtos com o CFOP de fora do país (iniciados por 7) - será importado o CFOP 3102.
OBS: Serão utilizados apenas na importação de notas fiscais de Terceiros.
Empresa Optante pelo Simples Nacional:
Marque esta opção se deseja importar os valores da nota/produtos para outros ou isentos de ICMS/IPI e informe o código de situação tributária.
OBS: Serão utilizados apenas na importação de notas fiscais de Terceiros.