IMPORTAÇÃO NF-e -CONFIGURAÇÕES - Nota Fiscal de Entradas e Saídas

Ultima Atualização: 27/11/2018    Artigo de código : 7515             

Configurações da Importação da NF-E

Antes de efetivamente importar as Notas Fiscais Eletrônicas é necessário configurar a importação através do botão CONFIGURAÇÕES. Acessando este botão será  demonstrada a tela com as seguintes opções:


Importar a diferença entre o Valor Contábil e Lançamentos de Produtos para o campo Isentos e Outros de ICMS e IPI?:


Se habilitada esta opção para cada nota importada, o sistema somará o valor dos campos Base ICMS + ICMS Subst. Trib. + Vlr. IPI dos produtos e subtrairá do valor do campo Valor Contábil.

Se neste cálculo existir diferença, ela será lançada no campo Isentos ICMS ou Outros de ICMS e IPI conforme configuração:

OBS: A verificação se existe diferença para os Lançamentos de IPI somente será feita se a empresa for Indústria.

Se habilitado a opção Conforme STICMS o sistema levará de acordo com a Situação Tributária do ICMS para Isentos ou Outros sendo:

Isentos ICMS
00 / 10 / 20 / 30 / 40 / 41 / 70 / 90 / 101 / 102 / 103 / 201 / 202 / 203 / 300 / 400 e 900.

Outros ICMS
50 / 51 / 60 e 500.

OBS: Quando não for encontrado nenhum código, nenhuma diferença será gravada.

Habilitado a opção Conforme Outros ou Isentos o sistema desconsiderará a Situação Tributária do ICMS e levará de acordo com a seleção.

Se na nota não existir lançamento com redução de base de ICMS, esta diferença será lançada de acordo com o campo escolhido na tela de importação(Isentos/Outros), se for escolhido a opção Outros ICMS, a diferença será lançada no campo Outros ICMS e se for escolhido a opção Isentos ICMS, a diferença será lançada no campo Isentos ICMS da primeira linha de lançamento que não tenha valor de Base de ICMS.


Deduzir ICMS ST em Isentos/Outros:


Selecionando esta opção, o ICMS ST da nota será deduzido de isentos/outros de ICMS e IPI. Esta opção atenderá casos em que o valor do ICMS ST foi incorporado ao produto, ex: CST 60, 500.


Importar Base Cál. e ICMS cobrado anteriormente por ST?


Selecione este campo se deseja importar a informação da Base de Cálculo do ICMS cobrado anteriormente por ST <vBCSTRet> e valor do ICMS cobrado anteriormente por ST <vICMSSTRet> (Código de Situação Tributária 60 ou 500 - ICMS cobrado anteriormente por substituição tributária).


Isentos e Outros de ICMS/IPI junto com lançamento tributado?


Se habilitada esta opção o sistema gravará a diferença no campo de Isentos e Outros de ICMS/IPI que já tem lançamento. Caso o campo não esteja habilitado o sistema criará uma segunda linha de lançamento com o mesmo CFOP da anterior informando apenas o valor de Isentos e Outros de ICMS/IPI.


Valores Inclusos no Valor Total da NF ?


Se habilitado será informado nos produtos de cada nota que os valores abaixo estarão inclusos no Valor da NF-e:

Frete

Seguros

Outras Despesas Acessórias

Desconto Incondicional


Sobrepor notas já existentes:


Se habilitada esta opção o sistema importará a nota novamente substituindo a nota anterior.


Importar NF-e Cancelada:


Habilite essa opção para importar notas caneladas de terceiros.


Importar o campo Emitente da N.F como: Próprio ou Terceiro.


Não existe no layout da NF-e a definição do tipo de emitente da nota, portanto, será importado no campo Emitente da N.F. de todas as notas como Próprio, caso todas as notas sejam diferentes, selecione a opção Terceiros do campo "Importar o campo Emitente da N.F. da nota como".

Se existir os dois tipos de emitente, escolha o tipo que tiver mais notas, e após importado, altere as notas que possuem tipos diferentes. 

Quando for selecionado a opção Terceiros, no campo Situação do Documento será importado a opção Regime Especial/Norma Específica. 

Situações que o emitente da N.F. pode ser Terceiros :

Nos casos de escrituração de documentos fiscais emitidos por terceiros, inclusive NF-e, como por exemplo os consórcios constituído nos termos do disposto nos arts. 278 e 279 da Lei nº 6.404. de 15 de dezembro de 1976, e os documentos emitidos por estabelecimentos filiais que possuem Inscrição Estadual Única ou centralizada.


Houve Movimentação Física da Mercadoria:


Não existe no layout da NF-e a definição se houve ou não movimentação física da mercadoria, portanto, configure o campo Houve Movimentação Física da Mercadoria, selecionando-o se houve movimentação e deixando sem seleção se não houve. Se existirem notas com e sem movimentação física da mercadoria, configure este campo com a situação que tiver mais notas, e após importado, altere as notas/produtos que são diferentes.


Empresa do Segmento Farmacêutico:


Este botão deverá ser habilitado caso a empresa seja uma Industria, Importadora, Distribuidora ou Atacadista de Medicamentos. Pois na importação alguns dados referentes à medicamentos serão importados. Tratando-se de empresa do ramo varejista deve deixar desabilitado.

CLIQUE AQUI - Empresa do seguimento Farmacêutico.


Via de Transporte:


Não existe no layout da NF-e a definição da via de transporte da nota, portanto, escolha a opção desejada no campo Via de Transporte Se existirem notas com vias de transporte diferentes, configure este campo com a via que existir em mais notas, e após importado, altere as notas que são diferentes.


Alterar valores Lançto NF CFOP 5.929/6.929:


Foi incluída a opção Alterar valores Lançto NF CFOP 5.929/6.929 que deverá ser marcada quando desejar importar os valores das notas com CFOP 5.929/6.929 com as configurações específicas.

CLIQUE AQUI - IMPORTAÇÃO NF-E - Emissão Própria (Saídas) Configurações para os CFOPs 5.929 e 6.929.


Data Efetiva da Entrada da Mercadoria:


Essa é uma rotina disponibilizada apenas para notas de entradas.

Este campo só deverá ser preenchido caso o mês/ano da nota seja diferente do mês/ano ativo.

CLIQUE AQUI - Data Efetiva da Entrada da Mercadoria - Configurações Emissão Terceiros.


Produtos Inclusos pela 1ª Vez:


Se este produto está sendo importado para o sistema pela primeira vez deverá informar o tipo do produto, conforme tabela apresentada pelo sistema, pois no layout da NF-E não existe este campo.


Dados Complementares de Interesse do Fisco:


Preencha uma informação complementar padrão (genérica), para que esta informação será importada para todas as notas fiscais do lote que foi selecionado. Ex: Informação Complementar.

Caso no arquivo XML contenha dados complementares específicos sobre esta nota, eles somente serão importados se os dados complementares de interesse do fisco estiverem preenchidos.


Observações do Contribuinte:

Preencha uma observação do contribuinte padrão (genérica), para que esta informação será importada para todas as notas fiscais do lote que foi selecionado. Ex: Observações do Contribuinte.

Caso no arquivo XML contenha observações do contribuinte especificas sobre esta nota, eles somente serão importados se as observações do contribuinte estiverem preenchidos.


Observações do Fisco:

Preencha uma observação do fisco padrão (genérica), para que esta informação será importada para todas as notas fiscais do lote que foi selecionado. Ex: Informações de Interesse do Fisco.

Caso no arquivo XML contenha observações do fisco especificas sobre esta nota, eles somente serão importados se as observações do fisco estiverem preenchidas.


CLIQUE AQUI - Dados Complementares de Interesse do Fisco e Documento Fiscal Referenciado


Ignorar alterações cadastrais?


Selecione esta opção se não deseja importar alterações cadastrais do cliente/fornecedor.

CLIQUE AQUI - Executar uma alteração cadastral.


CFOP padrão na entrada:


Nesta tela poderá, para cada CFOP de Saída, determinar um CFOP padrão na entrada.

Se em alguma determinada NF-e específica o CFOP for diferente, poderá alterá-lo apenas para aquela NF-e no momento da importação através da Aba Produtos.

Para produtos com o CFOP de dentro do estado (iniciados por 5) - será importado o CFOP 1102;

Para produtos com o CFOP de fora do estado (iniciados por 6) - será importado o CFOP 2102;

Para produtos com o CFOP de fora do país (iniciados por 7) - será importado o CFOP 3102.

OBS: Serão utilizados apenas na importação de notas fiscais de Terceiros.


Empresa Optante pelo Simples Nacional:


Marque esta opção se deseja importar os valores da nota/produtos para outros ou isentos de ICMS/IPI e informe o código de situação tributária.

OBS: Serão utilizados apenas na importação de notas fiscais de Terceiros.



A sua opinião é muito importante para nós:


 Este artigo me ajudou

Obrigado pela sua opinião

 Este artigo não me ajudou

Obrigado pela sua sugestão!

Descreva aqui como podemos melhorar este conteúdo.
Para outros assuntos entre em contato com nossos atendentes pelo telefone 3004-3303 ou pelo chat.

Enviar
7515