Parâmetros do Sistema - Configurações aba Gerais

Ultima Atualização: 29/07/2024    Artigo de código : 7532             

Acesse o menu "Outros > Configurações > aba Gerais".

Nesta aba configure as demais informações do sistema.


- Valida CNPJ / CPF: Se habilitado para Sim o sistema só aceitará CNPJ ou CPF existentes, não aceitando uma sequência numérica qualquer. Caso esteja habilitado para Não o sistema aceita qualquer sequência numérica nos campos de CPF ou CNPJ.

- C.I. (Efiscal) por produto: Neste campo o usuário determina se para a integração do sistema IOB Office com o IOB Business o Código de Integração será informado individualmente por produto.

- Identificação do Relatório Pedido de Compra: Este campo vem em branco para que o usuário informe o que ele quer que venha impresso nos pedidos de compra. Este campo é livre e poderá adicionar o que deseja, Exemplo: Nome do Responsável. Será habilitado no canto superior direito dos pedidos um campo para esta identificação.

- Utiliza SINTEGRA?: Caso o usuário tenha que gerar Arquivo Magnético Sintegra para a Contabilidade, deve deixar este campo habilitado para Sim.                                         

Observação: O arquivo magnético é gerado apenas pelo IOB Business Faturamento.

- Digitar nº da nota de saída na nota de entrada: Habilitando este campo para Sim aparecerá um campo dentro da Nota de Entrada específico para que seja informado o número da Nota de Saída.

- Consultar Fornecedor na Nota Fiscal de Entrada pela Razão Social?: Se habilitado para Sim, sempre que for buscar um fornecedor na nota fiscal de entrada os fornecedores serão apresentados no grid em ordem alfabética pela razão social, informando Não os fornecedores serão ordenados pelo código.

- Utiliza GTIN?: O GTIN é o antigo EAN (Código de Barras), habilitando este campo para Sim o usuário poderá criar um código de barras para entrada e outro para saída deste produto e uma vez amarrado os código de barras, toda vez que for inserir estes produtos nos processos (Solicitação/ Requisição/ Cotação/ Pedido de Compra/ Notas de Entradas, etc...), poderão inserir os produtos através de um leitor de código de barras.

- Utiliza Leitor de Código de Barras: Habilite este campo para sim caso for usar um leitor de reconhecimento de código de barras para inserir os produtos nos processos.

- Calcular percentual das duplicatas seguintes na NFE?: Habilitando este campo para Sim, permitirá ao usuário, sempre que fizer uma nota de entrada com uma condição de pagamento parcelada em duas ou mais vezes, alterar o percentual de uma das parcelas e o sistema automaticamente redistribui, em proporções iguais, o percentual restante entre as outras parcelas.

- Impressão de Relatório de Locais de Estoque na Nota de Entrada?: Habilitando para Sim, sempre que o usuário for gravar uma nota, será apresentada uma tela perguntando se o usuário que imprimir o relatório dos locais de estoque dos produtos que estão inseridos na Nota de Entrada.

- Solicitação Necessita de Aprovação? (Requisição Somente Mediante Solicitação): Habilitando este campo para Sim, toda solicitação criada para que seja amarrada à uma cotação deverá ser aprovada. Deixando habilitado para Não, sempre que criar uma solicitação e gravar, automaticamente já ficará aprovada podendo ser amarrada à uma cotação imediatamente.

- Após aprovação da solicitação, gera baixa de estoque e saída / requisição?: Esta opção só será habilitada se a anterior estiver como Sim. Desta forma o usuário tem a opção que a baixa do estoque seja dada no momento em que amarrar esta solicitação à uma requisição.

- Limitar a quantidade de registros exibidos no gride do cadastro em: Defina, neste campo, a quantidade de registros que deseja que sejam apresentados na tela de filtro de pesquisa dos cadastros.

- Bloqueia alteração do campo unidade nos processos?: Através deste campo o usuário pode desabilitar o campo "unidade" dos produtos nos processos (Solicitação, Cotação, Pedido, etc...) evitando, desta forma, sua alteração e mantendo a informação original de acordo com o foi informado na aba Manutenção do Cadastro do Produto.

- Permitir que sejam alterados os valores das duplicatas de modo que somem um valor maior que o total da NF de Entrada e Pedido de Compra?: Habilitando este campo para Sim, caso o usuário informe uma condição de pagamento em duas ou mais vezes nos processos de Pedido de Compra ou Nota de Entrada, o usuário poderá alterar o valor das parcelas podendo até suas somatórias ser maior que o valor da nota ou pedido.

- Pedidos de compras apenas produtos por fornecedor?: Se habilitado para Sim, toda vez que o usuário inserir um produto no processo de Pedido de Compra só serão apresentados os produtos que foram amarrados anteriormente à este fornecedor através do Menu Cadastro / Compras / Produtos e Fornecedores / Produtos por Fornecedor Item.

- Campo "Exporta para o Financeiro" no pedido de compra setado para "sim" ou "não"?: Dentro do Pedido de Compras através do campo Exporta para o Financeiro é possível gerar duplicatas para o Financeiro através do Pedido de Compras. Caso seja uma rotina constante do usuário, poderá programar o sistema para que este campo dentro do Pedido de Compras já venha habilitado para Sim, para isso basta habilitar este campo para Sim.

- Fechar pedido de compra automaticamente quando exportado para o financeiro?: Habilitando para Sim esta configuração toda vez que o usuário gravar um pedido que tenha sido exportado para o financeiro, este pedido será fechado, impossibilitando, desta forma, sua vinculação à uma Nota de Entrada. Para que um pedido seja amarrado à uma Nota de Entrada o pedido deve ainda estar aberto.

- Permitir gravar processos sem inclusão do produtos?: Habilitando para Sim este campo, o usuário poderá dar início ao processo (Solicitação, Cotação, Pedido de Compra, Nota de Entrada, etc...) e gravá-lo sem mesmo ter inserido um produto. Ao contrário, informando Não, para que o processo seja gravado, obrigatoriamente deve ser informado ao menos um produto no processo.

- Permite digitação de NFE sem Pedido de Compras?: Habilitando para Sim o usuário poderá criar uma Nota de Entrada sem que tenha sido criado um Pedido de Compra para que seja posteriormente vinculado à esta nota. Informando Não para que uma nota seja criada o sistema obriga o usuário a criar primeiramente um pedido para que este seja vinculado à nota de Entrada.

- Utilizar Centro de Custo por Usuário?: Ao habilitar para Sim o sistema permite o usuário ADMIN limitar o acesso dos demais usuários à alguns Centros de Custos, determinado pelo usuário administrador através do Menu Cadastro / Outros Cadastros / Centro de Custo por Usuário.

- Permitir alteração do Centro de Custo na cotação / pedido de compra ou nota de entrada?: Habilitando para Sim o usuário poderá alterar um centro de custo em uma nota de entrada que foi criada a partir de um pedido de compra, ou seja mesmo que tenha sido informado um centro de custo em um processo anterior será possível alterar o centro de custo no processo seguinte.

- Utiliza código turbo por item?: O código turbo ajuda a identificar o que foi embutido na Base de ICMS. 

Exemplo: Se soma o IPI na Base de ICMS é gerado o turbo 502, conforme tabela do IOB Office. Habilitando este campo para Sim será apresentado para o Fiscal no momento da integração o código separadamente por item.

- Movimentar Lote / Série após saída dos processos?: Se o usuário faz controle dos produtos através de Lote e Série, este campo deverá ser habilitado para Sim, pois assim sempre que fizer uma movimentação dos produtos no sistema o usuário deverá informar de qual lote será dada a saída deste produto.

- Frete por Fornecedor?: Informando Sim neste campo, toda vez que vincular um fornecedor à um processo o sistema irá considerar o frete informado no cadastro deste fornecedor.

- Processo padrão na Saída Requisição (Ordem de Serviço ou Solicitação)?: Indique qual dos processos deve ser padrão na Saída Requisição, e possui alteração quando necessário.



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