Parâmetros do Sistema - Configurações aba Máscara de Códigos
Ultima Atualização: 29/07/2024 Artigo de código : 7527        
Acesse o menu "Outros > Outros Configurações > aba Máscara de Códigos".
Nesta aba poderá configurar as máscaras para os cadastros de Produtos, Grupos, Subgrupos, Centro de Custo, Departamento, Local de Estoque e Lote/Série.
- Produto: Indique como deseja que o código de produto seja realizado no sistema. Sugestão do sistema que letras seja representada pela letra L e número pelo 9, Ex: Produto com 5 dígitos preencher o campo com 99999, assim ao realizar o cadastro o sistema apresenta o número sequencial.
Observação: O campo de produto permite no máximo 30 dígitos.
Importante: Lembrando que o sistema não permite alteração do campo após efetuada a configuração e os cadastros. Na tela o sistema já deixa dois alertas sobre alterações, sendo:
1 - Se o código do produto é alfanumérico, possui diferença entre maiúsculas e minúsculas.
2 - Não efetuar alterações após configurar as máscaras e realizar as movimentações.
- Qtd. Máxima de Dígito Cód Produto: Indique qual é a quantidade máxima que deseja para o cadastro do produto, assim não pode digitar a mais que o permitido, se limitando no máximo 14 dígitos quando possui a integração com o Sintegra e Office Fiscal.
- Grupo e Subgrupo: Indique como deseja que a máscara dos grupos e subgrupos sejam cadastrados no sistema.
Estes cadastros permite a divisão dos produtos no sistema, como por exemplo marcas e modelos, ao realizar a configuração e cadastro, pode vincular no cadastro do produto, o sistema permite visualização de relatórios por grupo e subgrupo, como por exemplo: Relatório de Estoque/ Movimentos por Período Depto/Grupo/Subgrupo / Saldo do Estoque Atual por Grupo, Saldo / Resumo por Grupo ou Subgrupo ou Relatório de Compras / Produtos por Fornecedor/Grupo entre outros.
- Centro de Custo: Utilizado para controlar os gastos dos setores da empresa, sabendo assim o que possui de despesa e receita para cada centro de custo cadastrado. Este processo possui finalidade de controle, quando possui integração com o módulo Financeiro, pode administrar quais os títulos foram gerados para cada centro de custo.
- Departamentos: Utilizado para divisão de locais que o estoque da empresa se encontra, este cadastro apenas se torna obrigatório após configurar a máscara.
Lembrete: O estoque pode estar em departamentos diferentes, porém realiza a somatória de todos os departamentos é o mesmo que o valor do estoque total do produto.
Hoje este cadastro é responsável pelo controle de produtos industrializado por terceiro, quando a empresa realiza algum processo produtivo em terceiros, assim ao gerar o Bloco K possui o controle do que foi produção própria e por terceiros.
Departamento Interno: Quando apenas controla os produtos que a empresa produz, assim ao inserir a máscara para departamento em todos os processos que possui movimentação dos processos, deve preencher o campo correspondente ao Departamento.
Departamento de Terceiro: Para empresas que realizar o processo produtivo em Terceiros, além de configurar a Máscara de Departamento deve indicar no Menu Outros / Configurações / Estoque, a opção Controla Estoque em Poder de Terceiro deixar como SIM. Assim em todos os processos é apresentada a tela para indicar qual o estoque interno e de terceiro que deseja alocar o produto, controlando o que está no estoque da empresa e do seu fornecedor (terceiro).
- Locais de Estoque: Permite inserir cadastros de locais para identificar onde o produto se encontra no estoque físico, ao realizar o cadastro o vínculo é feito no Cadastro de Produto / Aba Estoque. Este cadastro não é obrigatório.
- Qtd. Máxima de Dígito Cód Locais: Indique qual será a quantidade máxima que deseja para o cadastro de locais de estoque, assim o usuário do sistema tem o bloqueio quando ultrapassar a quantidade permitida.
- Lote/Série: Indique a máscara que deseja para realizar o cadastro de lote e série para acompanhar o produto. Observação: Este campo permite até 21 caracteres, contando com o espaço.
Os módulos Estoque e Faturamento, possibilitam o controle de Lote e Série por produto.
Lote: Produto que é produzido em grande escala e precisa de um controle de Fabricação. Por exemplo: Remédio.
Série: Produtos que possui sua especificação numérica única. Por exemplo: Carro - chassi.
Através dos dados de Lote é possível direcionar uma quantidade de mercadoria para um lote que terá uma data de validade. Ideal para controle logístico de PEPS e UEPS ou para produtos que tem um número único de série.
- Qtd. Máxima de Dígito Cód. Lote/ Série: Indique qual será a quantidade máxima que deseja para do Lote/Série no sistema, bloqueando o usuário ao inserir uma quantidade diferente da permitida.